
The Cult (Divulgação)
A banda de rock inglesa The Cult (ex-The Death Cult) completou 40 anos de estrada em 2024, comemorando com uma turnê mundial que vem sendo aclamada por fãs de diversos países e chega ao Brasil em fevereiro de 2025.
Seu legado como um dos nomes mais emblemáticos do hard rock contempla uma discografia atemporal que marcou a história do rock mundial, com hits como She Sells Sanctuary (1985), Fire Woman (1989) e Rise (2001).
Desde o álbum de estreia Dreamtime (1984), já era possível perceber elementos que se tornariam clássicos da banda: influências góticas, riffs de guitarra e melodias marcantes, que marcam o som da banda.
0 grupo comandado por Ian Astbury (vocalista) e Billy Duffy (guitarrista), criado na cidade de Bradford no Reino Unido, se destaca pela sua capacidade de inovação, reunindo em todos os seus trabalhos letras profundas, sonoridade única, riffs de guitarra, hard rock, elementos do rock psicodélico e melodia no repertório.
Aliás, é notória sua persistência em inovar sem deixar a essência de lado. O grupo poderia facilmente ter se limitado a turnês voltadas para os seus clássicos consagrados da década de 1980, mas escolheu continuar lançando trabalhos de excelência, como o disco Under the Midnight Sun (2022), descrito pela crítica especializada como uma verdadeira “fúria melódica”. A banda segue se reinventando ao longo das décadas e evoluindo seu som de forma autêntica, mantendo-se relevante e atual.
Influência e Legado
Para além das suas músicas, a The Cult influenciou significativamente as novas gerações de bandas e artistas do rock ao longo das suas décadas de existência, como: Soundgarden, The Darkness e Alice in Chains. Este permanece o seu maior legado: influenciar e perpetuar o Rock’n Roll de peso, autenticidade e melodia.
Em uma entrevista concedida à Loaded Magazine, Billy Duffy comentou sobre essa influência exercida pela banda sobre artistas do movimento grunge nos anos 1990:
“Seria leviano afirmar que o Cult inventou o movimento grunge. Mas, certamente, influenciamos várias das bandas que participavam dele. Há alguns fatos que devem ser destacados. A primeira faixa do nosso segundo álbum chama-se ‘Nirvana’. E ao assistir o documentário ‘Twenty’ do Pearl Jam, você verá que a primeira cena do documentário os mostra tentando acessar a porta dos fundos do nosso show. E ‘She Sells Sanctuary’ também influenciou algumas daquelas bandas, já que a canção tornou-se um grande hit em Seattle”.
Apesar de a banda não ter o mesmo alcance de outros nomes do rock como Guns’N Roses, Metallica, Aerosmith e Led Zeppelin, é altamente respeitada no cenário musical do rock, mantendo seu público de fãs fiéis e conquistando novas gerações.
No Brasil, Baroness abrirá a festa
O quarteto norte-americano Baroness, uma das mais autênticas e potentes formações de heavy metal da atualidade, abrirá os shows do The Cult no Brasil.
O grupo ficou mundialmente famoso com o lançamento do aclamado álbum “Purple” (2015), que atingiu a 10ª posição no Entertainment Weekly’s Top 40, além de figurar na lista dos melhores discos lançados naquele ano das principais revistas especializadas de todo o mundo, como a Rolling Stone.
Indo muito além dos limites de uma banda metal, o Baroness tornou-se reconhecido internacionalmente como uma força criativa desafiadora, explosiva e absolutamente autêntica.
SERVIÇO – The Cult no Brasil
Rio de Janeiro
- Data: 22 de fevereiro de 2025
- Local: Vivo Rio – Av. Infante Dom Henrique, 85 – Parque do Flamengo, Rio de Janeiro – RJ
- Ingressos: https://fastix.com.br/events/the-cult-rio-de-janeiro
São Paulo
- Data: 23 de fevereiro de 2025
- Local: Vibra SP – Avenida das Nações Unidas, 17955 – Vila Almeida – São Paulo, SP
- Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/evento/thecult-sp
Curitiba
- Data: 25 de fevereiro de 2025
- Local: Live Curitiba – Rua Itajubá, 143 – Novo Mundo, Curitiba – PR
- Ingressos: https://fastix.com.br/events/the-cult-curitiba