No último sábado, dia 10 de setembro, Coldplay fez seu tão aguardado show no Rock in Rio, que já está sendo considerado um dos melhores do festival neste ano, e mostrou ao mundo porque a turnê Music of the Spheres tem causado tanto por onde passa.
Com seis datas seguidas esgotadas no Allianz Parque, em São Paulo, e mais duas no Rio de Janeiro – começando dia 11/10 e encerrando dia 22/10 –, o Coldplay já teria marcado a história da música apenas com esses dados, mas quem vê a Music of the Spheres tour sabe que a banda preparou algo ainda maior para que essa tour seja histórica.
Luzes, emoções e sustentabilidade: o que faz a Music of the Spheres World Tour
Depois de 2019, o Coldplay anunciou que não faria mais turnês até conseguir tornar seus eventos mais sustentáveis e, depois da pausa forçada pela pandemia, a banda anunciou a tour de seu último álbum, Music of the Spheres, lançado em outubro de 2021.
O anúncio da turnê veio junto de um plano desenvolvido com especialistas ambientais, que definiram como o Coldplay reduziria as emissões de dióxido de carbono em 50% em comparação com a turnê A Head Full of Dreams, de 2015/2016.
Para comemorar o lançamento do álbum e anúncio da tour, eles realizaram um show único na inauguração da Climate Pledge Arena, em Seattle (EUA) em outubro de 2021, seguido de uma performance na Expo 2020 e decidiram começar a Music of The Spheres Tour na Costa Rica devido à rede elétrica renovável do país, que é referência para o mundo todo.
A turnê tem uma parceria com a BMW, que ajudou a banda a desenvolver a primeira bateria de show recarregável móvel, mas, apesar de todos os esforços, zerar a emissão de carbono em uma turnê é impossível, então, o Coldplay se comprometeu, em acordo com a One Tree Planted, que, a cada ingresso vendido, uma árvore seria plantada… Agora, imagina o quanto a banda não vai ajudar depois de 9 shows só no Brasil, mais 9 só na Argentina e todos os outros ao redor do mundo? O meio ambiente agradece, Chris Martin!
Além disso, o palco foi construído usando materiais reutilizáveis e displays de LED de baixo consumo de energia, e os confetes jogados ao fim de cada apresentação são feitos de materiais biodegradáveis, assim como as pulseiras disponibilizadas para a plateia, que são um show a parte na Music of the Spheres, e que a banda se comprometeu a recolher e esterilizar pra reutilizar em todos os shows, diminuindo a produção das pulseiras… Então já sabe, né? Se estava pensando em levar a sua pulseira pra casa após o show, melhor devolver e ajudar o Coldplay a salvar o planeta.
E falando em planeta, a turnê traz também o conceito de viagem pelo espaço, com a banda performando músicas usando máscaras de alienígenas e camisetas com a frase: “Everyone is a alien somewhere” (Todo mundo é um alien em algum lugar), uma forma de mostrar que o discurso da banda por um mundo melhor vai além do meio ambiente, reforçando o respeito com as pessoas e suas diferenças.
E é usando a turnê como plataforma de mudança que o Coldplay se consolida como uma das maiores bandas da atualidade, o que também traz um certo hate por parte de quem critica os excessos de luzes e efeitos em um show que poderia ser mais simples e de fãs mais conservadores que sentem falta do Coldplay dos dois primeiros álbuns (apesar da banda continuar tocando o repertório deles), com músicas menos pop e nenhum sintetizador.
Mas o hate aparentemente não é nada perto dos milhões de ingressos vendidos apenas na América Latina em uma turnê que ainda nem acabou, mas já se tornou histórica.
Music of the Spheres no Brasil
Depois da apresentação no Rock in Rio, o Coldplay parte para 6 shows marcados no Peru, na Colombia e no Chile, todos com abertura de Camila Cabello, que se apresentou antes da banda no Rock in rio também.
Enfim, no dia 11 de outubro o Coldplay retorna ao Rio de Janeiro, mas agora com a cantora de R&B H.E.R. para abrir os shows que acontecem nas seguintes datas (todas esgotadas):
- 11/10 Rio de Janeiro, BR – Estádio Nilton Santos
- 12/10 Rio de Janeiro, BR – Estádio Nilton Santos
- 15/10 São Paulo, BR – Allianz Parque
- 16/10 São Paulo, BR – Allianz Parque
- 18/10 São Paulo, BR – Allianz Parque
- 19/10 São Paulo, BR – Allianz Parque
- 21/10 São Paulo, BR – Allianz Parque
- 22/10 São Paulo, BR – Allianz Parque
________
É uma das pessoas que conseguiu ingresso para ver o Coldplay no Brasil? Contra pra gente como está a ansiedade pelo show!