Quando o indie dos anos 2000 estava no auge, os suecos do The Hives surgiram para o mainstream com seu estilo irreverente, ternos em preto e branco e o vocal marcante de Pelle Almqvist, mas sempre foram deixados em segundo plano perto de nomes como The Strokes, Franz Ferdinand e outros… tanto que as três primeiras passagens da banda pelo nosso país incluíram dois festivais e uma performance em São Paulo como banda de abertura do Arctic Monkeys, em 2014.
Depois de quase dez anos, a banda roubou a cena no Primavera Sound de 2023 e parece ter se conectado ainda mais com o público brasileiro, já que um ano depois foi anunciada em um show solo no Tokio Marine Hall.
E esse show, produzido pela Popload Music e pela T4F, enfim, aconteceu no último dia 15, começando pontualmente às 21h com uma marcha fúnebre, que destoa do clima intenso e vívido do show e da banda, que, toda trajada com seus clássicos ternos preto e branco, fazem um punk rock de garagem enérgico em uma performance que aproximou o público da banda no “melhor show de rock do mundo”, de acordo com o próprio Pelle.
O show focou no álbum mais recente do grupo, “The Death of Randy Fitzsimmons”, começando com “Bogus Operandi”, mas passou por outros hits do grupo, como “Hate to say I told you so”, “Walk idiot walk” e encerrou com a melhor de todas: “Tick tick boom”, mas o show vai além das músicas. A banda é toda muito carismática e divertida, interagindo constantemente com a plateia, especialmente, é claro, o frontman Pelle, que desceu inúmeras vezes do palco pra cantar com os gradeiros e não só arriscou uns “muito obrigado” entre uma faixa e outra, como mostrou ter praticado e muito o nosso português.
Pelle, de forma divertida, mandou vários “batam palma”, a cada música que encerrava, arriscou alguns palavrões e, ao final, apresentou a banda e a si mesmo com muitas descrições em português – destaque para o baterista descrito como “meio humano, meio máquina”.
Ah, e sem esquecer os muitos corações com as mãos que ele fez para o público, que retribuia sempre.
Talvez por conta do dia, pelo excesso de shows em São Paulo entre outubro e novembro ou os preços dos ingressos, o Tokio Marine foi uma casa grande para a quantidade de público presente no show do The Hives, mas isso não diminuiu a experiência de quem foi e a felicidade visível da banda, que prometeu voltar todo ano pra cá, afinal, somos a melhor e mais barulhenta plateia do mundo no melhor show de rock do mundo.
Confira fotos dessa noite:
Confira o setlist completo do show: