
Jonno Davies as “Robbie Williams" in Better Man from Paramount Pictures.
Em tempos de cinebiografias genéricas, Better Man, que estreia nos cinemas de todo o Brasil nesta quinta-feira (13), inova com uma visão artística e consciente da vida cheia de altos e baixos do popstar britânico Robbie Williams, representando-o como um macaco em CGI.
Não tem como ignorar que nos últimos anos biografias ganharam espaço e que a cada 10 lançadas, quatro têm uma abordagem que faz jus a carreira dos biografados, exemplos como o poderoso Johnny & June, Rocketman e o mais recente Um Completo Desconhecido.
Em Better Man, o maior diferencial que notamos de imediato é justamente o fato do personagem principal ser representado por um macaco, mas por que essa escolha? O próprio Robbie Williams explica que é como ele se sentia diante dos palcos.
A obra mostra um Robbie em busca de fama, algo que sempre foi colocado em sua cabeça, principalmente pelo seu pai e isso acaba sendo o norte do longa: Robbie e seus monstros internos, o uso de drogas, o “céu e o inferno” de seus relacionamentos e o alto preço pago para o sucesso.
A direção de Michael Gracey (“O Rei do Show”) consegue demonstrar de forma clara e com várias metalinguagens a cabeça de Robbie, de forma que o sentimento primitivo fica evidente em movimentos e trejeitos do personagem. O uso da câmera e as coreografias também são bem trabalhados.
E o CGI? A discussão sobre o uso é algo que sempre vem à tona, principalmente quando é um personagem de computação interagindo com humanos, levando nosso olhar para o vale da estranheza, mas aqui isso não acontece, acredito que por apresentar um macaco com características humanas, ele consegue ser um pouquinho cartunesco, o que leva o espectador a comprar toda a proposta do filme, até mesmo em uma luta digna de filmes de super-heróis (ou de anime) no final. E, graças ao trabalho impecável da WETA, estúdio também responsável pelos efeitos especiais da franquia “Avatar”, o filme conquistou uma indicação ao Oscar 2025 de Melhores Efeitos Visuais.
Mas se tiver dúvidas sobre tudo o que falei por aqui, procure a cena de “rock DJ” no YouTube e se maravilhe com esse “plano sequência”.
Confira o trailer de Better Man – A História de Robbie Williams:
Resenha por Danilo Costa