No dia 20 de abril, houve uma coletiva de imprensa para divulgar informações da edição de 40 anos do Rock In Rio e uma novidade épica: o Dia Brasil.
A coletiva, apresentada por Roberta Medina, iniciou-se com um vídeo nostálgico sobre a primeira edição do Rock In Rio, que começou com um milhão de fãs do rock na Barra da Tijuca. O vídeo reuniu depoimentos de diversos nomes da música brasileira e personalidades do meio musical para falar sobre o legado e o impacto cultural do festival. “É a Marquês de Sapucaí do Rock’N Roll brasileiro”, disse Dinho Ouro Preto, e “o Rock In Rio mudou totalmente a forma de se fazer show no Brasil”, relatou Erasmo Carlos.
O evento também revisitou o compromisso do festival com a criação de um mundo melhor, por meio da promoção de projetos sociais, da busca por sustentabilidade e de parcerias. Subiram ao palco representantes do Itaú e dos projetos sociais Ação da Cidadania e Gerando Falcões, que anunciaram um importante projeto de combate à fome com previsão de entrega de 1,5 milhões de pratos de comida ao Programa Favela 3D no Morro da Providência, cujo objetivo é a superação da pobreza.
A seguir, foi revelado o mistério por trás do adiamento da venda de ingressos: em razão dos 40 anos de festival, não poderia haver uma edição como as outras. É preciso celebrar essa história e esse legado, agradecendo aos artistas brasileiros. “É através da música que a gente pode triar essas pessoas das bolhas e a gente fazer um gesto de um mundo melhor”, contou Zé Ricardo, cantor e compositor brasileiro responsável pela curadoria musical do Rock In Rio.
Dessa vontade de criar algo diferente e inovador, surgiu a ideia do Dia Brasil (21/09), um dia da programação voltado exclusivamente para o maior encontro da música brasileira em um festival brasileiro.
Conforme contou o cantor, o “Rock In Rio 40 Anos e Para Sempre” irá homenagear diversos estilos da música brasileira (Rock, Samba, Funk, MPB, Soul, Pop, Trap, Jazz, Sertanejo, Eletrônica…) com shows exclusivos, gerando “interações ou algo que ninguém viu”. Cada artista terá 3 músicas e não haverá intervalos entre as apresentações no palco Mundo. O line-up ainda está em construção, crescendo a cada dia – acompanhe no instagram do Rock in Rio.
Após o anúncio da novidade, Roberto Medina revelou também a música Deixa O Coração Falar composta por Zé Ricardo e inspirada pelo documentário We Are The World (Netflix Brasil), reunindo diversos nomes da música brasileira. Segundo o compositor, trata-se de uma canção sobre: escutar o outro; ter empatia; respeitar as diferenças; reconciliar-se. Também foi revelado que o dinheiro arrecado com a música será revertida para os projetos sociais apoiados pelo festival.
Em seguida, Zé Ricardo cantou um trecho de Deixa O Coração Falar, comum apoio vocal. Entretanto, não contávamos com o apoio musical expressivo recebido. Confira abaixo quais vozes participaram deste momento impactante da coletiva de imprensa.
O maior festival de música do mundo é do Brasil e acontece em setembro na Cidade do Rock, localizada no Parque Olímpico na cidade do Rio de Janeiro.