Calma, sabedoria e delicadeza são atributos nem sempre fáceis de serem atingidos, mas necessários para uma trajetória mais leve. Com o convite para seguir por esse caminho, é lançado o single “Tropeço”, da cantora e compositora indie Tuany.
Para a sonoridade do novo single, Tuany foi buscar inspiração e referências em nomes responsáveis por clássicos como Elton John, Billy Joel e Paul McCartney: “Eu busquei uma sonoridade atemporal, mas ainda com um frescor e uma certa jovialidade e acredito que isso foi alcançado. Um dos principais elementos que usei para chegar nisso foi o piano e a forma como ele é conduzido na música”, afirma a artista, que está em seu quarto lançamento em 2022, ano em que iniciou uma nova era de seus trabalhos autorais.
Bem como em “Me Encontrar”, “Jabuticaba” e “Liberdade” – já disponíveis nas plataformas digitais –, a cantora traz na letra sua assinatura, em uma atmosfera intimista e baseada em suas experiências pessoais. “Essa música surgiu de uma conversa comigo mesma, em um momento de insegurança e muita ansiedade, ainda em agosto de 2021. Ela fala sobre ter paciência e calma para esperar as sementes que venho plantando na vida darem frutos”, explica a cantora.
“Tropeço”, ainda, tem por intuito levar uma mensagem de calma e busca pela sabedoria na caminhada – seja ela qual for. “Acho importante entender que para colher boas coisas, eu devo regar e cuidar diariamente e saber aguardar nesse processo, curtir ele também e não mirar só na colheita, mas aprender em cada momento um pouco mais sobre mim e sobre a vida”, conta Tuany.
Com voz potente, densa e cheia de história para cantar, Tuany é uma artista da cidade de Santo André (SP).
Começou a cantar aos 9 anos, e dos 15 aos 16 anos, fez aulas de canto lírico. Aos 10, começou a tocar violão e guitarra, aos 15 iniciou seus estudos de piano popular na Fundação das Artes de São Caetano do Sul, onde se formou em 2018; aos 22 estudou produção musical na EM&T e, atualmente, faz aulas de canto para aprimorar cada vez mais sua técnica.
Música sempre foi sua profissão seja dando aulas de piano, canto e teoria, tocando em bares, bailes ou bandas autorais, e, mais recente, trabalhando como produtora para outros artistas.
Em 2019, resolveu, finalmente, iniciar a sua carreira solo, após anos trabalhando apenas com bandas, e em abril de 2020 lançou o seu primeiro single solo intitulado “Hm.”, o qual compôs, arranjou, produziu e gravou todos os instrumentos (com exceção da bateria).
Em 2021, lançou o single duplo “Fluir”, em parceria com Pedro Tiepolo; “Você”, uma balada intimista e sedutora; “(Voar) Longe Daqui”, um indie pop energético, que flerta com o rock e R&B. No mesmo ano, lançou seu EP de estreia intitulado “Longe Daqui”, em que a faixa exclusiva “Florianópolis” conquistou espaço na playlist editorial “Fresh Finds Brasil”, do Spotify (e permanece lá desde então); e, mais recentemente, o single “Te Avisei” (também em parceria com Pedro Tiepolo).
Depois de sete músicas e um EP, em 2022, Tuany começa sua nova fase com uma sonoridade mais indie rock e uma identidade visual marcante e grandiosa, em parceria com o selo Seta Reta Music.