Diretamente do subúrbio do Rio de Janeiro, em 2009, a NDR, New Day Rising, começou quando 5 amigos decidiram montar uma banda de hardcore e com músicas autorais.
Com 12 anos de estrada, a NDR segue amadurecendo e trazendo, em seu som rápido e pesado, letras conscientes, assertivas e críticas. E com tanto tempo, algumas mudanças rolaram e atualmente a banda é formada por 4 pessoas: Thiago Vieira na guitarra, Caique Xavier no baixo, Felipe Vieira na bateria e Renato (vulgo Raxta) nos vocais.
Uma das vozes mais potentes do rock periférico, a NDR é, segundo seus próprios integrantes, mais que música, é um modo de fazer resistência cultural e política no Rio de Janeiro.
E depois de dedicar tantos anos ao hardcore e à luta política, a banda agora lança seu primeiro full álbum em 2023, intitulado Da Virtualidade da Ignorância à Presentificação do Brutal Real.
Produzido em uma fase de transição da banda, todo o contexto político, social e, por consequência, cultural de 2018 até 2023 é o grande mote dos assuntos abordados no disco, que teve a arte da capa feita por Renato Raxta com auxílio de Inteligência Artificial, visto que o álbum aborda justamente a influência dessa ferramenta no dia a dia, além da “exploração capitalista da vida, o racismo e genocídio promovido pelos burgueses na figura do estado policial e a farsa identitária de inclusão pela representatividade”.
Mas também há um lado mais melódico, com letras mais subjetivas e emotivas dentre as 10 faixas – 9 de total autoria da banda, além de “Só há fraqueza aqui”, uma composição de Bernardo Tavares, da banda Circus.
Se você gosta de hardcore melódico e também de Rage Against The Machine, NDR é a banda perfeita pra você. Ouça o álbum na sua plataforma favorita e siga a banda no Instagram.
>>Conheça outras indicações do Musicult