O New Faces Rock, site, que como o nome diz, é focado é rock, é também uma grande vitrine para new faces, ou melhor, novos rostos do underground brasileiro. E foi partindo daí que rolou no último sábado, dia 25, o New Faces Rock Festival!
A festa, que rolou no Seven Bar, em Santo André, reuniu 6 bandas: Skilla, Fortalece, Beliant, Vulto, Reviere e Colina.
Começando às 17h, as bandas Skilla e Fortalece foram as primeiras a se apresentar no New Faces Rock Festival. A primeira, voltando à ativa, fez sua reestreia no palco do evento, já a Fortalece é uma banda mais nova, mas nem por isso menos preparada e ainda trouxe uma surpresa: das entrevistas para o palco, mais precisamente no baixo, Fabio Zombie, que é um dos colunistas do New Faces fez sua estreia na banda.
E falando em estreias, outra banda nova na cena hardcore e post-hardcore que marcou presença nos palcos do New Faces Rock Festival foi a Beliant, terceiro show, já para um Seven Bar bem cheio.
Entre um show e outro, era possível não só trocar uma ideia com as bandas e com a equipe do New Faces, mas também comprar merch, pulseirinhas da Bula no Pulso, participar dos sorteios e até fazer uma tattoo, mas o principal era a troca de ideias e o reencontro dos amigos.
Saindo da vibe hardcore melódico que tomou conta dos 3 primeiros shows, a Vulto subiu ao palco dando uma aula de punk rock, formando ali a primeira roda do New Faces Rock Fest, e tocando até um cover de “Psycho Therapy”, dos Ramones.
Mas depois do punk, o hardcore melódico tomou conta novamente com a Reviere, nome já grande no cenário underground, especialmente no ABC, região das bandas que se apresentaram no festival. E pra fechar, o emocore da Colina (que tem emo até no nome que apresentam nas redes sociais) foi a trilha sonora do último show, com o vocalista Carlos Alves se apresentando no meio da plateia.
Em todos os shows, era possível ver nas bandas e na galera que estava assistindo a felicidade de fazer parte de um rolê que não só fortaleceu bandas novas que estão no corre que toda banda independente enfrenta, mas também por ser organizado por pessoas que de fato entendem desse corre e que estão lado a lado com as bandas, fazendo boa parte (ou melhor, tudo) do que faz pelo amor à cena.
E claro que eu não ia deixar de falar da minha parceira e organizadora do rolê, Jully Custódio, que mostrou no New Faces Rock Festival e mostra todo dia no trabalho do site que a cena underground tem que ser ocupada cada vez mais por mulheres negras e deixar de ser essa cena majoritariamente branca e masculina.
Jully foi uma atração à parte, já que tem um talento natural pra falar em público, além de ser super divertida e sincera – sim, ela confirmou que se estressou um pouquinho durante a organização do festival… mas se não tivesse estresse, a organização não teria sido tão boa como foi.
Sem filas, sem brigas, sem problemas, só muito hardcore – punk ou melódico – e muita união na cena foi o que se viu no New Faces Rock Festival. Já podemos contar com a edição de 2024? Segue o New Faces Rock pra não perder!
>> Fotos por @danilo.costafotografia