Seja em formato de série ou filme, desde best-sellers aclamados pela crítica e pelo público até obras menos conhecidas, que também são maravilhosas, é sempre emocionante ver nossas histórias favoritas ganharem vida nas telas, e em 2025 vários livros ganharão adaptações para o cinema e o streaming.
E pra você ir se preparando, a gente listou os 16 livros que ganharão adaptações em 2025, confira e monte sua wishlist do que assistir (e ler) este ano!
16 livros que ganharão adaptações em 2025
1 – Na Estrada com o ex
Beth O’Leary é uma autora conhecida pelos seus romances leves e espirituosos que aquecem nosso coração. Um desses livros, Na Estrada com o Ex, ganhou uma adaptação pela Paramount.
A história acompanha as desventuras amorosas de Dylan (Laurie Davidson) e Addie (Emma Appleton), um ex-casal que, às vésperas do casamento de uma amiga em comum, tem seus caminhos cruzados novamente durante uma viagem de carro. Após o veículo de Dylan colidir com outro, Addie acaba se vendo obrigada a oferecer carona, dando início a uma viagem cheia de imprevistos.
A série estreou no Paramount+ Reino Unido no dia 26 de dezembro, mas ainda não tem data de lançamento no Brasil, o que provavelmente será em 2025. Seguimos torcendo e curiosos para conferir como ficou essa adaptação!
2 – Mickey 17
Uma das adaptações de livros mais esperadas de 2025 é a adaptação cinematográfica de Mickey 7, livro de Edward Ashton, que já teve seu lançamento adiado duas vezes pela Warner. O filme é dirigido pelo premiado diretor sul-coreano Bong Joon-ho (Parasita) e protagonizado pelo ator Robert Pattinson (The Batman).
A história se passa em um futuro distópico, em que missões de colonização espacial escolhem um tripulante “descartável” para realizar tarefas perigosas. Quando esse azarado indivíduo morre, ele é clonado, e o clone assume suas responsabilidades. Mas tudo muda quando um desses “descartáveis” sobrevive e retorna à nave, apenas para descobrir que seu clone já tomou seu lugar e não está disposto a abrir mão dele.
Mickey 17 tem estreia marcada para 18 de abril, exclusivamente nos cinemas.
3 – O Clube do Crime das Quintas-Feiras
A Netflix será a responsável por uma das adaptações de livros de 2025, no caso o aclamado O Clube do Crime das Quintas-Feiras, de Richard Osman.
O filme é dirigido por Chris Columbus (Harry Potter e a Pedra Filosofal) e conta com um elenco principal estrelado, incluindo Pierce Brosnan, Helen Mirren, Ben Kingsley e Celia Imrie. Um dos produtores é ninguém menos que Steven Spielberg (Tubarão), que inclusive visitou o set de filmagens e registrou um momento fofo com o elenco!
O livro acompanha as aventuras de quatro idosos que se reúnem todas as quintas-feiras para, pelo menos oficialmente, discutir ópera japonesa. Mas, na verdade, eles aproveitam o horário para investigar casos policiais antigos e sem solução, acreditando que podem trazer justiça às vítimas e identificar os culpados.
4 – Percy Jackson e o Mar de Monstros
A segunda temporada de Percy Jackson e os Olimpianos irá seguir a ordem dos livros e adaptar O Mar de Monstros, continuação da saga de Rick Riordan.
Na trama, que pode sofrer alterações na adaptação para a TV, acompanhamos Percy Jackson, Annabeth Chase e Grover Underwood de volta ao Acampamento Meio-Sangue, que já não é mais o refúgio seguro de antes. Agora, o local está em caos, e eles precisam encontrar o Velocino de Ouro, um artefato mágico capaz de proteger o acampamento da destruição. Com a árvore de Thalia envenenada, as fronteiras mágicas que protegem o lugar estão ameaçadas, e o trio embarca em uma emocionante missão em busca do antídoto.
Entre as novidades do elenco estão a atriz e cantora Andra Day como Athena, mãe de Annabeth, e Tamara Smart interpretando a importante personagem Thalia.
A nova temporada de Percy Jackson e os Olimpianos está prevista para 2025. Enquanto isso, você pode assistir à primeira temporada no Disney+!
5 – Dias Perfeitos
Raphael Montes coleciona adaptações de seus livros para o cinema e o streaming, e em 2025 não será diferente. Depois do sucesso de Uma Família Feliz nos cinemas e Bom dia, Verônica, na Netflix, mais um best-seller do escritor carioca chegará às telinhas.
