Quais os melhores filmes e séries de 2024? O cinema e o streaming entregaram boas surpresas desde o começo do ano, tendo filme de terror aclamado, como A Substância, e até produção brasileira com possíveis chances de ser indicada ao Oscar, além de animações que levaram crianças e adultos ao cinema até séries que foram comentadas por meses.
Então, segue a gente nessa lista e confira os 10 melhores filmes e séries que estrearam no Brasil em 2024. Será que você assistiu a tudo que está no nosso top 10?
Top 10 melhores filmes e séries de 2024
1- Ainda estou aqui
Baseado no livro de memórias de Marcelo Rubens Paiva, Ainda Estou Aqui dominou os cinemas brasileiros este ano. Dirigido por Walter Salles (Central do Brasil), o filme ganhou destaque internacional, recebendo aclamação em diversos festivais e premiações, incluindo uma indicação ao Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz em Drama para Fernanda Torres, por isso não podia ficar de fora de nenhuma lista dos melhores filmes e séries de 2024.
Fernanda Torres brilhou no papel de Eunice de Paiva, matriarca que, com força e determinação, lutou para manter a família unida após o marido, o deputado Rubens Paiva, ser preso durante a ditadura militar. A interpretação da atriz retrata uma mulher que se dedicou a proteger seus filhos e a buscar a verdade sobre o desaparecimento do marido.
Ainda Estou Aqui traz uma história necessária, com uma personagem importante para um período marcado por violação dos direitos humanos e autoritarismo no Brasil. Agora ficamos na torcida para que a atuação de Fernanda Torres e o filme conquistem indicações ao Oscar!
Onde assistir: Até o fechamento desta lista, o filme continua em cartaz nos cinemas e fora dos streamings.
2- A Substância
Outro título presente em qualquer lista que fale dos melhores filmes e séries de 2024, A Substância é um body horror que choca não só pelas cenas explícitas e pelo final grotesco, mas por tratar de um tema que afeta a própria indústria do cinema em Hollywood: a cobrança excessiva pela beleza feminina, que não aceita rugas, marcas de expressão… enfim, não aceita que mulheres envelheçam.
No filme, Elizabeth, interpretada por Demi Moore (que sentiu na vida real a pressão estética da indústria), é uma apresentadora de um programa de exercícios físicos que é demitida aos 50 anos para ser substituída por uma mulher mais jovem. Em meio à sua angústia, ela conhece uma droga, a substância, que oferece uma versão mais jovem dela mesma, porém, o que parecia ser a solução de seus problemas vira um grande pesadelo.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
3- Anatomia de uma queda
Estreante na gringa em 2023, mas chegando aos cinemas brasileiros no início de 2024, Anatomia de uma Queda permaneceu na mente do público ao longo do ano.
Um suspense de tribunal, que conta com grandes atuações da atriz alemã Sandra Hüller, do ator Milo Machado, que interpreta seu filho Daniel, e, claro, do cachorro Messi, que roubou a cena e conquistou o prêmio Palm Dog (o Oscar canino). A sua trama intrigante desafia todas as convicções ao questionar se uma esposa realmente teria assassinado seu marido. Uma história que nos mantém em dúvida sobre o que de fato seria verdade neste casamento.
Onde assistir: Amazon Prime Video.
4- Divertidamente 2
Divertidamente 2 repetiu a fórmula de sucesso do primeiro filme e conquistou o título de animação com maior bilheteria do ano. Na continuação, acompanhamos Riley na adolescência e todas as complicações dessa fase, representadas pelas novas emoções: Ansiedade, Inveja, Tédio e Vergonha.
A irreverente Alegria segue liderando a trupe, que com as outras emoções transformam a sala de controle em um caos, ilustrando toda a complexidade emocional de uma adolescente.
Onde assistir: Disney+
5- The Bear (3ª temporada)
The Bear, que apareceu na nossa lista de melhores séries em 2023, chegou ao seu terceiro ano com uma cozinha ainda mais caótica e um Carmy ainda mais obcecado pela perfeição. O restaurante foi finalmente inaugurado e, com isso, a pressão aumentou para que a equipe entregasse pratos impecáveis.
Durante a temporada, vemos Carmy, mudar o cardápio e o desenrolar da sua briga com seu primo Richie. Ao mesmo tempo, Sugar, sua irmã, tenta viver uma gravidez tranquila enquanto assume a gerência do restaurante, lidando com as cobranças excessivas de seu tio e financiador Jimmy, além das exigências da mãe.
Apesar de não avançar muito na história principal, a terceira temporada acrescentou ainda mais camadas aos já complexos personagens da série.
Onde assistir: Disney+
6- Pobres criaturas
Controvérsia é uma constante na carreira de Yorgos Lanthimos. Não seria diferente em Pobres Criaturas (mais um filme que estreou em 2023 lá fora e chegou ao Brasil no início de 2024), protagonizado por Emma Stone e escrito e dirigido pelo cineasta grego, que mais uma vez nada contra a corrente em um filme que não tem vergonha de ser o que é: um conto amoral, por vezes grotesco, e que não tem medo de utilizar a nudez e o sexo para simplesmente contar uma história que não precisa de nobres justificativas e conclusões para existir.
