Depois das listas de fim de ano, em janeiro é época de criar metas e uma das suas metas pra este novo ano pode ser descobrir novos sons e, pensando nisso, o Musicult vai te ajudar indicando 7 artistas e bandas de rock nacional pra você ficar de olho em 2025.
7 bandas e artistas de rock nacional pra ficar de olho (e ouvir muito) em 2025
1– Gradual (@gradualmga)
Para os fãs de rock triste, a Gradual é uma banda de Maringá que mistura emo, hardcore melódico e lo-fi alternativo e que lançou seu primeiro EP, “Sobre Todos os Atrasos” em outubro de 2024, pela Lavanderia Records. A banda gravou todo o EP nas casas dos integrantes, microfonando os amplificadores para soar como a banda toca ao vivo.
Formada em 2020, a Gradual surgiu da vontade de fazer músicas em português que falassem de sentimentos e situações íntimas, buscando sentido na amizade e na arte como forma de expressão e cura, e é composta por Victor Hugo Teixeira na guitarra e vocal principal, Allan “Loverman” Ribeiro no baixo e voz, Leonardo Tessarallo, guitarra e voz e Renan Moreira na bateria.
2- Pedro Rui Von (@pedroruivon)
Uma guitarra solitária abafada, pulsando como uma batida de coração, dá logo de cara o tom de mistério em “Tropical Rain”, single mais recente do cantor, multi-instrumentista e produtor musical Pedro Rui Von, que iniciou seu projeto solo em 2022 após 10 anos como vocalista e compositor do duo de folk-rock Devonts.
Com uma percepção sensível sobre a sociedade e si mesmo, Rui Von é um compositor que fala de questões internas e externas, como angústia e desigualdade, geralmente de maneira sarcástica ou questionadora. A habilidade de escrever sobre temas profundos de maneira espirituosa é uma de suas características como letrista, em uma sonoridade com influências de MGMT, Phoenix e rock psicodélico.
3- nadacontece (@bandanadacontece)
Formada em 2024 na cidade de Santos, o trio nadacontece é composto por Isis, Diego e Will, e combina influências do emo, shoegaze e post rock.
Trazendo a experiência acumulada em outros projetos musicais, os integrantes se uniram com o objetivo de dar vida a um som que traduzisse suas trajetórias e inquietações. O primeiro single, “Personagem”, fala sobre o processo de se redescobrir e se reinventar em meio ao caos da vida. E é com esse single que a Nadacontece dá o primeiro passo de sua jornada e já trabalha na produção de um EP previsto para o primeiro semestre de 2025.
4- Angullaris (@angullariscvlt)
Outra banda com apenas um single lançado até agora, mas que promete muito pra 2025 é a paulistana Angullaris, formada por Ivan Lazaneo (baixo), Tom Rocha (vocal), Diego “Budinha” (bateria) e Raphomet (guitarra), que, com influências marcantes de nomes como Vein, Orthodox, Sentinels, Chamber e Loathe, combina peso e intensidade em suas composições, com letras que exploram temas profundos e inquietantes, enquanto a sonoridade une a visceralidade do hardcore às texturas e dinâmicas de estilos mais modernos e experimentais.
A banda lançou em 2024 o single “Tithonus” e promete muito mais neste ano, fique de olho!
5- Wina (@winawho)
Cantora, compositora e DJ, Wina mistura muito bem a música eletrônica com o rock, bem perto do que se tem chamado atualmente de metal moderno, tão comentado em bandas como Bring Me The Horizon e Spiritbox. Seu trabalho é marcado por hastear a bandeira feminista e fazer críticas à desumanização da sociedade.
Apesar de estar na lista como uma descoberta de 2024, Wina ganhou notoriedade no cenário musical após ser semifinalista do The Voice Brasil, em 2021 e já tem 10 anos de carreira, mas em 2024 ela iniciou o projeto Overplugged, no qual relança singles passados com novas roupagens, incluindo “Damage” e “Screaming”, em parceria com a The Mönic, mostrando que seu lado mais rock’n roll está cada vez mais forte.
6- Paira (@pairapairapaira)
O duo mineiro Paira foi formado em 2023 pelos músicos André Pádua e Clara Borges, em Belo Horizonte e teve um 2024 marcante, incluindo a participação no Balaclava Fest, festival organizado pelo selo Balaclava, ao qual a dupla pertence e pelo qual lançou seu primeiro EP, EP01, em junho do ano passado.
E chamando a atenção do público do festival e da nossa equipe, não tem como desgrudar os olhos e os ouvidos do Paira em 2025. O projeto reúne influências que, em um primeiro instante, poderiam até parecer incompatíveis. Guitarras ora agressivas, ora doces, com ritmos que vão do indie rock ao drum & bass e breakcore eletrizantes até batidas calmas e sonhadoras. Definitivamente queremos mais e mais do Paira.
7- Vale Cinza (@valecinza)
Mais um duo nessa lista, desta vez de pós-punk/darkwave, a Vale Cinza, vem de Nova Friburgo, ou melhor, como eles mesmos dizem, “emerge da neblina da cidade de Nova Friburgo para revelar o lado cinza da melancolia que poucos ousam enxergar”.
Inspirados pelos vales verdes e cinzentos da região serrana do Rio de Janeiro, o grupo captura a essência bucólica, fria e única da cidade em sua música, com uma abordagem autêntica e poética. E em dezembro de 2024 lançou seu primeiro EP homônimo, pelo selo Geleia Discos, e a dupla afirma que o EP é apenas uma prévia do que está por vir em 2025, pois já trabalham em novas composições e prometem continuar explorando o contraste da experiência sonora.