Começa essa semana a aguardada inédita turnê brasileira da Joyce Manor, banda norte-americana pop punk/indie rock que celebra 10 anos do aclamado disco Never Hungover Again (2014), junto à conterrânea post-hardcore/noise rock Gouge Away, com os vocais expressivos da vocalista Christina Michelle.
Joyce Manor e Gouge Away se apresentarão em três capitais brasileiras. O giro começa dia 15 de novembro (feriado) no Rio de Janeiro/RJ (Experience Music) e segue dia 16/11 para Curitiba/PR (Basement Cultural). A última data é em São Paulo/SP, no dia 17/11, no Fabrique Club.
A realização é da New Direction Productions junto à Powerline Music Books.
Mas, afinal, quem é Joyce Manor?
De Torrance (Califórnia/EUA), a Joyce Manor surgiu em 2008 e é formada pelo vocalista/guitarrista Barry Johnson, o baixista Matt Ebert e o guitarrista Chase Knobbe, que, juntos, construíram uma base de fãs fiéis com canções pop-punk cativantes de melodias fáceis, repletas de nuances cuidadosamente elaboradas em múltiplas audições.
O nome “Joyce Manor” veio de um prédio que Barry Johnson passava todos os dias em frente, e após o lançamento do debut homônimo, em 2011, a banda era unanimidade na cena hardcore/punk, que se identificaram de imediato com o que eles cantavam: a resignação é o subtexto de cada música – resignação por ser pós-adolescente, pós-punk ou simplesmente ser velho demais.
O auge veio em 2014 com o terceiro disco, Never Hungover Again que mesmo agora, 10 anos depois, ainda é bem-sucedido e aclamado. Além disso, foi a partir daqui que a Joyce Manor flertou sem pudor com o indie rock e foi abraçado por este público.
No Tumblr da banda, o Joyce Manor fala mais sobre o álbum, afirmando que se há um sentimento em Never Hungover Again é um sentimento complexo, que é parte raiva e parte tristeza. É a solidão quando você está cercado por pessoas e aquela sensação de perdição quando tudo o que você queria parece estar bem na sua frente.
Outro ponto alto da trajetória da Joyce Manor é o sexto álbum de estúdio da banda, 40 oz. To Fresno, um álbum que tem músicas que abrangem os últimos oito anos, mas que se junta para formar um álbum coeso que marca o próximo capítulo da banda.
Poucas bandas podem receber influência tanto do Black Flag, do Weezer quanto do Big Star, mas a linguagem musical única de Joyce Manor pega essas influências aparentemente díspares e cria algo único que é distintamente deles.
E o Gouge Away?
A Gouge Away nasceu em 2016 na Flórida (EUA), influenciada por bandas como Fugazi, Unwound, The Jesus Lizard, Nirvana, Sonic Youth e Paint it Black. É uma banda de hardcore punk, mas pode ser – na verdade, também é – pós-hardcore com tons melódicos, punk, sludge e muito mais.
Uma marca da banda é Christina Michelle. A vocalista expressa diversos sentimentos com energia e isso está claro desde o álbum de estreia, ‘Dies’, cheio de músicas rápidas e intrincadas.
O lançamento e a repercussão colossal levou a Gouge Away a assinar com a Deathwish Inc. (selo de Jacob Bannon, o vocalista do Converge) e o primeiro resultado da parceria foi o álbum ‘Burnt Sugar’.
Foi ainda durante a turnê de ‘Burnt Sugar’, nos últimos anos da década de 2010, que a banda começou a criar o recém-lançado terceiro disco, ‘Deep Sage’.
À época, escreveram e gravaram ansiosamente músicas para um terceiro álbum, extraindo influência não apenas da nostalgia das bandas que cresceram ouvindo, mas desenvolvendo e impulsionando o senso de urgência, ruído e letras introspectivas que eles achavam que mais os representavam. O objetivo era soar como cinco amigos tocando música juntos em uma sala, sem polimento e longe de ser superproduzido, que é o que sempre foi o coração de Gouge Away.
E as bandas nacionais?
Além dos dois nomes norte-americanos, um dos shows, o de Curitiba, ainda conta com a Freespirits, do Reino Unido, na abertura. Mas, todos os shows da Joyce Manor e da Gouge Away terão abertura de bandas brasileiras que movimentam o cenário pop punk/emo atualmente.
No primeiro show da turnê (15/11), na capital fluminense, as bandas nacionais no evento são Faia e Um Quarto. Dia 16/11, em Curitiba, a abertura fica com o Mitocôndria. Já na capital paulista (17/11), as escaladas nacionais são Gagged e Metade de Mim.
Joyce Manor e Gouge Away no Brasil
Rio de Janeiro
- Data: 15 de novembro de 2024
- Horário: a partir das 19h30
- Local: Experience Music
- Endereço: Rua Riachuelo, 20 – Lapa, Rio de Janeiro – RJ,
- Ingresso: https://fastix.com.br/events/joyce-manor-e-gouge-away-no-rio-de-janeiro
Curitiba
- Data: 16 de novembro de 2024
- Horário: a partir das 18h30
- Local: Basement Cultural
- Endereço: Rua Desembargador Benvindo Valente, 260 – São Francisco – Curitiba, PR
- Ingresso: https://fastix.com.br/events/joyce-manor-e-gouge-away-em-curitiba
São Paulo
- Data: 17 de novembro de 2024
- Horário: a partir das 16h
- Local: Fabrique Club
- Endereço: Rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda, São Paulo – SP
- Ingresso: https://fastix.com.br/events/joyce-manor-e-gouge-away-em-sao-paulo