Loucuras de amor, declarações em público, cartas e mais cartas, planejar um casamento, mudar de vida, tatuar o nome da pessoa… enfim, cada um tem sua forma de se declarar para alguém, mas em todos os casos sempre tem uma música de amor pra embalar o romance. Não à toa existam tantas lindas músicas de amor no mundo.
E já que hoje é dia dos namorados, listamos as 20 mais lindas músicas de amor, segundo as escolhas da nossa equipe de redatores. A justificativa de cada um você também lê nessa lista. Será que com algum motivo você se identifica?
Confira as escolhas dos nossos redatores, dê play na playlist ao fim da lista e escolha as músicas de amor que você vai dedicar para o mozão, para a crush, para o amor da vida ou até pra você mesmo.
As 20 mais lindas músicas de amor (escolha dos nossos redatores)
Escolhas do Lucas Callut
1 – Baby – Gal Costa
Porque me lembra comercial de margarina, jardim florido, o lado bom da paixão, borboletas no estômago…
2 – Faz parte do meu show – Cazuza
Gosto da narrativa, da pegada… me faz bem.
3 – Lovesong – The Cure (escolha do Lucas Barbosa)
A letra foi escrita pelo vocalista do The Cure, Robert Smith, para a namorada de infância, Mary Poole, com quem casou em 1988.
Eu gosto dessa música porque fala de um amor que só foi crescendo com o tempo e ficando cada vez mais forte. Basicamente, é uma letra sobre o tão falado amor eterno e, pra mim, tem um significado muito forte, porque tocou no meu casamento no ano passado.
Escolhas do Fernando Vinicius
4 – BB (Garupa de Moto Amarela) – Tim Bernardes
Com o toque da doçura particular de Tim, “BB (Garupa de Moto Amarela)” é uma declaração de amor profunda e, ao mesmo tempo, simples. Nela, arranjo, melodia e letra constroem harmonicamente uma relação de cumplicidade, sossego e entrega. Não por acaso, a música se tornou uma trend de casais no TikTok, sendo uma ótima pedida para dedicar àquela pessoa especial que, como diz a letra, queremos “amar e sempre ver de perto”!
5 – Que Maravilha – Jorge Ben Jor
Marcada pelo swing e energia magnéticos de Jorge Ben, a música convida à dança de um amor alegre e quase encantado, que atravessa com delicadeza as neuroses da vida urbana, transformando tudo ao redor em uma celebração do encontro amoroso.
Escolhas da Letícia Pataquine
6 – Antonia – Motion City Soundtrack
Essa música é muito simples e, ao mesmo tempo, profunda, porque ele vai listando todas as particularidades que o levaram a se apaixonar pela esposa e, por fim, fala que a filha deles está pra nascer e que ele espera que ela seja parecida com a mãe… Gosto porque nos leva a perceber que o amor está nos detalhes, nas manias da pessoa que você ama, nas coisas que ela faz no dia a dia e que te levam a se apaixonar todos os dias.
Além disso, o que é o amor sem admiração? E não há admiração maior do que querer que seu(sua) filho(a) seja parecido(a) com aquela pessoa.
7 – Um amor puro – Djavan
O homem que já escreveu versos como “Tudo que Deus criou pensando em você, fez a Via Láctea, fez os dinossauros. Sem pensar em nada, fez a minha vida e e te deu” em outra música sabe falar de amor como ninguém. Ás vezes pode soar exagerado, mas acho que estar no auge da paixão e adorar alguém em tudo, tudo, tudo leva a gente a escrever coisas como as que Djavan fala em “Um amor puro”.
8 – Só agora – Pitty
Muita gente pensa em “Equalize” quando falam de músicas de amor da Pitty, mas em “Só agora”, que tem uma melodia mais suave, ela fala de um amor leve, não necessariamente romântico, e da visão de alguém que sabe que a vida é passageira e que os momentos devem ser aproveitados, mesmo que seja só descansar ao lado de quem você ama.
9 – Eu sei que vou te amar – Vinícius de Moraes e Tom Jobim
Acho que gosto de equilibrar letras sobre amores calmos e leves e letras sobre amores exagerados, como é o caso dessa música, que é sempre uma das primeiras que me vêm à mente quando penso em músicas de amor.
10 – Your song – Elton John (escolha da Carina Silva)
A melodia dela condiz muito bem com a letra. É uma música simples, mas de coração, igual ele canta. E transmite bem a sensação de um começo de relacionamento, tudo fofo e mágico.
