Dezembro é sempre época de listas de melhores do ano e as nossas já saíram (acesse aqui), mas alguns ótimos discos acabaram ficando de fora da votação pública que fizemos, então, a gente listou os 7 discos e EPs lançados em 2024 que você precisa ouvir antes que o ano acabe (e ao longo de 2025 também!).
Pra ouvir uma prévia de cada um enquanto lê a matéria e se aprofunda nos discos e EPs, a gente fez uma playlist especial. Dê play e confira a lista.
7 discos e EPs pra ouvir antes do fim de 2024 – e em 2025!
1- Bahsi – Hey, Polar!
Todas as vezes em que esta que vos fala nesta lista fala sobre o som do Bahsi, eu falo que as músicas me lembram filmes de comédia romântica dos anos 2000 (inclusive, ele tem um visualizer de uma música com cenas de 500 dias com ela, então vocês podem entender – assista aqui) e eu fiz isso de novo no último episódio do Música em Casa.
Mas Bahsi é mais do que isso e seus dois discos, Magu’s Party, que ganhou um faixa a faixa por aqui, e Hey, Polar!, de 2024, provam seu talento em fazer músicas que misturam perfeitamente o grunge dos anos 90 – ele mesmo diz em “Weather Changes”, faixa 4 de Hey, Polar!, que queria ser o Pat Smear – e o indie dos anos 2000, por isso essa sensação de nostalgia, em letras tão conectadas à realidade de qualquer pessoa entre os 20 e 30 e poucos anos, já que Hey, Polar! conta a história do personagem Polar e suas angústias, saudades, objetivos e experiências em diferentes momentos da vida, indo de sentimentos como uma simples saudade da MTV antiga a uma reflexão sobre o distanciamento das amizades ao longo da vida e momentos de solidão.
2- Madre – Vazio Obsceno
Uma mulher, uma guitarra, o cenário de pandemia e o incômodo de uma artista com as plataformas de streaming musicais, junte tudo isso e temos alguns dos elementos de Vazio Obsceno, álbum de estreia de MADRE, novo projeto de Luiza Pereira (ex-INKY), que veio acompanhado de um manifesto anti-digital, ficará apenas 6 meses nas plataformas e mostra as experimentações da artista enquanto aprendia a compor com a guitarra e escrevia letras sobre luto, solidão, libido e outros sentimentos gerados em um momento de caos e isolamento.
>>Leia aqui a entrevista que fizemos com Luiza no lançamento do disco.
3- The Treedome – The Comfort in Being Sad
The Treedome é uma boa mistura: o quarteto indie é formado por Gabi, Cristopher e os primos Melvin e Brian, todos de ascendência latina, mas que vivem em Los Angeles, nos Estados Unidos, e incorporaram ao som da banda toques de jazz, com várias linhas de sopro e baixo bem marcado nas 10 faixas que compõem o disco “The Comfort in Being Sad”, disco de estreia lançado em setembro de 2024.
Como o próprio nome do disco sugere, as músicas da The Treedome são um conforto em momentos não tão felizes, com melodias e vocais suaves. Aquele tipo de música que te abraça, já sentiu isso? E mesmo sendo um conforto para momentos tristes, o disco é perfeito para dias ensolarados também.
4- gabre – provisões de emergência
Outro ótimo EP lançado em 2024 saiu bem no finzinho do ano, em 20 de dezembro: provisões de emergência, do gabre, que, em 4 faixas mistura sons que vão do psicodélico ao melódico – a primeira faixa “to stumble (upon confusion)”, por exemplo, parece um encontro entre American Football e Tame Impala.
“atenas, 2007” é outro momento de destaque do EP, ganhando um videoclipe feito pelo próprio artista com imagens do oceano: “alguns dos vídeos são do YouTube mesmo, mas também fui atrás de um player de VHS para digitalizar alguns documentários antigos sobre criaturas marítimas. É uma track sobre não se importar em ser uma alternativa para alguma outra pessoa, porque já dizia o MGMT que tem plenty of girls in the sea, e o Fagner também dizia que ser um peixe e fazer borbulhas de amor é show de bola”, contou ele.
Então se você gosta de músicas sobre ser um peixe, fumar na janela ou sobre os caos da vida, ouça o EP do gabre.
5- Gulu Gulu – Night Cries
Mais um EP internacional dessa lista, Night Cries, da banda húngara Gulu Gulu, é uma daquelas peças perfeitas de shoegaze.
O single “Face of God”, que foi usado para divulgar o EP, começa com um peso absurdo de guitarras densas, características do shoegaze e abre o trabalho que tem apenas 3 faixas, mas que juntas nos levam a uma experiência sonora, misturando um caos (organizado) instrumental a um vocal que vai do suave ao sombrio.
6- City Mall – Lobby Songs
Depois do single de estreia, “Windy”, a banda City Mall lançou em novembro de 2024 o disco Lobby Songs, que mistura referências que vão do synth-pop ao jazz.
Com a brincadeira do nome do disco, de trazer canções para tocar em salas de espera, a sonoridade das músicas é leve, como aquelas músicas lo-fi gostosinhas que colocamos para relaxar, pensar na vida ou focar em alguma coisa no trabalho, sabe?
A City Mall é formada por dois músicos experientes do cenário indie de São Paulo, Pedro Spadoni (Cat Vids) e Matheus Del Claro (Del Claro, Sofa Club), e a cantora curitibana Mariana Stein.
7- Plastic Fire – O Despertar
“Onde se quer chegar? Qual é o seu lugar?”. É assim que se inaugura O Despertar, disco de 2024 da Plastic Fire, que não lançava um álbum novo desde 2014 e que traz o hardcore melódico e questionador que a banda carioca sabe fazer muito bem.
O disco reúne alguns singles que a Plastic vinha lançando ao longo desses 10 anos, como “Saudade”, uma das músicas mais bonitas de O Despertar (e da história da Plastic Fire), sobre a qual conversamos com Reynaldo Cruz em 2022, e faixas inéditas e bem diferentes, como “Zinabre”.
Confira mais discos e EPs lançados em 2024 na nossa lista de melhores do ano e na nossa seção de indicações.