
Michael Jackson e Spike Lee (Reprodução/Divulgação)
Aproveitando a expectativa para o Oscar 2025, lembramos alguns diretores de cinema premiados, e que já mostraram suas habilidades também ao dirigir videoclipes.
>>Gosta de videoclipes? Confira os melhores de janeiro de 2025
10 cineastas vencedores do Oscar e diretores de videoclipes
1 -David Fincher
Vamos começar com a elite, tá? David Fincher, vencedor do Oscar de 2011 por A Rede Social, é um grande diretor de videoclipes, com um currículo de dar inveja a qualquer um, já que temos no portfólio 40 produções para artistas como Nine Inch Nails (“Only”), Paula Abdul (“Forever Your Girl”), Rolling Stones (“Love is strong”), Aerosmith (“Janie’s got a gun”) entre outros, mas os mais icônicos videoclipes dirigidos por David Fincher são “Freedom’90, do George Michael e “Vogue”, da Madonna.
Além disso, David Fincher é responsável pelo curta-metragem “Who is it?”, do Michael Jackson. E seu videoclipe mais recente é de 2013, “Suit & Tie”, do Justin Timberlake.
2 – Martin Scorsese
O famoso meme de Martin Scorsese, “Absolute cinema” se encaixa perfeitamente em sua filmografia, que o levou a diversas indicações ao Oscar, e uma vitória em 2007 com Os Infiltrados, mas também pode ser usado para falarmos do videoclipe que ele dirigiu: nada mais, nada menos que “Bad”, do Michael Jackson, cuja versão oficial tem 18 minutos, quase um curta.
3 – Spike Lee
E já que falamos muito de Michael Jackson, é fato que o rei do pop sabia escolher diretores de cinema para seus videoclipes. Lá em 1996, ele chamou Spike Lee, que também dirigiu o videoclipe de “Fight the Power”, do Public Enemy, para dirigir “They don’t care about us”, o videoclipe gravado no Brasil.
O vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Adaptado em 2019, por Infiltrado na Klan, também dirigiu o videoclipe de “Headlights”, do Eminem.
4 – Michel Gondry
Outro diretor com um portfólio impecável no cinema e também nos videoclipes, Michel Gondry ganhou o Oscar de melhor roteiro com Brilho Eterno de Uma Mente sem Lembranças, em 2005, e já dirigiu videoclipes de artistas gigantes como Björk, Lenny Kravitz, Black Crowes, Sinéad O’Connor, Rolling Stones, The White Stripes e Kylie Minogue, mas seus maiores ícones no audiovisual da música são os videoclipes de “Around the World”, do Daft Punk, e o icônico “Everlong”, do Foo Fighters.
5 – Jonathan Glazer
O diretor que ganhou o Oscar de 2024 com Zona de Interesse também é responsável pelos videoclipes de “Karma Police”, do Radiohead, “Into My Arms”, de Nick Cave & The Bad Seeds, “The Universal”, do Blur e “Virtual Insanity”, do Jamiroquai.
6 – Spike Jonze
Vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2014 pelo filme Her, Spike Jonze dirigiu o também premiado ator Christopher Walken (Melhor Ator Coadjuvante em 1979, pelo filme O Franco Atirador) no videoclipe de “Weapon of Choice”, do Fatboy Slim.
Outra parceria entre o DJ e o diretor foi no videoclipe de “Praise You”.
7 – Sofia Coppola
Vencedora do Oscar em 2003 por Encontros e Desencontros, Sofia Coppola é a queridinha dos indies. Ela já dirigiu o videoclipe de “Chloroform”, do Phoenix, banda do marido da diretora, Thomas Mars, e é a responsável pelo clássico, sensual e minimalista videoclipe de “I Just don’t know what to do with myself”, do The White Stripes, com Kate Moss como protagonista.
8 – Kathryn Bigelow
Além de ser a primeira mulher a ganhar o Oscar de melhor direção em 2010, com o filme Guerra ao Terror, Kathryn dirigiu o videoclipe de “Touched by the Hand of God” do New Order em 1987.
9 e 10 – Daniel Kwan e Daniel Scheinert
A dupla de “Daniels” que venceu o Oscar por Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo em 2022 também já trabalhou na direção dos videoclipes de “Simple Math”, da Manchester Orchestra, “My machine”, do Battles, “Simple song”, do The Shins e o viral “Turn down for what”, de DJ Snake com Lil Jon.