A trama sombria de Dias Perfeitos terá como protagonistas Julia Dalavia e Jaffar Bambirra, que interpretarão o estudante de medicina Téo e a jovem roteirista Clarice. Na história, Téo se apaixona por Clarice, que está escrevendo um road movie chamado Dias Perfeitos, e decide sequestrá-la como parte de um plano para conquistar seus sentimentos.
A série também conta com Fabíula Nascimento e Débora Bloch no elenco e teve seu primeiro trailer exibido na CCXP 24. A produção tem estreia prevista para 2025 no Globoplay.
6 – A Casa dos Espíritos
Após a adaptação de Cem Anos de Solidão pela Netflix, é a vez do Prime Video apostar em outro clássico do realismo fantástico. A Casa dos Espíritos, da consagrada escritora chilena Isabel Allende, promete encantar o público com a saga da família Trueba. A história abrange quatro gerações, retratando revoluções políticas, transformações sociais e conflitos familiares, em paralelo com a própria história do Chile. Os acontecimentos resultam em intrigas que separam o patriarca da família de sua querida neta.
O ator mexicano Alfonso Herrera (ex-RBD) dará vida a Esteban Trueba, enquanto Nicole Wallace e Dolores Fonzi interpretarão Clara del Valle em diferentes fases. A série terá oito episódios e está prevista para estrear em 2025.
7 – The Chronology of Water
Kristen Stewart (Crepúsculo) fará sua estreia como cineasta ao dirigir a adaptação do livro de memórias da escritora Lidia Yuknavitch.
Lançado em 2011, The Chronology of Water é uma narrativa intensa que trata de temas como abuso, vício, amor e autodestruição, mas também celebra a sobrevivência e a criatividade, começando com a vida conturbada da autora e terminando em seu amor pela arte, natação e maternidade. Além de dirigir, a premiada atriz também assina o roteiro do longa.
8 – A Mulher na Cabine 10
Mais um suspense que promete te surpreender na Netflix. A Mulher na Cabine 10, da autora Ruth Ware, acompanha uma jornalista que testemunha um passageiro sendo jogado ao mar enquanto cobre a viagem inaugural de um luxuoso navio. Após o ocorrido, ela é informada de que nada aconteceu, pois não há nenhum tripulante ou passageiro faltando na lista. Mesmo assim, ela decide seguir seus instintos e iniciar uma investigação por conta própria.
O elenco conta com grandes estrelas, como Guy Pearce, Hannah Waddingham, Kaya Scodelario, David Ajala, David Morrissey, Christopher Rygh, Paul Kaye e Gugu Mbatha-Raw, além de Keira Knightley, já confirmada como protagonista. O filme tem estreia prevista para 2025.
9 – Bridget Jones: Louca Pelo Garoto
Uma das adaptações de livros mais bem-sucedidas da história ganhará um novo capítulo em 2025: chegou a hora de acompanhar a nossa heroína imperfeita Bridget Jones em mais uma de suas divertidas histórias.
No quarto longa da franquia, Bridget (Renée Zellweger) vive os desafios de conciliar a criação de seus dois filhos sozinha após ficar viúva e de chegar aos cinquenta anos, enquanto se questiona se já está pronta para voltar a namorar.
Grande parte do elenco original retornam, como Hugh Grant, Emma Thompson, além de Renée. As novas adições foram Chiwetel Ejiofor, Leo Woodall e Isla Fisher. O longa estreia 13 de fevereiro de 2025 nos cinemas brasileiros.
10 – Quarta Asa
Entre dragões, amores e inimigos, a jovem Violet precisará enfrentar seus maiores medos na adaptação de Quarta Asa, primeiro livro da saga The Empyrean. A série foi anunciada pelo Prime Video, com a showrunner Moira Walley-Beckett, que criou a aclamada série Anne com um E.
Na trama, Violet é uma jovem determinada que embarca em um treinamento rigoroso em uma escola de elite para cavaleiros de dragões, situada em um mundo brutalmente mágico. No decorrer da história, ela se vê dividida entre o dever, os laços de amizade e o desejo de proteger aqueles que ama, enquanto enfrenta ameaças que desafiarão suas próprias convicções. A adaptação ainda não teve seu elenco divulgado.
