Junior Lima ficou conhecido pelo dueto com sua irmã Sandy e desde cedo aprendeu a lidar com os holofotes e a fama. O dueto Sandy & Junior conquistou o coração de muitos brasileiro nos anos 90 e 2000, até chegar ao fim em 2007. Sandy seguiu carreira solo; Junior também, com projetos paralelos, os irmãos seguiram seus caminhos até se reencontrarem em 2019 para uma turnê nostálgica – seria a volta de Sandy & Junior? A resposta é não, mas foi o início de uma nova jornada na vida de Junior: o sonho de finalmente lançar seu primeiro álbum e voltar para a música pop.
Com esse estalo que o trouxe de volta para a realidade pop, Junior decidiu então compor e produzir músicas para o álbum, mas encontrou uma grande dificuldade no caminho: a pandemia. Ainda assim, o cantor, compositor e multinstrumentista não deixou seu sonho de lado. Foram anos de trabalho com parcerias certeiras dentro das produções de cada som, com direito inclusive a camp criativo. O resultado de todo o trabalho, esforço e dedicação finalmente pode ser encontrado nas plataformas de músicas: o álbum Solo — Vol. 1 estreou no último domingo (29/10), com direito a clipe para a música que abre o álbum “De Volta Pra Casa“.
Junior reencontrou sua essência dentro do pop
O nome da primeira música é de fato como Junior diz se sentir ao finalmente lançar o primeiro disco solo dentro do gênero Pop. No clipe de “De Volta Pra Casa“, Junior canta, dança e mostra que ele finalmente se sente de volta.
“[escolher apenas uma música para definir a essência] É muito limitante. Não foi a toa que escolhi ‘De Volta Pra Casa’ para ser a primeira música foco, porque eu sinto que ela dá uma boa pincelada no que o disco vai trazer. Acho que ela passeia por várias partes do disco, é uma música que tem bastante relevo em momentos diferentes, andamentos diferentes e é uma letra bastante pessoal.”, confessou Junior ao ser questionado sobre qual música mais representaria a sua essência.
E faz sentido. Ao ouvir o disco por completo, é possível notar diferentes camadas do artista. Cada faixa é um pedacinho de sua essência, cada letra traz vivências e desabafos de um músico que já viveu muitas histórias nesse mundo da fama, mas sempre foi associado aos familiares, raramente reconhecido por seu próprio talento.
Como uma das estratégias de divulgação, Junior usou seu perfil na plataforma TikTok para se apresentar ao público mais jovem e de gerações que vieram bem depois de seu sucesso na dupla Sandy & Junior. Ao ser questionado se esse é seu atual público-alvo, o cantor esclareceu “Eu pelo menos não tenho essa manha de falar ‘ah, eu vou fazer o som para esse público específico’, principalmente num projeto como esse. Eu fiz pensando no meu gosto acima de qualquer coisa e confiando que ia vir uma galera comigo e que alguém iria se identificar […] eu fiz o disco que eu queria ouvir […] talvez seja até meio clichê, mas eu quero o público que me quiser”.
Assista ao clipe de “De Volta Pra Casa” de Junior Lima
Mas nem só de puro pop vive o álbum recém-lançado. Cada música tem sua própria personalidade e detalhes que diferem entre si. É possível, por exemplo, notar referências de R&B, Rock e até Bossa Nova no decorrer das faixas. Na faixa “Foda-se“, por exemplo, Junior declara um texto libertário escrito por Dani Black enquanto um groove eletrônico nos deixa envoltos com o ritmo.
Como não poderia ficar de fora, tem músicas que foram feitas em homenagem aos filhos do cantor com a esposa Mônica Benini, os pequenos Otto (a quem Junior dedica a música “Dom“) e Lara (inspiração para a música “Novo Olhar“).
E o futuro?
Solo – Vol. 1 mal foi lançado e já sabemos que o Vol. 2 está a caminho. Em seu processo criativo, Junior chegou a escrever mais de 50 músicas, sendo onze (mais dois interlúdios) irão entrar em um segundo e futuro lançamento, que o músico pretende lançar ainda no primeiro semestre de 2024.
Já sobre uma possível turnê ainda não há muitas novidades, o cantor chegou a comentar que ele ainda pretende finalizar e lançar a parte 2 para aí sim pensar em fazer shows. Para os fãs resta ter paciência e aproveitar para ouvir todas as músicas e decorar para um futuro show.
Ouça o álbum Solo – Vol. 1 de Junior Lima
Confira as faixas do álbum Solo – Vol. 1
- De Volta Pra Casa (bibi, Mayra, Junior, Thalles Horovitz)
- Sou (Tony, Kleber, Junior, Xororó)
- Tentando Acertar (Barbara Dias, Thalles Horovitz, Jenni Mosello, Junior, Lucas Romero)
- Passar dos Danos (Lucas Nage, Jenni Mosello, Junior, Vitor Kley)
- Foda-se (Dani Black, Junior)
- Gatilho (Vivian Kuczynski, Barbara Dias, Lucas Nage, Jenni Mosello, Junior)
- Ninguém É Santo (Junior, Vivian Kuczynski, Barbara Dias, Filipe Toca, Felipe Vassão)
- O Dom (Tony, Kleber, Junior, Xororó)
- Novo Olhar (Junior, Thalles Horovitz, Felipe Vassão)
- Paraquedas (Jenni Mosello, Thalles Horovitz, Deco Martins, Junior)