
Usher no encerramente do show do intervalo do Superbowl (Divulgação/Reprodução)
No último dia 11, Usher foi a estrela do halftime show do Superbowl, evento que encerra o campeonato da liga principal de futebol americano, a NFL, e que une fãs do esporte aos fãs de música, afinal os shows do intervalo são sempre, literalmente, um show à parte.
Como fã de música e zero conhecedora de futebol americano, eu vejo apenas os shows e o de Usher, para quem acompanhou o boom do hip hop e do R&b internacional no Brasil em meados de 2006 a 2009, foi um evento quase canônico.
Mas para as novas gerações, o número de audiência que Usher alcançou no Superbowl não foi por mérito próprio. O cantor bateu o recorde de show mais visto da história do evento, passando Rihanna, Katy Perry e Lady Gaga, mas há quem jure que seu medley de hits não foi capaz de se sustentar sozinho e que a audiência de 129 milhões é só porque Usher tem um feat recente com Jungkook ou porque Taylor Swift estava na plateia. Ah, e que faltou a participação de Justin Bieber, mesmo com Will I.Am, Lil Jon, Ludacris, Alicia Keys e H.E.R. aparecendo por lá.
E como afirmar que Usher não tem hits, que o show não foi tudo o que foi e que Taylor é a verdadeira responsável pela audiência – mesmo que a gente não possa negar que seu hype e burburinho em cima do atual relacionamento tenham de fato ajudado a inflacionar esses números – é uma atitude um tanto quanto equivocada, separei 10 músicas muito além de “Yeah” que explicam a importância do nome de Usher Raymond IV para a música pop, o hip hop e o R&b.
10 outros grandes hits de Usher
1 – “Nice & Slow”
Depois do burburinho que seu álbum autointitulado fez, Usher lançou o disco “My Way” em 1997 e ali já entrou para a hot 100 da Billboard, com o single Nice & Slow.
2 – “U remind me”
Já com o terceiro disco, 8701, de 2001, Usher tomou proporções mundiais com o hit “U remind me”. Quem assistia às paradas da MTV ou da MIX TV nessa época viu muito o videoclipe desse hit.
3 – “U don’t have to call”
Escrita por Pharrel Williams, esse é mais um hit do disco 8701, que ainda tem “U got it bad”, ou seja, um disco recheado de boas faixas que tocaram à exaustão. Não à toa, foi com esse álbum que Usher levou pra casa seu primeiro Grammy de melhor performance vocal masculina em 2002.
4 – “Confessions”
Em 2004, Usher lançou o álbum “Confessions” e realmente confessou muitos de seus segredos, o que o tornou mais humano para o público, mas também rendeu mais hits pra conta do cantor.
O videoclipe da faixa-título (pt. II) traz Usher confessando uma traição, pedindo desculpas e biscoitando sem camisa no final – assim como fez no Superbowl, mas isso não é uma crítica.
5 – “My boo”
É impossível ter vivido em 2011 e nunca ter cantarolado “my boo” no refrão dessa música, seja você fã de música pop ou não.
6 – “Caught up”
Confessions é um dos álbuns mais emblemáticos de Usher porque já começa com “Yeah”, o grande hit do cantor, mas “Caught Up” é outra faixa mais animada do disco e é tão boa quanto, mesmo sendo a única faixa do disco a não ter entrado no top 100 da Billboard.
7 – “Love in this club”
Mais pop do que de costume, Usher lançou em 2008 o álbum “Here I Stand” e bombou novamente com “Love in this club”
8 – “DJ got us falling in love”
Um ano depois, Usher veio ainda mais pop, com uma parceria com Pitbull, que fazia parcerias com todo artista de sucesso em 2009, e colocou o mundo pra dançar com “DJ got us falling in love again”.
9 – “Climax”
Sim, faltou muito hit nessa lista, já que para resumir em 10, tive que tirar “Hey daddy”, “OMG”, “Trading places” e muitos outros ao longo da trajetória de Usher, mas incluir apenas hits de 2001 a 2009 e deixar de fora um dos singles do álbum “Looking 4 myself”, de 2012, seria deixar Usher datado ao seu momento de maior sucesso. O que não é o caso, já que com “Climax”, ele novamente conseguiu boa aceitação da crítica e alcançou números gigantes nas rádios norte-americanas.
10 – “No limit”
Já “No Limit” é do álbum Hard II Love, de 2016, e tem parceria com Young Thug. E o videoclipe traz o rapper, que aqui já tinha 38 anos, fazendo uma das coisas que faz de melhor: dançar.
Bônus 1: “Somebody to love”
Justin Bieber foi convidado para o Superbowl de Usher, porém o astro (nem tão mais) teen ainda se recupera de seus problemas de saúde que o afastaram dos palcos em 2022. Mas além de deixar uma mensagem de um pupilo orgulhoso no Instagram, Justin divide um de seus melhores e maiores hits com Usher, que foi um dos responsáveis por descobrir e produzir Bieber no início de sua carreira.

Bônus 2: “Standing next to you”
E se Justin Bieber foi o grande astro pop das adolescentes de 2010, é possível afirmar que Jungkook, do BTS, carrega esse título entre a nova geração. E Usher, atemporal e moderno, aparece por aqui mais uma vez, em um remix de “Standing Next To You” que rendeu um videoclipe de deixar qualquer pessoa enfeitiçada pelos passos de dança dos dois artistas.

Novo álbum e a turnê “Past, present, future”
Dois dias antes da performance no Superbowl, Usher lançou o álbum “Coming home”, puxado pelo single “Good Good” e por “Risk it all”, parceria com H.E.R que entrou na trilha sonora do filme A Cor Púrpura.
Além disso, o cantor divulgou uma turnê que passará por seu passado, presente e futuro… será que veremos essa história contada nos palcos do Brasi? Seria incrível!