No dia 17 de dezembro de 2022, acontece a primeira edição do Kapivara Fest, em Piracicaba, cidade há 150 km da capital de São Paulo e que já é palco do Locomotiva Festival.
Listamos aqui 5 motivos pra você não perder esse evento e, um spoiler, a união entre Locomotiva e Kapivara Fest é um deles, o que, por si só, já convence demais, né? Mas, há mais razões pra você separar seu look e curtir um sabadão de muito som bom em Piracicaba!
Confira.
1-Fim de semana em Piracicaba
O Kapivara Fest acontece no sábado, dia 17, no Engenho Central, que já foi o maior e mais importante engenho de açúcar do Brasil, e hoje é um ponto turístico histórico da cidade de Piracicaba, e palco de diversos eventos importantes, como o Salão Internacional de Humor e a Virada Cultural.
Além da história, o Engenho é um lugar lindo, localizado às margens do Rio Piracicaba. Mas na cidade há outras paisagens que você pode aproveitar pra conhecer no domingo pós-festival.
Piracicaba tem desde lugares para quem curte rolês tranquilos, como o Parque do Mirante, até pra quem curta coisas mais radicais, como se arriscar na pista de skate da Rua do Porto, uma das mais famosas da cidade, conhecida também por seus charmosos restaurantes.
Mas, se você for apenas para o festival, pode conhecer o Museu da Água, que fica ao lado do Engenho Central e traz muita história, além de uma riqueza de detalhes arquitetônicos.
2 – O line up do palco principal terá show histórico e grandes nomes da cena nacional
O Planet Hemp não se apresenta em Piracicaba há mais de 10 anos e, agora, a banda, que lançou seu primeiro álbum de inéditas em 22 anos, retorna à cidade com headliner do Kapivara Fest, prometendo ser um retorno histórico!
Além do Planet, o line inclui CPM 22, que dispensa apresentações e, como contamos na nossa resenha do Oxigênio Festival 2022, arrasta multidões por onde passa.
Outro nome do rock que integra o line up do palco principal é a Fresno, que vive um grande momento de sua carreira, estourando cada vez mais a bolha do emocore e se consolidando como um nome gigante no rock nacional.
Tasha & Tracie são as representantes do rap no palco principal do Kapivara Fest. E que representantes! As irmãs são o nome mais falado da cena hoje, autoras de hits e tendências, com uma agenda lotada e que já passou por grandes festivais em 2022, como Rock in Rio (na apresentação de Ludmilla) e Primavera Sound.
E representando o reggae, Mato Seco, grupo lendário do gênero no Brasil, e que comemora 20 anos de carreira em 2022. Com letras que falam sobre amor, paz, união, respeito e igualdade, todo show do grupo é uma celebração.
Mas a função de iniciar os trabalhos nesse palco com nomes de peso ficou com Natália Carreira, ganhadora do concurso Groover. “Foram mais 300 inscritos nessa promoção e a Natália foi a que encheu mais nossos olhos, também por ser mais um nome feminino no palco principal”, conta Bruno Genaro, da Hardcore Pride, produtora do Kapivara Fest.
3 – Parceria com o Locomotiva Festival e um palco com o melhor da música independente
O palco Locomotiva é um cantinho do tradicional festival de Piracicaba no novo espaço do Kapivara Fest, e pra quem curte novos sons é o palco dos sonhos.
No line up, o headline é Terno Rei, que vive um de seus melhores momentos da carreira. Depois do álbum Violeta, a banda lançou o elogiado Gêmeos e é outro nome que esteve presente nos maiores festivais ao longo do ano.
Mas se você curte uma vibe mais hardcore, o palco Locomotiva também tem Water Rats, levando a tour do álbum Tetrix para Piracicaba no Kapivara Fest, e The Mönic, que sempre entrega tudo nos shows, e pode ter novidades no set, já que as meninas estão pra lançar um novo álbum ano que vem.
E fortalecendo a cena de Piracicaba, o palco Locomotiva tem dois DJs locais: DJ Brendão, que é um nome de destaque na hip hop da cidade, e DJ Pôke, que leva ao Kapivara Fest um som inovador com influências do rap e do rock.
Parceria uniu o útil ao agradável e promete ser duradoura
A parceria entre Kapivara Fest, da Hardcore Pride, com o Locomotiva uniu o útil ao agradável. Segundo Bruno: “Eu e a galera do Locomotiva temos amigos em comum, mas não nos conhecíamos ainda, e eu nunca tinha ido numa edição do Locomotiva, mas já tinha visto feedbacks muito bons do público, fotos e vídeos que deixavam claro a atenção aos detalhes e a experiência de organização que eles têm. Por eu estar fora do Brasil [Bruno vive nos Estados Unidos desde 2011], pensei que também seria necessário alguém pra estar ali na linha de frente com a gente em Piracicaba, então foi bem natural trazê-los pra trabalhar com a gente e demos total liberdade e flexibilidade pra eles escolherem os artistas do palco Locomotiva, o que resultou em bastante sucesso com a divulgação das atrações. Foi um casamento bem-sucedido e acredito que é o início de uma parceria nem duradoura.“
4 – A organização da Hardcore Pride
A organização do Kapivara Fest é da Hardcore Pride, nome famoso na cena cultural do interior de São Paulo, já que Bruno Genaro começou a produzir shows em meados de 2005, quando ele tinha entre 14 e 15 anos, e se consolidou como uma grande produtora, levando nomes do hardcore e do punk para Piracicaba.
Depois da pandemia, a Hardcore Pride voltou às atividades e marcou esse retorno com o Reunion Fest, levando Ratos de Porão e mais nomes de peso do punk e do hardcore para se apresentar no Teatro São José, em Piracicaba.
Agora, a produtora dá um passo ainda maior e organiza a primeira edição de um festival que rompe as fronteiras do punk e do hardcore. E essa ideia surge da soma de três fatores na vida de Bruno.
Conforme ele conta, o primeiro fator é de 18 anos atrás, quando foi ao Monster Festival no Engenho Central, evento que reuniu grandes nomes do rock nacional divididos em 3 palcos. Desde aquele dia, Bruno sempre sonhou em organizar um evento no Engenho.
O segundo foi a vontade de unir em um festival no interior nomes que iriam do rap ao rock, passando pelo reggae (uma das ideias era trazer os Racionais MCs para o Kapivara, mas por conta de agenda, não foi possível).
Já o terceiro e último fator foi ter ido ao João Rock, um dos maiores festivais do Brasil, pela primeira vez em 2022 e ter tido ali inspiração e impulso necessários para criar mais um festival no interior de São Paulo com grandes artistas de diferentes estilos.
5 – O Engenho Central em Piracicaba e a estrutura do Kapivara Fest
Já mencionamos a importância e a arquitetura do Engenho Central, local onde acontecerá o Kapivara Fest.
Além do local histórico, o festival promete muitas opções de bebidas e de alimentação, incluindo vegetarianas e veganas, para o público, já tendo divulgado Vitz Gin e Hop Flyers. Em breve, mais parcerias serão divulgadas e vocês podem acompanhar pelo Instagram do Kapivara Fest.
Quanto aos espaços, além da pista, o Kapivara conta com um camarote ao lado direito do palco principal, mais alto e com acesso ao último espaço, a pista VIP, que fica em frente ao palco principal.
E aí, já tá preparado para o Kapivara Fest? Então, aproveite e compre seu ingresso, pois as vendas já estão no 4º lote (Pista VIP esgotada).
Os valores vão de R$100 a R$250, e estão disponíveis no site do Clube do Ingresso.