Em 2023, muita gente teve a sensação de que a cada semana um novo festival surgia… e quase foi isso mesmo! Entre edições novas de eventos consagrados e estreias de festivais no Brasil, 2023 teve muito show para todos os públicos, line ups diversos e os clássicos perregues gostosos (ou não) de festivais…
Por aqui, reunimos nossos colaboradores e votamos, considerando line up e organização, nos melhores festivais do ano e elencamos aqui os 10 mais votados!
Os melhores festivais de 2023
1 – Oxigênio Festival
Com Samiam e Chelsea Grin como headliners nos dois dias de festival, o Oxigênio teve um dia menos do que 2022 e mudou de local próximo do dia do evento, o que deixou muita gente com saudade do Campo de Marte, mas essa saudade foi praticamente zero perto da saudade que o público do festival sentia do Rancore, banda que voltou à ativa, fez 2 shows no festival e tornou essa edição a queridinha dos festivais de 2023 pela nossa equipe.
Ah, e considerando o contratempo da mudança de local, a organização soube se virar muito bem. Além disso, o evento contou com muito ska, punk, hardcore e emo no line up.
>>Confira aqui os 10 melhores shows do Oxigênio Festival 2023
2 – Primavera Sound São Paulo
Depois de uma edição histórica em 2022, o festival mudou de produtora e local, indo para o Autódromo de Interlagos. Em 2 dias, The Killers e The Cure foram headliners, mas o evento contou com outros nomes gigantes da música alternativa, levando muito punk pra ver Bad Religion e fãs de pop para ver Carly Rae Jepsen.
“O melhor festival foi o Primavera Sound. Para começar, em vários pontos o público teve acesso à água grátis, tanto em garrafas, copos ou bebedouros – que podiam ser acessados com o copo reutilizável entregue no inicio do evento. Algumas ativações de marcas eram bastante interessantes, como a da marca que distribuia protetor solar durante o festival (os dois dias foram marcados por calor e sol intenso). Outro ponto bastante positivo foi que o espaço comportou muito bem a quantidade de pessoas, nenhum espaço estava ‘cheio demais’ e a mobilidade não foi comprometida, mesmo durante os shows dos headliners. O festival também foi bastante pontual, todas as atrações começaram exatamente no horário previsto pela produção”
Mariana Luiza, redatora e fotógrafa
3 – Balaclava Fest
Com Unknown Mortal Orchestra como o grande nome do line up, quem EMOcionou o público mesmo foi o American Football em mais uma edição bem organizada da festa anual do selo Balaclava, que aconteceu no Tokio Marine Hall.
“Eu amei o Balaclava, é aquele rolê pra você ver de boa, comer alguma coisa sentado no sofá, o local também tem uma infraestrurura ótima”.
Vitória Ataíde, Redatora
>>Confira aqui uma resenha dos shows do Balaclava Fest 2023
4 – GRLS!
Colocando as mulheres no front, o GRLS! fez sua esperada 2ª edição – a primeira foi antes da pandemia de Covid – no Centro Esportivo do Tietê e juntou artistas femininas diversas como Sandy, Manu Gavassi, Lexa, Alcione e nomes internacionais como Jojo e Tinashe.
>>Confira aqui a resenha do GRLS! 2023
5 – Festival Turá
O Turá foca na música brasileira em todas as suas vertentes e, por isso, reuniu no mesmo palco nomes como Mc Hariel, Zeca Pagodinho, Joelma, Pitty, Jorge Ben e Gilberto Gil… impossível essa mistura não dar bom, né? Além disso, o evento que aconteceu no espaço externo do Auditório do Ibirapuera soube usar bem o local e além de ativações de marca bem legais, tinha bastante espaço para descanso, alimentação e bebidas.
>>Confira aqui a resenha do Turá 2023
!! A partir daqui, todos os festivais receberam 2 votos cada um, por isso, a ordem utilizada será de data- do festival que aconteceu no começo do ano ao festival mais recente.
6 – Lollapalooza
Anunciado como uma edição história, comemorando 10 anos do festival no Brasil, infelizmente o Lollapalooza 2023 ficou marcado por cancelamentos, incluindo os headliners Drake e Blink-182, mas, apesar de tudo, Lolla é Lolla e outros nomes gigantes do line como Rosalía, Tame Impala, Billie Eillish, Rise Against e os substitutos Twenty One Pilots além da estrutura do evento fizeram tudo valer a pena.
“Apesar de meu principal motivo de ida, o Blink-182, ter cancelado e não ter recebido minha pulseira no Rio de Janeiro (tendo que buscar no dia do festival), achei o evento organizado e gostei bastante da minha primeira edição (em termos de locomoção, espaço escolhido, transporte de ida e volta, atrações, distribuição de palcos e artistas, alimentação, disponibilidade de banheiros)”.
Gabriela Pavão, redatora
7 – Monsters of Rock
Outro festival retornando após a pandemia, o Monster of Rock é menor, por ser no Allianz Parque, ou seja, não conta com as inúmeras ativações de marca que outros festivais trazem, mas para os fãs do bom e velho rock’n roll é o melhor evento, afinal, como o nome diz, reúne os gigantes, como Kiss, Scorpions e Deep Purple.
>>Confira aqui a resenha do Monsters of Rock 2023
8 – Summer Breeze
Estreando no Brasil depois de anos na Europa, o Summer Breeze tem esse nome “fofinho”, mas reúne nomes pesados do metal e suas vertentes. Em seu primeiro ano em São Paulo, o festival trouxe Stone Temple Pilots, Skid Row, Kreator, Blind Guardian e muito mais. E o line up de 2024 já foi divulgado, deixando a gente com uma mega ansiedade!
>>Confira quais foram os melhores shows do Summer Breeze 2023
9 – Coala
Nome mais conhecido dentre os festivais focados em música brasileira, o Coala 2023 reuniu desde nomes consagrados, como Jorge Ben e Fafá de Belém, a bandas mais novas, como Sophia Chablau e Uma Enorme Perda de Tempo, além de promover encontros como Ana Frango Elétrico e Jards Macalé, Marina Lima e Fernanda Abreu, Péricles e Tim Bernardes… isso tudo somado a uma organização impecável, boas ativações e cuidado com o público.
>>Relembre aqui como foi o Coala Festival 2023
10 – Replay
Com um line up que parecia inacreditável, o Replay fez sua estreia no Rio e em São Paulo, reunindo nomes que fizeram muito sucesso nos anos 2000, além de ser o único festival a trazer a tão pedida volta da banda Cine.
“Apesar dos atrasos nas atrações, o lineup do Replay foi o mais diversificado, no melhor lugar e com ativações interessantes.”
Paola Oliveira, fotógrafa
>>Veja tudo sobre a primeira edição do Replay
E o seu festival preferido de 2023, qual foi? Deixe um comentário!
*Essa lista foi editada por Letícia Pataquine e contou com a participação de Flávia Carvalho, Fernando Florêncio, Mariana Luiza, Danilo Costa, Mara Alonso, Guilherme Polonca, Felipe Souza, Gabriela Pavão, Lucas Callut, Paola Oliveira, Fernando Vinícius e Vitória Ataíde (editores, redatores e fotógrafos do Musicult).