A R4VEL (Eduardo Costa (vocal), Kai Rodrigo (guitarra), Fábio Chexx (baixo), Rafael Ribas Godoy (guitarra) e Jessy Alberola (bateria)), banda paulistana de hardcore melódico, na ativa desde 2015, inicia uma nova fase com “Refúgio”, single que carrega em seu nome todos significados da palavra: é proteção, asilo e retiro; é um lugar comum onde o quinteto reflete sobre o passado, amadurece e continua sua caminhada em busca de novos horizontes e mais conquistas.
A nova fase iniciada com “Refúgio” traz duas mudanças: a entrada no baixo de Fábio Chexx, um amigo de longa data dos integrantes da R4vel, após a saída de Sivaldo Costa, e a grafia do nome da banda, que agora incorpora o número 4 onde antes havia uma letra “A”, porque, para a espiritualidade, o número 4 representa estabilidade e conexão mente-corpo-espírito, algo em comum para a banda.
O refúgio da R4vel
Com duas mudanças tão significativas como as que citamos, nada mais apropriado do que marcar esse momento com um single sentimental, sobre encontrar um lugar de paz em meio ao caos que vivemos nos últimos dois anos, tanto que o videoclipe trouxe a participação de amigos da banda que passaram por perdas nessa pandemia.
Sobre a composição, o vocalista Eduardo disse: “Escrever a Refúgio foi uma forma de resgatar a sensação de lidar com a perda de alguém tão significativo e importante na nossa trajetória, que também podemos ficar fora da realidade e se perder no momento de luto. Mas além desse sentimento de vazio e parecendo ser eterno, na mesma medida fica o fato de que a energia dessa pessoa não se foi é tão especial, que continua guiando e ajudando a gente trilhar nossa caminhada. E que além de tudo isso, se você se deixar permitir sentir tanto nos momentos difíceis quanto nos de felicidade você ainda terá o seu refúgio para contar”.
E foi pensando nessa maneira que a R4vel teve de criar uma refúgio pra nós ouvintes da música, que a gente quis saber deles: e o refúgio da R4vel, qual é? Cada integrante deu a sua resposta, confira:
Jessy: eu procuro refúgio em muitos lugares; numa comida confortável, num filme de comédia, numa noite de sono bem dormida, num jogo novo pra testar… e minha luta atual é encontrar refúgio longe de celular, mas o F.O.M.O [fear of missing out] não me deixa (risos).
Eduardo: Sem dúvidas, meu refúgio sempre será minha casa e as pessoas que eu amo e que posso contar nessa vidona.
Rodrigo: Sempre busquei refúgio na família (minha mãe e irmã), mas ao longo da caminhada da vida vamos encontrando pessoas que acabam se tornando um refúgio para nós, e a R4VEL é um grande exemplo. Encontro nela paz, solidez, amizade e compreensão, que, pra mim, são pontos fundamentais pra se tornarem um refúgio, não uma fuga, mas um ponto de descanso e reflexão. Mesmo entendendo que eu preciso ser meu grande refúgio, refletir, me conectar, voltar ao interior e compreender todo o caminho percorrido até aqui, essas pessoas acabam se tornando essenciais para concluir essa jornada.
Rafa: Refúgio, pra mim, é estar com a família! Amigos! R4vel! Poder espairecer, ter a troca de vivências, histórias e experiências! Poder me sentir eu mesmo sempre!
Fábio: A palavra “Refúgio” carrega um significado muito importante nos tempos que vivemos hoje, de tanta intolerância, violência, etc. Meu refúgio é minha família e meus amigos, que são meu porto seguro, pessoas que sei que posso contar sempre.
E você? Onde busca seu refúgio? Se for em shows memoráveis, não pode perder o 2º Insane Music Festival no dia 28 de agosto, onde a R4vel se apresentará e adiantou pra gente o que podemos esperar desse dia (que também conta com Dead Fish, Mukeka Di Rato, Bayside Kings, Garage Fuzz e mais): “Depois de dois anos sem subir aos palcos, o ano de 2022 vem marcado por bastante ansiedade, mas também por muito suor e trabalho árduo e entregar um nível mais profissional de show. Investimos bastante energia e horas em estudo e pesquisa para fazer do show um momento de bastante troca da banda com o público e vice-versa. O público pode esperar a nossa alegria de palco de sempre, mas com uma pitada a mais de cuidado com iluminação, escolha de repertório e bastante (mesmo) música nova.”
Aumentou a ansiedade aí? Enquanto essa data não chega, siga a R4VEL no Instagram e ouça mais da banda no player abaixo: