No dia 19 de maio, o Carioca Club se transformou no epicentro de uma celebração metalcore intensa, com três bandas da cena animando o público presente para ver a aguardada apresentação do quarteto de Phoenix, Blessthefall.
As portas do Carioca Club se abriram por volta das 18h do domingo, em um clima animado que foi se intensificando à medida que o público lotava a casa. A primeira banda a se apresentar foi Broad and Sharp, composta por Guinalia (vocal), Fernando Bricola (guitarrista), Antonio Pereira (guitarrista), Levi (baterista) e Tiago Boni (baixista). A banda de metalcore, originária de São Paulo, é um dos nomes emergentes da cena underground atual.
Conversando bastante com o público, a banda manteve um ritmo envolvente, apesar dos sons estourados terem prejudicado um pouco a compreensão das letras. Guiados por guitarras agressivas e solos de bateria bem marcados, eles também aproveitaram o espaço para pedir ajuda ao povo do Rio Grande do Sul, após as enchentes que acometeram o estado nos últimos dias.
Seguindo a programação, a banda brasileira December, formada por Kalera (vocal), Chapola (vocal gutural), Coxa (baixo), Zin (guitarra), Eric (guitarra) e Nelsin (bateria), subiu ao palco às 19h30, pontualmente. A banda, que já tem alguns anos de estrada, conta com uma formação diferente da original, com a vocalista Kalera trazendo mais suavidade e melancolia aos ritmos pesados da banda.
Com um setlist animado, December agitou ainda mais quem estava na pista, apesar do som do microfone ainda não estar perfeito devido à quantidade de pessoas na casa. O ponto alto do show foi a apresentação ao vivo de “Oxigênio,” single lançado pela banda em abril deste ano.
Blessthefall
Por volta das 20h30, com a casa bem mais cheia, o quarteto de Phoenix entrou no palco, em meio a um suspense criado pelo impecável jogo de luzes. A entrada do Blessthefall (Beau Bokan nos vocais, Eric Lambert na guitarra, Jared Warth no baixo e Elliott Gruenberg na guitarra) foi altamente comemorada. A banda respondeu com energia, especialmente o vocalista Beau, que deu um show à parte com sua interação com a plateia.
Emendando uma música na outra, o setlist de uma hora e meia contou com músicas ora melancólicas, ora agressivas. Em determinado momento, Beau conversou com o público, agradecendo a presença de todos em um domingo e contando sobre a recepção do público curitibano, fazendo piadas com o público de São Paulo e pedindo para ensinarem algumas palavras em português.
Além da alta maturidade musical, o quarteto norte-americano estava visivelmente feliz em estar no Brasil novamente. Beau Bokan agradeceu à produção do evento pela oportunidade e por terem trazido a banda para São Paulo e Curitiba depois de tanto tempo.
Após um suspense no clássico encore, a banda retornou ao palco para performar de maneira impecável o hit mais esperado: “Hey Baby, Here’s The Song You Wanted,” um dos maiores sucessos do álbum Witness (2009).
Durante a última música, Beau se jogou na multidão, realizando um stage dive e cantando próximo ao público, trazendo os fãs para mais perto e sendo extremamente carinhoso e receptivo.
O Blessthefall deixou o Brasil na semana passada, mas o gostinho de quero mais ainda não saiu de nossas bocas. Foi um show inesquecível tanto para fãs quanto para aqueles que não conheciam tão bem a banda. O carinho palpável dos integrantes para com os fãs foi o maior combustível para o show, que se destacou principalmente pelo jogo de luzes e mixagem de som impecáveis.
Agora, nos resta aguardar para que a banda não demore mais 10 anos para voltar ao Brasil — e nem para lançar novas músicas para os fãs tão dedicados que possuem ao redor do mundo.