Nesta quinta-feira, dia 11, Evidências do Amor, filme inspirado no clássico de Chitãozinho e Xororó, “Evidências” estreia nos cinemas brasileiros.
O longa metragem dirigido por Pedro Antônio, conta a história do casal Marco Antônio e Laura, interpretados por Fábio Porchat e Sandy, que se inicia de forma despretensiosa em uma noite de karaokê: os dois cantam a música “Evidências” juntos.
Nas cenas seguintes, temos uma breve visão do relacionamento “perfeito” de ambos até o término. Em seguida, acompanhamos Marco Antônio seguindo sua vida normalmente 1 ano depois do fim do relacionamento, até um dia no qual algo estranho começa a acontecer: quando escuta “Evidências”, é automaticamente transportado para memórias do seu relacionamento com Laura.
O filme é uma comédia romântica com alguns dos clichês clássicos do gênero, como: um primeiro encontro fofo com ar de “escrito nas estrelas” e a sequência de momentos do casal no primeiro ato. Entretanto, não é de forma alguma um filme que sentimos já ter assistido antes: Evidências do Amor é criativo, divertido e original, abordando um tema já conhecido mas com uma nova perspectiva.
Claro que esse não é o primeiro filme baseado em músicas, tendo exemplos como Eduardo e Mônica, Yesterday e Mamma Mia, mas a escolha da canção Evidências como parte do enredo principal funciona muito bem por ser verdadeiramente uma música conhecida no Brasil inteiro que toca todos os dias milhares de vezes em bares, casamentos, karaokês e elevadores, por meio de rádios, websites e streamings musicais. É uma música com a qual o público de diferentes faixas etárias vai se identificar.
Além disso, Evidências do Amor usa uma abordagem inovadora ao tornar literal a metáfora de “ser transportado” para momentos do passado. Seja literal ou metaforicamente, revisitar o passado para aprender com ele e enfrentá-lo é difícil, algo que o filme mostra por meio de Marco Antônio redescobrindo situações do seu passado.
O filme também acerta ao mostrar de forma realista que mesmo quando se ama uma pessoa, a convivência a dois é uma experiência desafiadora. A comédia também é um dos pontos de destaque do filme, devido aos diálogos engraçados e piadas e referências a memes e filmes como A Origem, sobrepondo-se até mesmo ao romance e ao drama.
Em relação às atuações, não cabe classificá-las como “brilhantes”, mas isso não é algo que afeta a trama do filme. Porchat interpreta um protagonista divertido e empático que tem dificuldades de lidar com o passado, exibindo a mesma personalidade e interpretação escrachada de outros filmes, como Meu Passado Me Condena.
Já Sandy, interpreta uma protagonista interessante com dilemas e sonhos, além de momentos tanto engraçados quanto românticos. A síndica e amiga de Marco, Júlia (Evelyn Castro) também é uma ótima adição ao elenco e traz algumas das frases mais divertidas do filme nos diálogos com Porchat. A dinâmica entre as personagens da trama se dá de forma fluida, colaborando para uma experiência cinematográfica leve que entretém o espectador. O filme conta ainda com participações especiais.
Assim, Evidências do Amor é uma comédia romântica engraçada e criativa que se destaca principalmente pelo tom cômico. Ademais, Marco Antônio e Laura são um casal que poderíamos encontrar facilmente no dia a dia e com o qual podemos nos identificar.
Confira o trailer abaixo e leia mais sobre filmes aqui no Musicult.