Em 2003, um filme sobre um músico fracassado que se torna professor infantil e ensina o que é o rock n’ roll para crianças foi lançado e sua repercussão foi tão grande e tão positiva que Escola de Rock, estrelado por Jack Black, é um clássico até hoje.
Quase 20 anos depois, na era dos streamings, em que filmes fazem sucesso por semanas e são substituídos por novos sucessos dias depois, não se sabe se Metal Lords virará, em algum momento, um clássico para as gerações seguintes, mas que a nova comédia da Netflix bebe das mesmas inspirações de Escola de Rock, isso não se pode negar.
Em Metal Lords não é o professor quem inicia a revolução do rock na escola, mas sim dois alunos: Hunter (Adrian Greensmith), um verdadeiro headbanger, e Kevin (Jaeden Martell), que toca bateria na fanfarra da escola e, apesar de desconhecer heavy metal, encontra em Hunter um grande amigo e, consequentemente, um companheiro de banda.
Ao descobrir que a escola em que estudam terá uma nova Batalha de Bandas, Hunter não aceita ficar de fora e inscreve a Skullfuckers (que depois muda o nome para Skullflowers), sua banda com Kevin. Porém, o caminho até a sonhada vitória nessa Batalha será mais difícil do que imaginam: a falta de dinheiro para a compra de instrumentos, a falta de habilidade e de conhecimento de Kevin sobre o gênero, a predileção dos alunos da escola pela banda mais pop (que é liderada por Clay Moss, interpretado por Noah Urrea, integrante do grupo pop Now United) e, principalmente, a falta de um baixista (afinal, ser comparado com White Stripes está longe dos planos de Hunter).
E para Hunter, como se tudo isso não fosse o bastante, as coisas são ainda mais complicadas: além de sofrer bullying e agressões dos alunos populares do colégio, Kevin, seu parceiro de banda, começa a namorar a violoncelista Emily (Isis Hainsworth) e tenta inclui-la na banda.
Assista ao trailer a seguir:
Inspirada nas experiências musicais de seu roteirista e produtor, D.B. Weiss em parceria com ninguém mais, ninguém menos que Tom Morello, Metal Lords aborda amizade e saúde mental em uma história divertida, com uma excelente trilha sonora, afinal Tom Morello também assina a direção musical do filme (e atua brevemente, na cena em que os “deuses do rock” conversam com Kevin).
Assim como Escola de Rock, Metal Lords não é um filme profundo, mas sim uma comédia para todas as idades, mas que, com leveza, mostra como a música pode salvar vidas e melhorar a relação entre as pessoas, além de ser uma homenagem aos nomes mais icônicos do rock.
A trilha sonora, que vai de Metallica a Guns N’ Roses passando por Avenged Sevenfold e a Skullflower (banda dos protagonistas Hunter e Kevin), ganhou até uma playlist no Spotify e você pode ouvi-la abaixo:
___________
E aí, ficou a fim de assistir Metal Lords? Já assistiu? Conte pra gente o que achou do filme!