11 – Se Não Fosse Você
Mais uma obra da autora Colleen Hoover adaptada para o cinema, Se Não Fosse Você traz Allison Williams (de Corra!) no papel de Morgan Grant, uma jovem que ao se tornar mãe de Clara (interpretada por McKenna Grace), abre mão de seus próprios sonhos em nome da maternidade. Quando Clara entra na adolescência, a relação entre mãe e filha se torna cada vez mais conturbada, especialmente após o trágico falecimento de Chris (Dave Franco), marido de Morgan e pai de Clara.
A produção do filme só foi liberada após o estrondoso sucesso de É Assim que Acaba, outro best-seller de Colleen Hoover. A direção ficará por conta de Josh Boone, de A Culpa é das Estrelas.
12 – Hamnet
Hamnet é a adaptação do romance da escritora irlandesa Maggie O’Farrell, que traz uma visão ficcional sobre a morte do filho de William Shakespeare e como essa tragédia devastadora inspirou a criação de Hamlet, uma das peças mais celebradas de todos os tempos.
A direção ficará por conta da ganhadora do Oscar Chloé Zhao (Nomadland), o filme ainda tem um elenco de peso que inclui Paul Mescal, Jessie Buckley e Joe Alwyn. Além disso, Steven Spielberg é um dos produtores do projeto.
13 – De Férias com Você
A Netflix adaptará o encantador livro De Férias com Você, de Emily Henry. A autora, conta lista extensa de best-sellers,e já tem diversas obras programadas para futuras adaptações.
Nesta história, o elenco principal já foi anunciado: Tom Blyth, conhecido por seu papel como Snow em Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes, será Alex Nilsen, enquanto Emily Bader, que atuou na série My Lady Jane, interpretará Poppy Wright.
Na trama temos dois melhores amigos completamente opostos, dez viagens de verão e uma última chance para se apaixonar.
Poppy tem tudo o que sempre quis, mas se sente presa à rotina. Quando alguém lhe pergunta sobre a última vez que foi realmente feliz, sua mente volta à última viagem que fez com Alex, seu melhor amigo. Desde então, eles não se falaram mais. Determinada a recuperar a amizade e, talvez, algo mais, Poppy o convida para uma nova viagem de férias. Milagrosamente, Alex aceita. Agora, Poppy tem uma semana para consertar o que deu errado e enfrentar um grande segredo que paira sobre sua amizade que parecia perfeita.
14 – O Morro dos Ventos Uivantes
Mais um remake da clássica obra da escritora britânica Emily Brontë. Desta vez, a adaptação ficará sob a direção de Emerald Fennell, do irreverente Saltburn. A cineasta repete a parceria com Jacob Elordi (Saltburn), além de Margot Robbie (Barbie) como uma das protagonistas.
A nova adaptação já tem gerado polêmica, após críticas de fãs e especialistas sobre as escolhas de elenco. O personagem Heathcliff, que será interpretado por Elordi, é descrito no texto original como “um cigano de pele escura”, o que levantou debates sobre o apagamento racial, algo que também ocorreu em versões anteriores da obra.
O Morro dos Ventos Uivantes explora as intensas relações entre duas famílias, os Earnshaw e os Linton, com o romance tumultuado entre Heathcliff, um órfão adotado pelo Sr. Earnshaw, e Catherine, a filha do patriarca.
15 – Sete Dias em Junho
Sete Dias em Junho será adaptado para uma série de TV pelo Amazon Prime. A adaptação e o roteiro fica por conta de Felicia Pride, enquanto a autora do romance, Tia Williams, será uma das produtoras executivas.
Na história, Eva Mercy é uma escritora best-seller de livros eróticos e mãe solo, enquanto Shane Hall é um romancista recluso e premiado, que desperta curiosidade por onde passa.
Quando os dois se reencontram inesperadamente em um evento literário, lembranças há muito enterradas vêm à tona. O que ninguém sabe é que na adolescência, Eva e Shane viveram uma semana arrebatadora e apaixonada. Embora tentem fingir que não se conhecem, é impossível negar a química entre eles, ou o fato de que seus livros foram escritos um para o outro ao longo dos anos.
Nos sete dias seguintes, Eva e Shane se reconectam, mas Eva precisa de respostas antes de considerar dar uma segunda chance ao amor.
16 – Véspera
Gabriel Leone foi escalado para protagonizar a série adaptada do romance Véspera, da autora mineira Carla Madeira. A produção, que será lançada pelo streaming Max, é dividida em duas linhas temporais e contará com oito episódios sobre os complexos laços familiares dos irmãos gêmeos Caim e Abel.
A previsão é que o lançamento da série seja feito no final de 2025.