Essa também é a descrição da protagonista Bella Baxter: o resultado do experimento de um cientista maluco que decide colocar o cérebro de um bebê no corpo de uma mulher adulta para observar sua evolução.
O dinheiro de Hollywood faz bem para Yorgos, que faz valer cada centavo nas maquiagens, figurinos, cenários e efeitos, tanto práticos como visuais. Um lembrete bem-vindo de que a arte não tem obrigações a não ser com ela mesma.
Onde assistir: Disney+
7- Bebê Rena
Minissérie de 7 episódios, Bebê Rena é uma adaptação da Netflix para uma peça de teatro de Richard Gaad, que interpreta Donny, protagonista da história, afinal o caso realmente aconteceu com Richard, que foi perseguido por uma stalker.
Lançada em abril de 2024, a série gira em torno de Donny, um aspirante a comediante que trabalha em um bar e, ao atender Martha, uma mulher solitária que vai ao bar chorando, e oferecê-la uma bebida grátis, passa a ser perseguido por ela e, enquanto tenta resolver essa situação, acaba revisitando traumas passados que envolvem uso de drogas e abuso sexual.
Onde assistir: Netflix
8- Wicked
Wicked se tornou um dos musicais mais populares da Broadway, e a adaptação para o cinema era bem aguardada pelos seus fãs. Cynthia Erivo e Ariana Grande foram escolhidas para interpretar as personagens Elphaba e Glinda, e ambas cumpriram a missão com muito talento, carisma e vocais impecáveis.
Com direção de Jon M. Chu, que trouxe números musicais emocionantes, o filme se transformou em um grande sucesso de crítica e público.
Quem saiu do cinema sem cantarolar “Popular” ou “Defying Gravity”? Para nossa sorte, Wicked foi dividido em duas partes, e em novembro de 2025 a continuação chega aos cinemas, trazendo ainda mais músicas marcantes e o esperado desfecho das histórias da Bruxa Má do Oeste e da Bruxa Boa do Sul.
9- O menino e a garça
Hayao Miyazaki já anunciou sua aposentadoria várias vezes, mas para nossa sorte, isso ainda não aconteceu. O Menino e a Garça é uma linda fábula que conta a história de Mahito, um jovem que após perder a mãe em um bombardeio, se muda com seu pai e sua nova madrasta para a casa de campo da família. Ele também se depara com uma misteriosa torre que faz parte da propriedade, e encontra uma garça falante, que se tornará seu guia entre os vivos e os mortos, após lhe revelar que sua mãe ainda está viva.
O filme obteve uma bilheteria impressionante de 247 milhões de dólares, tornando-se a segunda maior bilheteria da história do Studio Ghibli. Um sucesso global que reafirma o talento de Miyazaki, que ainda tem muito a mostrar ao cinema.
Onde assistir: Netflix
10- Abbott Elementary
Abbott Elementary vem conquistando cada vez mais fãs ao mostrar a rotina de um grupo de professores em uma escola pública predominantemente negra na Filadélfia. O divertido sitcom, criado por Quinta Brunson, que também interpreta a protagonista Janine, estreou recentemente sua quarta temporada e quadruplicou o número de espectadores nos Estados Unidos, uma prova que o público ainda curte o formato tradicional de sitcom em estilo mocumentário.
A série, cheia de referências importantes à cultura negra, faz com que nos apeguemos aos personagens, que são muito cativantes, como Janine, com seu otimismo exagerado, a irreverente diretora Ava e a briguenta Melissa. Esses personagens, com muito humor e leveza, mostram como, muitas vezes, os professores precisam ser persistentes e corajosos para enfrentar os desafios do sistema educacional.
Onde assistir: Disney+
Quem assina: Letícia Pataquine, Vitória Ataíde e Guilherme Polonca.
Agradecimentos a Ygor Monroe, Felipe Souza, Mayara Abreu, Natália Barão, Lucas Lima, Lucas Carmo, Letícia “Tici”, Ana Caroline Alves Dias, Bruna Silva, Fernando Vinícius, Lucas Barbosa, Camila Pazini, Vinícius Vieira, Bruna Santana, Mariana “Nana”, Júlia Medina, Luke Santos, Letty, Mara Alonso, Izabella Arouca, Carina Xavier, Lucas Callut, Danilo Costa, Leandro Entrecidades_kintsugi, Letícia Daniel, Marília Garcia, Thammy Sartori, Guilherme Góes, Guilherme Balzarini, Gabriela Reis e Lucas Fantin (colaboradores do Musicult, seguidores ativos, jornalistas musicais e apaixonados por música que contribuíram na seleção e na votação dessa lista!).