11 – Cheiro de amor – Maria Bethânia (escolha da Vitória Ataíde)
A música “Cheiro de amor” de Maria Bethânia transborda romantismo e intensidade. Sinto que é um clássico que conquista corações por onde passa. Uma mais belas declarações de amor da música brasileira.
A letra da música transmite a sensação única de como é bom estar apaixonado. Pois nada é melhor do que ganhar um “Cheiro de amor”, de quem se ama.
12 – See you again – Tyler the Creator ft. Kali Uchis (escolha do Guilherme Polonca)
Essa música descreve o que seria o amor perfeito para o eu-lírico, tão perfeito e idealizado que só existe em seus sonhos. No refrão da música, que consiste em um apelo para a figura amada, Tyler pede um beijo que dure para sempre, porque ele está prestes a ir para a guerra e não sabe se vai voltar a vê-la.
A escolha de Tyler em chamar seu cotidiano acordado de “guerra” reforça a importância do amor que ele vive em seus sonhos, por saber que este relacionamento nunca vai acontecer de verdade. A criatividade e melancolia inerente em retratar um amor impossível de se concretizar faz com essa seja minha música romântica preferida.
13 – Met u the day the world ended – Can’t Swim (escolha do Lucas Fantin)
Eu conheci o amor da minha vida após o meu mundo acabar e ela reestruturou tudo, por isso essa música significa muito pra mim.
14 – Música para o amor da minha vida – Teco Martins (escolha do Fernando Oliveira)
“Notas não vão dizer/ Meu texto não bastará/ Para agradecer / O amor da minha vida” é um dos trechos mais lindos que já ouvi em uma música de amor.
Escolhas da Flavia Carvalho
15 – When I See You Smile – Bad English
A atmosfera oitentista desse hit de 1989 já explica por si só o porquê de ela ser extremamente romântica. A balada romântica chegou a ficar em primeiro lugar na Billboard Hot 100 quando foi lançada e com certeza foi a trilha sonora de muitos apaixonados por aí.
16 – More Than Words – Extreme
O Extreme acabou de fazer uma passagem pelo Brasil, e uma coisa foi nítida no show deles: não existe um brasileiro sequer que não saiba cantar pelo menos um trecho desse dueto romântico atemporal. “More Than Words” foi um marco na história das baladas românticas e fez muita gente cair de amores, se não pelo par, pelo menos pelo cabelo do Nuno Bettencourt.
17 – Preciso Dizer que Te Amo – André Palmeira Cunha, Bebel Gilberto e Cazuza
Clássico da música romântica nacional, esta declaração de amor ecoou em muitos toca-discos por aí, além de ter sido interpretada por diferentes vozes da música brasileira. Com certeza esse hino ajudou muito casal tímido a finalmente ficar junto.
18 – Still Into You – Paramore
Nem todo emo precisa sofrer para falar de amor, às vezes a música pode ser uma celebração. Este é o caso de “Still Into You”. Amar é bom demais, passe o tempo que passar.
Escolhas da Gabriela Pavão
19 – Taylor Swift – Enchanted
A cantora Taylor Swift tem muitas músicas românticas, e a existência do álbum Lover é uma prova inquestionável disso, mas a escolha de “Enchanted” se dá pela história por trás da canção: a letra trata da sensação súbita e inebriante de apaixonar-se à primeira vista. A história da música foi inspirada pela ocasião na qual Taylor conheceu Adam Young (Owl City).
Ao tomar conhecimento da letra, o cantor fez uma música em resposta, também intitulada Enchanted. Para não restar dúvidas, a música inclui o verso Taylor, I was so in love with you.
20 – Iris – Goo Goo Dolls
Como fã de baladinhas de rock, não poderia deixar de fora esse clássico do Goo Goo Dolls. Iris foi um sucesso estrondoso nos anos 90, composta para a trilha sonora do filme Cidade dos Anjos, estrelado pelos atores Nicholas Cage e Meg Ryan.
Embora a letra seja essencialmente romântica, aborda também aspectos reflexivos e existenciais que conferem maior profundidade e um tom mais melancólico e contemplativo à canção. A letra, dependendo da interpretação, traz à tona o desejo de se sentir amado por sua verdadeira personalidade, inseguranças e vulnerabilidade. Assim, diferencia-se de outras baladinhas românticas de rock semelhantes.
Além de músicas, a gente indicou o filme Rye Lane e 8 séries pra você curtir com o mozão ou pensando no crush nesse dia dos namorados.