Para os fãs de punk/hardcore, o nome Gorilla Biscuits é um velho conhecido. Fundada em Nova York em 1986 por Arthur Smilios (baixo) e Anthony “Civ” Civarelli, que se conheceram no ensino médio, a banda se tornou um dos nomes mais conhecidos do cenário hardcore mundial, especialmente na cena straight edge, e retorna a São Paulo nesta sexta-feira (27) para mais um show em terras tupiniquins, organizado pela Powerline em parceria com a NDP Live.
O show, que acontece no Fabrique Club, contará também com as participações das brasileiras Freak Fur, Paura, Strong Reaction e Good Intentions, além da também estadunidense Values Here, que vem ao país para sua primeira apresentação.
Enquanto esperamos ansiosos para o show, que tal relembrar um pouco da trajetória do Gorilla Biscuits?
Além de Civ e Smilios, a banda também conta com Luke Abbey (bateria), Charlie Garriga (guitarra), e o onipresente Walter Schreifels (guitarra), também conhecido por suas atuações em bandas como Youth of Today, Quicksand, Rival Schools e Walking Concert.
Nos anos 80, Smilios queria formar uma banda de hardcore e pediu para que Civ cantasse. No entanto, a timidez fez com que ele relutasse por certo tempo e, nas primeiras apresentações, olhava apenas para a parede ou para o chão. Os membros da banda organizaram um show, mas precisavam de um nome para promover. Na época, a metaqualona era uma droga popular, e era conhecida pelas pessoas como Gorilla Biscuits, devido ao tamanho grande da pílula. E o que seria apenas um nome temporário para a banda acabou se tornando permanente.
Primeiros registros
As primeiras gravações do Gorilla Biscuits foram apenas demos de baixa qualidade. Porém, conforme mais pessoas foram ouvindo, a popularidade do grupo cresceu significativamente. Depois de ter incluído o single Batter Than You em uma compilação, a Revelation Records decidiu produzir e lançar, em 1988, o EP homônimo da banda, que logo se tornou um hit na indústria e rendeu turnês nos Estados Unidos e Europa.
No ano seguinte, sem perder tempo, a banda lançou o disco Start Today, verdadeiro clássico do hardcore mundial, seu segundo e último registro antes da dissolução. Após o Start Today, a banda começou a escrever material para o que seria o segundo LP, que nunca foi lançado, visto que o grupo se desfez en 1992, já que alguns dos membros se juntaram para acompanhar Civ em seu projeto paralelo e Schreifels formou o Quicksand.
Em 1997, o Gorilla Biscuits se reuniu no CBGB em um show para ajudar Raybeez, do Warzone. Desde então, o grupo permanece junto, tocando pelo mundo inteiro, e pelo visto sem pretensão alguma de parar.
Gorilla Biscuits e Brasil
Esta é a terceira passagem do Gorilla Biscuits por terras brasileiras. Em 2011, com Schreifels nos vocais, a banda se apresentou pela primeira vez, no Carioca Club. Três anos depois, os novaiorquinos estavam de volta, tocando no extinto Clash Club, na capital paulista, dessa vez com Civ.
Dez anos depois, o quinteto volta mais vivo do que nunca a São Paulo, para uma apresentação que promete ser marcante, celebrando quase 40 anos de banda. Vai perder a chance de conferir de perto um dos maiores expoentes do hardcore mundial?
Entre as bandas nacionais, o Good Intentions será um dos destaques da noite. Veteranos na cena straight edge de São Paulo, a banda faz suas últimas apresentações neste final de semana: 27, no Fabrique Club, com o Gorilla, e no dia 28, no Urbã Cozinha Vegana. Nos vemos no moshpit.
Serviço – Gorilla Biscuits em São Paulo
Data: 27 de setembro de 2024
Local: Fabrique Club
Endereço: Rua Barra Funda, 1071 – Barra Funda, São Paulo-SP
Ingressos: https://www.clubedoingresso.com/evento/gorillabiscuits-saopaulo