O grupo Libertália – desdobramento da Alcova Libertina, reconhecido por suas performances nos carnavais de Belo Horizonte, em Minas Gerais – anuncia o lançamento do vinil duplo do álbum autointitulado. Formado por 16 faixas – divididas entre Vol. I e Vol. II – que passeiam do samba ao jazz, do rock ao chanson française, trata-se de um trabalho muito diferente do apresentado pelo grupo no Carnaval, com referências, linguagens e possibilidades ampliadas.
“Podemos dizer que é Música Popular Brasileira, entendendo que a Música Popular Brasileira é esta multiplicidade“, explica Marcos Braccini.
A obra, de colaboração e experimentação artística, musical e poética, foi desenvolvida pelo grupo mineiro, que é formado por Bruno Leal Medeiros, Fernando Goulart, Humberto Mundim, Marcos Braccini, Thiakov, Rafael Fares, Igor Marques e Marcos Sarieddine, fundadores do ateliê Alcova Libertina, sediado em Belo Horizonte de 2010 a 2020.
Além dos oito compositores principais, o Libertália contou com a participação de 60 músicos convidados. Cada faixa foi enriquecida com a presença de artistas selecionados pelo grupo. O resultado foi uma sonoridade diversa de estilos e interpretações, com produção musical de Bruno Leal Medeiros, Marcos Braccini e Thiakov. Destacam-se colaboradores como Juliana Perdigão, Sérgio Pererê, Rafael Martini, Juliana Floriano, entre outros, cujas contribuições deram novas dimensões às faixas.
“Além das canções, o encarte do vinil proporcionou ao grupo apresentar obras plásticas de integrantes do ateliê, mostrando que o projeto estético é pensando nas mais diferentes linguagens, uma obra verbivocovisual: a ilha da Libertália”, comenta Rafael Fares.
O projeto, agora lançado em vinil, não apenas representa uma evolução na trajetória do Alcova Libertina, mas também reflete um compromisso com a inovação e a excelência artística. O disco foi concebido em retiros realizados por diversas paisagens de Minas Gerais – Serra do Espinhaço, vilarejo de Fechados em Santana do Pirapama -, ambiente propício para a experimentação e inspiração. A canção “Pra Ver” é um exemplo dessas experiências, capturando os momentos em meio à natureza.
Segundo o Libertália, o lançamento do vinil duplo representa não apenas a realização de um projeto musical ambicioso, mas também a celebração da colaboração, diversidade e da busca pela excelência artística.
“Esse lançamento, para nós, não é apenas uma realização pessoal, mas uma celebração da comunidade, um tributo aos laços que nos unem. É um lembrete de que, mesmo em meio às adversidades, a música tem o poder de unir, inspirar, transcender fronteiras físicas e virtuais conectando corações”, completa Bruno Leal Medeiros.
Audição do álbum Libertália
O grupo está trazendo a sua odisseia sonora para São Paulo com a audição especial do vinil duplo e autointitulado, no próximo dia 27 de abril, prometendo transportar os ouvintes para uma jornada musical além do convencional, celebrando a experimentação artística e a diversidade da música brasileira.
“A audição do vinil é uma viagem de pouco mais de uma hora por diversos gêneros musicais em variadas línguas, uma experiência única e singular. Para isso, o local não poderia ser mais apropriado: a Caverna, que hoje habita a casa que já abrigou o estúdio de Schiavon e o RPM”, explica Rafael Fares.
A audição especial do vinil duplo ‘Libertália’ acontecerá no dia 27 de abril, na Caverna, localizado na Rua Borges de Barros nº 162, Sumarezinho/Alto de Pinheiros, a 800 metros do metrô Vila Madalena.
Serviço
Lançamento Vinil Libertália
Data: sábado, 27 de abril de 2024
Local: Caverna (Rua Borges de Barros nº 162, Sumarezinho/Alto de Pinheiros)
Horário: Abertura da casa às 14h
Audição do disco às 16h
DJ a partir das 17h
Lotação: 100 pessoas
Entrada gratuita
Preço de venda do vinil duplo Libertália: R$250