Perdeu algum lançamento de outubro de 2022? A gente te ajuda a lembrar de todos e ainda conhecer outros que podem ter passado batido.
Confira nossa lista deste post e aproveite pra conferir a playlist completa no Spotify com estes e outros lançamentos de outubro que noticiamos e resenhamos ao longo do mês aqui e no nosso Instagram.
Singles e videoclipes
Blink 182 – “Edging”
Blink 182 voltou com tudo, e além do single “Edging”, o trio finalmente vem ao Brasil para o Lollapalooza 2023.
Rihanna – “Lift Me Up”
“Lift Me Up” foi escrita em homenagem à extraordinária vida e ao legado do ator Chadwick Boseman por Tems, Ludwig Göransson, Rihanna e Ryan Coogler e é trilha sonora do filme Black Panther: Wakanda Forever.
Metronomy – “I lost my mind”
Metronomy e Jessica Winter se uniram para compartilhar a nova versão de “I lost my mind”, segunda faixa lançada do Small World (Edição Especial).
Bahsi – “In the Capital”
Misturando um vídeo em super 8 que evoca nostalgia com um caldeirão do alternativo dos anos 90, Bahsi se vê envolto ao caos urbano no single e clipe “In the Capital”.
Fresno – “The Rhythm of the Night”
Presente nas paradas de sucesso por semanas após o lançamento nos anos 1990, a canção marcou gerações e faz parte do imaginário musical de grande parte da população por conta de seu refrão. Prestes a completar 29 anos, ela ganha, agora, uma nova versão nas plataformas digitais da Fresno.
Caos Lúdico – “Já não dá mais”
A banda de ska Caos Lúdico, de Brasília, lançou o lyric video do novo single “Já não dá mais”, com animações e colagens. A música, apesar de animada e cadenciada, reflete sobre política e sociedade brasileira.
WRY – “Contramão”
A busca por normalização de toda forma diferente de ser marca “Contramão”, novo lançamento da icônica e inquieta WRY, banda que ajuda a contar a história do underground e do indie rock brasileiro há mais de duas décadas.
Acústicos & Valvulados – “Fim de Tarde com Você” com participação de Frejat
A banda Acústicos & Valvulados lançou o single “Fim de Tarde com Você” (Paulo James), versão revisitada e remodelada de um dos maiores sucessos do grupo, a novidade chega acompanhada de um videoclipe e traz a participação especial de Frejat.
Queen – “Face It Alone”
“Face It Alone” foi originalmente gravada durante as sessões históricas da banda para aquele álbum em 1988, um período prolífico que viu a banda gravar cerca de 30 faixas, muitas das quais nunca foram antes lançadas, mas permaneceram entre aquelas que não fizeram parte do álbum após o corte final. Foi redescoberta quando a equipe de produção e arquivo da banda retornou a essas sessões para trabalhar na reedição do box set The Miracle.
Pato Fu – “A besta”
Antecipando o álbum que sairá ano que vem, o Pato Fu divulgou três singles na penúltima semana de outubro, um deles é “A Besta”.
Måneskin – “The Lonneliest”
Depois da passagem marcante pelo Brasil, o Måneskin lançou um novo single, menos dançante do que as músicas habituais do grupo, mas igualmente bom.
Treva – “XXVII”
“XXVII” é a primeira amostra do que é o Treva, uma intro com cerca de um minuto e meio recheada de riffs, peso e atmosferas sombrias
Terceiro Andar – “Subliminar”
“Subliminar” mostra como a Terceiro Andar pavimenta sua sonoridade. A banda, com menos de 10 meses na ativa, mas formada por músicos experientes (com dois ex-Manual) da música independente, traz nesta nova música diversos elementos do já citado rock alternativo aliado a melodias do emo, atmosferas do indie e riffs e batidas do grunge.
Gio Bianco – “Hora de ficar”
A canção fala sobre o brilho do início de uma paixão em um encontro marcante. Certamente, muitas pessoas já passaram, estão passando ou irão passar por esses momentos. Tanto a letra quanto a melodia combinam sentimentos e emoções com uma dose de elegância.
Roça Nova – “Conversa Pra Boi Dormir”
O lançamento chega às plataformas acompanhado de um videoclipe com ar de curta dirigido por Pedro Quíron. O audiovisual retrata a obscuridade a fim de ambientar o ser humano em sua forma mais bruta e animalesca. O material foi gravado no interior de Minas Gerais, na cidade de Liberdade.
Pablo Vittar e Gloria Groove – “AMEIANOITE”
As rainhas do pop nacional, as drags Pablo Vittar e Gloria Groove, se uniram em um single pra todo mundo se jogar na pista.
Nickelback – “Those Days”
A canção evoca hits da banda, como “Rockstar” e “Photograph”, sem perder o foco no futuro. A ideia é lembrar das primeiras vezes de algumas experiências, de ouvir uma música que se gosta muito até as primeiras paixões.
Xavosa – “Eleva”
A música fala sobre mergulhar em si. Foi escrita no fim de 2019, pela vocalista Camila; e, apesar de relatar uma experiência pessoal, faz um chamamento coletivo às mulheres, no sentido de alertar sobre relacionamentos tóxicos – superficiais ou profundos, mas que nos afogam.
Álbuns e EPs
Red Hot Chili Peppers – Return of the Dream Canteen
Este é o segundo álbum que a banda lança somente em 2022. Para essas 17 novas faixas, a banda colaborou com o produtor de longa data e confidente criativo Rick Rubin. Juntos, os músicos aproveitaram, mais uma vez, o poder da união, traduzindo a inspiração comum a eles em explosões de instrumentação interdimensional, ritmos primitivos e provocações líricas pensativas.
Charlie Puth – CHARLIE
Neste álbum, produzido inteiramente por Charlie Puth, o artista revela todos os lados de sua personalidade, além de quebrar regras e expressar sua vulnerabilidade, confiança e senso de humor pela primeira vez em sua carreira.
João Gordo – Brutal Brega
O disco é um divertido tributo à música “brega”, contando com clássicos da música brasileira transformados em versões punk rock.
Djonga – O Dono do Lugar
Seguindo a tradição de um álbum por ano, Djonga se supera mais uma vez em “O Dono do Lugar”.
Far From Alaska – 3.1
Com três faixas, o novo EP do Far From Alaska é mais eletrônico do que rock’n roll e tem participação do cantor Lenine.
Planet Hemp – Jardineiros
22 anos depois do último álbum, Planet Hemp volta com tudo e ainda com muito a dizer sobre política e legalização das drogas.
Taylor Swift – Midnights
O projeto conta com 13 músicas que, segundo a cantora, foram escritas durante suas noites de insônia. No repertório do projeto está “Snow on the Beach”, em parceria com Lana Del Rey, única faixa colaborativa do disco, além do single principal, “Anti-Hero”, que acaba de ganhar um videoclipe em formato de minifilme.
Simple Minds – Direction of the Heart
A banda Simple Minds lançou seu novo álbum Direction of the Heart, que faz uma ponte entre o passado e o presente em riffs oitentistas e coros imponentes para canções sobre desafios, inseguranças, alegrias e lutas contemporâneas. O lançamento é da BMG.
Bush – The Art of Survival
O disco The Art of Survival foi lançado via BMG e se inspirou sobre histórias de resistência e resiliência das pessoas no meio de um mundo cada vez mais caótico.
Franc Moody – Into the Ether
O funk contemporâneo com incursões eletrônicas da Franc Moody, de Londres (Reino Unido), ganha mais contornos, ritmos e cenários imagéticos no segundo disco Into the Ether.
E aí, qual seu lançamento preferido de outubro de 2022?