Furiosa é uma prequel da estabelecida franquia Mad Max ou seja, é um filme que conta uma história anterior aos eventos de Max Max: A Estrada da Fúria.
O filme, que se passa no universo pós-apocalíptico de Mad Max, conta a história de origem da guerreira renegada Imperadora Furiosa, interpretada anteriormente por Charlize Theron em Max: Estrada da Fúria (2015). Uma jovem Furiosa é sequestrada de seu lar pelos motoqueiros seguidores de Dementus (Chris Hemsworth). A protagonista se vê levada à Citadela, lar de Immortan Joe (Lachy Hume), onde sua batalha para retornar ao lar adquire novas dimensões.
Assim como a saga original e Mad Max: Estrada da Fúria, o filme Furiosa também é dirigido pelo cineasta George Miller. Elementos e personagens marcantes da franquia estão representados a todo momento ao longo do filme, contribuindo para uma visão mais aprofundada do universo de Mad Max.
Um trecho do filme deixa clara a guerra como uma realidade dura, brutal e, acima de tudo, inevitável: a guerra sempre existiu, existe e continuará existindo. Ter esta noção da guerra como pano de fundo dos acontecimentos é primordial para entender os conflitos que se passam, as ações das personagens e a dinâmica da sequência de eventos ocorridos ao longo da trama.
A fotografia da obra cinematográfica é novamente impactante, assim como nos longas anteriores da franquia, trazendo cenas de ação bem construídas, uma jornada épica e contrastes entre cores vibrantes e os tons terrosos do deserto.
Furiosa traz uma enredo envolvente e eletrizante que captura o espectador e aborda a transformação da protagonista. Os 18 anos que separam o rapto de Furiosa, até ela se tornar a Imperatriz que salvou as esposas de Immortan Joe em Estrada da Fúria, são retratados habilmente por meio de cinco atos, em cerca de 2 horas e meia. Contudo, é preciso apontar que o filme tem algumas falhas de roteiro. Ainda que sejam poucas e o longa seja muito bem estruturado, há algumas perguntas importantes que ficam sem resposta.
Quanto aos personagens, Furiosa ganha vida com a atuação fascinante de Anya Taylor-Joy, sendo Alya Browne também excelente ao interpretar a versão mais jovem da protagonista. Anya interpreta uma Furiosa determinada, ousada e corajosa, se juntando ao hall de heroínas icônicas dos filmes de ação, como Ripley, Lara Croft e Sarah Connor. Chris Hemsworth também interpreta de forma impecável o cruel líder Dementus, principal antagonista do filme e um dos seus melhores papéis da carreira. Dementus é um personagem complexo, mostrando-se frio, vingativo e sarcástico. Somos apresentados brevemente às motivações do seu passado e razões para suas atitudes.
Por outro lado, personagens como Jack, o Sábio e o próprio Immortan Joe tinham potencial de contribuir significativamente para o enredo, mas têm um desenvolvimento raso, ficando apagados devido às poucas falas e aparições.
Assim, Furiosa é uma excelente história de origem com protagonistas bem caracterizados e interpretados com excelência, além de ter uma trama brutal e eletrizante, agregando ao universo Mad Max, mas apresenta algumas incongruências e lacunas na trama abordada e desenvolvimento raso de personagens secundários.
Certamente haverá uma divisão entre aqueles que amaram e odiaram a obra, porém, para o Musicult, a obra torna honra o legado da personagem Furiosa, introduzida em A Estrada da Fúria, em 2015, tornando-o ainda maior e lendário.
Confira o trailer abaixo: