No mês de março chegaram para nós os nomes de cinco cantoras e compositoras brasileiras que vêm batalhando por seu espaço no mercado musical. Estilos, origens, histórias diferentes, mas sempre evocando sua poesia; suas lutas particulares e coletivas em suas letras.
Acompanhamos o trabalho delas e sentimos que vocês também precisavam conhecê-las. Nas próximas linhas teremos a mistura da música cuiabana com o pop punk, a suavidade da MPB e a ponte Brasil-Portugal na diversidade musica das 5 cantoras brasileiras que você deve incluir na sua playlist!
5 cantoras brasileiras pra você conhecer e colocar na sua playlist
A.R.A.N.Y.N
Cuiabana que vive em São Paulo, Aranyn traz em suas composições e performances a força feminina. Tendo como referência outras cantoras como as brasileiras Marisa Monte, Marina Sena, Vanessa da Mata e Duda Beat, além das divas internacionais Miley Cyrus, Adele e Beyoncé e suas histórias de sucesso, Aranyn busca, a partir do que elas inspiram, trilhar seu próprio caminho.
Lançou seu 1º single em 2021, “Sexta-feira” e de lá pra cá vem conquistando novos ouvintes, sobretudo com seu quadro no YouTube, Aranyn Sessions, no qual traz covers das artistas que a inspiram e até canções autorais, como “Cores”, que em breve será lançada nas plataformas de música.
Aranyn convidou o Portal Musicult para seu show no Jai Club, na Vila Mariana, em São Paulo. O show, que aconteceu no dia 21, contou com a abertura de duas outras cantoras cuiabanas amigas de Aranyn, Paula Shaira e Iza Feh, de quem falaremos ainda nesta matéria.
A anfitriã cantou seus singles acima mencionados e outras canções autorais que ficaram como um spoiler do que podemos esperar dessa mulher e artista tão incrível, que não deixa de lado suas raízes. O público presente pôde se deliciar dançando o Lambadão Cuiabano junto de suas colegas também matogrossenses.
Assista ao vídeo de “Cores”
Ella Blum
Quando ouvimos pela 1ª vez o trabalho da Ella Blum, custamos a acreditar que se tratava de uma cantora brasileira. Com composições em inglês, vocais impecáveis e uma sonoridade única, ao ouvirmos seu som é impossível não pensar nas bandas que, inclusive, são referência para a artista. Paramore, Yungblud e Panic! At The Disco são inspirações que a própria Ella nos contou em uma entrevista para o portal.
Seu 1º single foi “Claustrophobia”, de 2021, ano em que lançou outras duas canções, “Unwanted” e “Chaotic Paradise”. Em 2024, Blum voltou à cena de forma bombástica, com o lançamento de “B.O.M.B” no Dia Internacional da Mulher. E é claro que o Musicult estava na festa de lançamento, que também comemorou o aniversário da cantora.
Também atriz de teatro musical, ela vem mostrando a cada nova composição seu talento para lidar com a sonoridade em outra língua, associada a todo o empirismo melódico que traz consigo de tudo aquilo que mais ama ouvir, além de toda a habilidade em performar que vemos em seus clipes.
Em seu canal no YouTube também tem alguns covers publicados. Ah! Por falar em YouTube, aproveite e já vem assistir ao clipe de “B.O.M.B.”, que foi lançado no último dia 15 de março e a gravação foi no Centro Histórico de São Paulo.
IZAFEH
O trabalho de Izafeh chegou até nós no dia do show da Aranyn. Aliás, esse evento foi uma oportunidade incrível para conhecer alguns dos talentos de Cuiabá, já que as três cantoras que se apresentaram são da cidade conhecida por seu calor. Ficou claro o quanto precisamos expandir nossos horizontes e fronteiras quanto consumidores de música: o Brasil é o berço de artistas icônicos, a música corre nas nossas raízes, veias e diversos estados e há muitas cantoras brasileiras que precisam ser conhecidas.
Mas voltando à Iza Feh, sua performance no palco é impecável. Cheia de caras e bocas, dá expressividade ao que canta desde seu olhar até sua extensão vocal. Quanto compositora, narra suas aventuras quanto mulher e quanto artista.
Inclusive, ao apresentar uma de suas canções autorais no show, “Rádio de boteco”, partilha o sentimento de muitos cantores que são também compositores e que cantam nos bares à noite. Parafraseando Iza, ela relatou no show que muitas vezes sente que não há ninguém prestando atenção, sobretudo quando canta uma música autoral.
Confira a canção “Engano”, de Izafeh
Paula Shaira
A jovem cantora também cuiabana (sim, Mato Grosso representou neste mês de descobertas musicais) abriu a noite do dia 21, com a canção autoral “Menina”, criada em parceria com Gabi Shima, de Rondônia. A voz suave de Paula Shaira vai se revelando e mostra extensão e tessitura únicas. Fechar os olhos e ouvir sua voz te faz viajar.
Shaira contou que aquele era seu primeiro show em São Paulo e que estava muito feliz em poder participar daquele momento. Quando ela começou a cantar, já sabíamos que podíamos esperar um grande espetáculo. E assim foi. Outra canção autoral que apresentou foi “Navio”, e citou a referência à avó e à mãe.
Em seu canal no YouTube há diversos vídeos de suas composições e versões que fez de músicas de outros artistas. Vale MUITO a pena conhecer. Vamos deixar aqui um gostinho, com um vídeo da canção “Menina”.
Tainá
É claro que essa lista de cantoras brasileiras não ficaria só na ponte Cuiabá – São Paulo. O Portal Musicult está expandindo as fronteiras e a indicação que encerra essa lista faz a ponte entre Brasil e Portugal
A cantora lançou em junho de 2023 o single “Menina da praia”, com produção de Marcelo Camelo, do Los Hermanos. A equipe de Tainá entrou em contato com o Portal Musicult e anunciou que o novo álbum vem muito em breve e esse single foi apenas um gostinho para abrir os trabalhos da obra que está sendo produzida.
Suas composições cantam sobre a natureza e têm uma brasilidade só dela, apesar de hoje estar vivendo na terra de Fernando Pessoa. Inclusive, foi em Lisboa que sua carreira artística começou, numa noite qualquer, sem quaisquer ganas de entrar para esse mundo. Ela estava passeando pelo bairro da Bica e ao ver um grupo de músicos de rua, foi desafiada pelos amigos a acompanhá-los, cantando o clássico de Tom Jobim, Corcovado.
Em “Menina da praia”, a suavidade da voz de Tainá é como passaporte que faz a gente transitar pelo oceano. É como se Brasil e Portugal estivessem lado a lado, pois te faz flutuar sem sequer notar. É uma voz com cores de aquarela e a tela fica a cargo do ouvinte, pois ativa as mais doces lembranças que se pode ter.
Confira essa joia da nossa música
1 thought on “5 cantoras brasileiras que você deve conhecer agora”