Diretamente da Holanda, a Lesoir é um talentoso de alt/prog rock e que, depois do emotivo single “Under the Stars”, que trouxe à tona, de forma sensível e humanitária, a condição dos refugiados, seja na Holanda ou em qualquer parte do mundo, agora divulga seu sexto álbum de estúdio: “Push back the Horizon”.
Ainda sobre o último single lançado antes do disco, Maartje Meessen, vocalista da Lesoir, fez um comentário poderoso:
“Quando minha filha era bebê, ela costumava cochilar ao ar livre, mesmo na chuva. Os sons da natureza a acalmaram e ela continuou dormindo ao ar livre, na creche. O ar fresco é benéfico, ajudando a produzir melatonina para um sono mais profundo. Às vezes opto por dormir sob as estrelas, sentindo-me em paz e conectado à natureza, abraçado pelo céu e pela terra com apenas um cobertor de lã entre eles. No entanto, e se dormir ao ar livre não for uma escolha? Os refugiados que fogem da guerra enfrentam esta dura realidade. Sem abrigos, ficam vulneráveis, assustados e incapazes de proteger os seus filhos. Itens essenciais, como um cobertor quente, são luxos. Cada dia é uma luta pela sobrevivência, sem descanso ou segurança. Vemos essas imagens na TV, mas muitas vezes não conseguimos sentir empatia, considerando-as um problema distante. Os refugiados chegam às nossas fronteiras em busca de segurança, mas os nossos sistemas são lentos e inadequados, deixando-os retidos. As pessoas protestam contra a sua presença, ignorando as crianças inocentes que são vítimas das circunstâncias. Estas crianças carecem de necessidades básicas, educação e segurança, o que as leva a questionar se estão melhor nas suas casas devastadas pela guerra. Sem vivenciarmos a guerra, achamos difícil nos relacionar. As nossas gerações passadas, que viveram a guerra, quase desapareceram, deixando-nos sem histórias de sobrevivência em primeira mão. É fácil ignorar a situação dos refugiados, mas devemos lembrar que a segurança e o abrigo são necessidades humanas básicas. Refletindo sobre as histórias de sobrevivência de duas guerras contadas pelo meu avô, gostaria de ter aprendido mais. Sem este conhecimento, não conseguimos compreender a dura realidade da guerra, onde a escolha não existe e a sobrevivência é uma batalha diária”.
Os novos trabalhos mostram mais um pouco da sofisticação da composição madura e coesa do Lesoir, uma banda para quem gosta de vocais femininos potentes e instrumental repleto de nuances e balanços.
O novo disco foi produzido por John Cornfield, conhecido por seu trabalho com Muse, Kashmir e outras bandas, e foi globalmente lançado pela V2 Records, gravadora conhecida por soltar registros de Mumford And Sons, Moby e Ane Brun.
Com uma sonoridade sofisticada, que transita entre o rock moderno, o progressivo, pop e flertes com elementos da música pesada, ‘Push Back the Horizon’ é um salto na carreira da Lesoir, que desde o início se destacou na cena europeia por experimentar e ousar.
Ouça o novo disco da Lesoir e siga a banda nas redes sociais.