Videoclipes super produzidos são coisas cada vez mais raras no mundo da música, conforme um artigo da Newsletter Sonora, e realmente sem MTV, muita gente acaba não parando pra assistir aos vídeos das músicas que mais gosta… mas, ainda assim, e ainda bem, teve bastante vídeo bom sendo lançado este ano e o Musicult decidiu listar os 15 melhores videoclipes de 2024.
O top 5
1- Olivia Rodrigo – obsessed
Nós já tínhamos avisado aqui que não há nada melhor do que músicas feitas por mulheres revoltadas. E Olivia Rodrigo é a representante disso na atual geração. E faz isso muito bem, desde temas políticos a uma simples revolta com a obsessão pela ex do boy, que é o caso de “obsessed”, single que ganhou um videoclipe muito divertido e super bem produzido, preferido do Musicult em 2024.
2- Sabrina Carpenter – Please Please Please
Uma diva pop loirinha e um astro de Hollywood estrelam um clipe em que são um casal criminoso. Receita para o sucesso na música pop, né? E foi isso que Sabrina Carpenter fez no clipe de “Please Please Please”, em que contracena com seu namorado Barry Keoghan.
3- Linkin Park – Two faced
Clipes com história, atores famosos e efeitos especiais são bons? Sim, mas às vezes colocar sua banda uniformizada pra cantar e fazer dancinhas estranhas pra câmera é uma ideia simples que dá certo, como “Two Faced”, do Linkin Park, que garantiu seu lugar na nossa lista de melhores videoclipes de 2024.
4- Charli XCX – 360
Outra que não poupou esforços pra um videoclipe super produzido, Charli XCX não chamou apenas uma estrela do cinema, mas um super time para o vídeo de “360”. Nele aparecem Rachel Sennott, Julia Fox, Chloe Cherry, Gabriette (do Nasty Cherry), Richie Shazam, A.G. Cook, Greer Cohen, Isamaya Ffrench, Hari Nef, Emma Chamberlain, Alex Consani, Quen Blackwell e Chloë Sevigny. Tá bom ou quer mais?
5- Bring me the horizon – kool aid
Com a mensagem “A sociedade é o maior crime à humanidade” na abertura, o Bring Me The Horizon fez do videoclipe de “Kool Aid” quase um trailer de um filme de terror sobre ocultismo.
Mais videoclipes que você precisa ver antes que 2024 acabe!
6- Sabrina Carpenter – Taste
Se alguém investiu para fazer videoclipes esse ano, esse alguém foi Sabrina Carpenter, que aparece novamente nessa lista, dessa vez com outro clipe inspirado em filmes e estrelado por ela e outra estrela dos cinemas: Jenna Ortega.
7- Billie Eilish – Lunch
Trazendo de volta uma estética anos 90 de videoclipes simples, Billie Eilish parou a internet com o lançamento de “Lunch”.
8- Planet Hemp – Jardineiros
Pra reforçar a mensagem de que jardineiro não é traficante, repetida no refrão da música, o Planet Hemp gravou o videoclipe de “Jardineiros” em uma fazenda que tem autorização legal para o cultivo de Cannabis, a Fazenda Sofia Langenbach, no Rio de Janeiro, que abriga a sede da Associação de Apoio à Pesquisa e Pacientes de Cannabis Medicinal (APEPI) e cuja produção de medicamentos beneficia mais de 10 mil famílias por ano.
9- Dua Lipa – Training Season
“Radical Optimism”, novo disco da Dua Lipa, não empolgou como “Future Nostalgia”, mas teve um ou outro hit bom e ótimos videoclipes, como “Training Season”.
10- The Hives – Rigor Mortis Radio
Se uma coisa ficou óbvia em 2024 é que o The Hives sabe se divertir. Além de um dos melhores shows que vimos no Brasil, os suecos lançaram um dos clipes mais divertidos do ano. Em “Rigor Mortis Radio”, o The Hives aparece com seus tradicionais ternos preto-e-branco fazendo várias dancinhas, e não precisa de nenhum olhar muito atento para perceber que o rosto dos músicos foi colocado no corpo dos verdadeiros performers.
11- Rancore – Pelejar
Primeiro single do Rancore em anos, “Pelejar” marcou o retorno oficial da banda, e isso merecia um videoclipe à altura, com direito a tatuagem e participação especial dos fãs mais fieis do Rancore.
12- Anitta – Aceita
Um videoclipe marcante de uma diva pop quase sempre vem acompanhado de uma polêmica, né? Uma pena que, nesse caso, a polêmica veio de uma grande intolerância religiosa que existe no Brasil e que não recebeu bem o videoclipe, lindo, diga-se de passagem, de “Aceita”, no qual Anitta aparece afirmando sua fé nas religiões de matriz africana.
13- Tyler the creator – Noid
Abordando a paranoia, o videoclipe de “Noid”, primeiro do disco Chromakopia, do Tyler, The Creator, traz o músico andando com uma máscara na rua e a atriz Ayo Edebiri (The Bear) interpretando uma fã maluca.
14- Green Day – Bobby Sox
Mais um videoclipe relativamente simples dessa lista, com cenas de uma festinha em que o Green Day toca e se diverte. Um clipe gostosinho, sabe? Não à toa a thumb é essa cena fofa da banda trocando beijinhos.
15- menores atos – terremoto
Primeiro single de “Fim do Mundo”, próximo disco do menores atos, primeiro pela gravadora Deckdisc, “terremoto” ganhou um videoclipe parecido com o clássico “Reptilia”, dos Strokes, focando nos instrumentos e em partes do rosto dos integrantes. Mais um videoclipe dessa lista que mostra que às vezes o simples pode surpreender mais do que grandes produções.
Menção honrosa: Funérea – Godzillas
Não podíamos deixar de lado dessa lista um clipe queridinho aqui do Musicult e não só porque a Funérea já apareceu por aqui no Halloween de 2023 e no dia do emo de 2024, mas porque alguns colaboradores desse site (Nana, Luke, Gabi e Nando) estão envolvidos na produção desse que é um dos melhores videoclipes de 2024 mesmo não estando no top 15 e que prova que o underground e a música independente tem muito a oferecer mesmo sem contar com grandes apoios financeiros.
Agradecimentos a Ygor Monroe, Felipe Souza, Mayara Abreu, Natália Barão, Lucas Lima, Lucas Carmo, Letícia “Tici”, Ana Caroline Alves Dias, Bruna Silva, Fernando Vinícius, Guilherme Polonca, Vitoria Ataíde, Lucas Barbosa, Camila Pazini, Vinícius Vieira, Bruna Santana, Mariana “Nana”, Júlia Medina, Luke Santos, Letty, Mara Alonso, Izabella Arouca, Carina Xavier, Lucas Callut, Danilo Costa, Leandro Entrecidades_kintsugi, Letícia Daniel, Marília Garcia, Thammy Sartori, Guilherme Góes, Guilherme Balzarini, Gabriela Reis e Lucas Fantin (colaboradores do Musicult, seguidores ativos, jornalistas musicais e apaixonados por música que contribuíram na seleção e na votação dessa lista!).