Após seis anos longe de terras tupiniquins, a banda de hardcore H2O retorna em outubro ao Brasil para duas apresentações, que celebrarão os 30 anos de carreira do quinteto de Nova York. Capitaneada pelo carismático Toby Morse, a banda toca em São Paulo, no dia 19, e em Curitiba, no dia 20.
A turnê do H20 no Brasil é uma realização da New Direction Productions, que estreou neste ano, assinando shows como Angel Du$t e No Warning, Suicidal Tendencies e Gorilla Biscuits. Na capital paulista, a apresentação do H2O acontece no Fabrique Club, e o line-up também contará com as presenças de Treva e Pense, e discotecagem de Thiago DJ.
Já em Curitiba, a apresentação dos estadunidenses acontecerá no Basement Cultural e contará com participação de Mustaphorious, Norte Cartel e Gritando HC. Com o objetivo de celebrar três décadas de intensa atividade no cenário hardcore, o H2O promete um set list lotado de hits de toda a discografia.
E pra gente entrar no clima da passagem da banda pelo Brasil, fizemos um breve especial sobre a história da lenda do hardcore, H2O.
H2O: história
O H2O foi formado em 1994, quando Toby trabalhava como roadie dos também novaiorquinos Sick Of It All, um dos maiores nomes do hardcore no mundo. Durante as apresentações, ele subia ao palco e cantava algumas músicas com a banda. Percebendo a recepção positiva do público, ele pensou “Por que não montar minha própria banda?”, e assim surgiu o H2O.
Além do frontman, a primeira formação contou com seu irmão Todd Morse, Rusty Pistachio, Eric Rice e Todd Friend. Entre 1995 e 1996, o grupo abriu praticamente todos os shows de hardcore e punk da costa oeste, para nomes consagrados como Rancid, Quicksand, CIV e, claro, o Sick Of It All. Em 1996, a banda lança seu primeiro disco, auto-intitulado. O álbum traz alguns dos principais clássicos desses 30 anos, como 5 Yr. Plan e Go!. No verão daquele ano, o H2O saiu em turnê com o Shelter e o Murphy’s Law, começando a se consolidar no cenário hardcore.
No ano seguinte, foi a vez do álbum Thicker Than Water ser lançado, aumentando ainda mais a projeção da banda, que agora passava a se apresentar ao lado de nomes como Misfits, Pennywise e Mighty Mighty Bosstones. Naquele ano, eles fizeram sua primeira tour japonesa, e nos dois anos seguintes, participaram da Warped Tour.
Em 1999, eles lançaram o disco F.T.T.W. e fizeram um vídeo do hit One Life One Chance e, mais uma vez, tocaram na Europa e Japão, com nomes como NOFX, Saves The Day e 7 Seconds. Em novembro de 2000, o H2O lançou o álbum Go!, o primeiro trabalho por uma grande gravadora, a MCA Records. O trabalho rendeu à banda uma extensa turnê, com quase 200 shows. Em 2002, lançaram o EP All We Want e, em 2008, era hora do mundo conhecer o melhor trabalho da banda: o aclamadíssimo Nothing To Prove.
Este, sem dúvida, relevou alguns dos principais hits da carreira do H2O, como a faixa-título, Unconditional, What Happened?, Still Here e Sunday. Com um tom mais melódico que os anteriores, o disco rendeu à banda shows pelo mundo e os posicionou ao lado de grandes nomes do cenário hardocre/punk mundial.
Em 2011, com o objetivo de homenagear suas principais influências, o grupo lançou o álbum Don’t Forget Your Roots, trazendo uma série de covers de bandas como Rancid, 7 Seconds, Dag Nasty, Madball, Embrace, Social Distortion, Gorilla Biscuits, Mighty Mighty Bosstones, Ramones, entre outras. Três anos depois, foi lançado o disco Use Your Voice, o mais recente até o momento. Skate, um dos hits do trabalho, contou com um videoclipe com um dos mestres do esporte: Steve Caballero, grande fã da banda e amigo de Toby, que também é skatista e quase chegou a ser profissional.
A atual formação do H2O deixa a tour de 30 anos ainda mais icônica, com participação do guitarrista Matt Henderson, que já gravou e fez turnês com bandas como Madball e Agnostic Front, e Max Morse, filho de Toby, na bateria. Completando o time, estão os veteranos Rusty Pistachio (guitarra) e Adam Blake (baixo), que estão na banda desde o início, ao lado do vocalista.
Ao mesmo tempo em que a tour traz um clima de celebração, também há um quê de tristeza, pois Toby já anunciou que esta possivelmente será a última passagem do H2O pelo Brasil. O frontman alegou que a distância entre os EUA e Brasil, os longos trajetos, ficaram muito desgastantes depois de três décadas, e o momento é de “pisar no freio” em tours como essa.
Então, se você já viu o grupo, é hora de matar a saudade. Se não viu, é a chance de ver pela primeira vez, e se despedir deste grande nome do hardcore mundial em grande estilo.
Serviço – H2O no Brasil
São Paulo
Data: 19 de outubro de 2024
Local: Fabrique Club
Horário: 16h
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 – São Paulo, SP
Ingressos: https://fastix.com.br/events/h2o-em-sao-paulo
Curitiba
Data: 20 de outubro de 2024
Horário: 16h
Local: Basement Cultural
Endereço: Rua Desembargador Benvindo Valente, 260 – São Francisco – Curitiba, PR
Ingressos: https://fastix.com.br/events/h2o-em-curitiba