
Chama a Bebel é um filme que tenta abordar vários temas importantes, como capacitismo, testes em animais para produtos cosméticos, preconceito e reciclagem. A quantidade de tópicos abordados pode assustar à primeira vista, e o filme, protagonizado por Giulia Benite (uma das produtoras e o grande destaque do longa), peca pela superficialidade em sua abordagem.
Bebel é uma adolescente forte e decidida, forçada a deixar o interior para estudar na cidade grande após a falta de séries no ensino de sua escola atual. A única opção decidida pela mãe, Mariana (Larissa Maciel), e seu avô Juca (José Rubens Chachá) é morar com uma tia ranzinza, obcecada por riqueza, que humilha os outros, incluindo o marido e o filho.
Na escola nova, Bebel se aproxima de Zico (Gustavo Coelho) e seu primo Beto (Antônio Zeni), eles vivem aventuras pela cidade, incluindo a investigação do misterioso desaparecimento dos cachorros da vizinhança. Ela também acaba fazendo inimizades com a patricinha Rox (Sofia Cordeiro), filha do empresário mais rico da cidade, e Bebel, com seu espírito de liderança, promove mudanças na escola, conscientizando colegas sobre o descarte de lixo e sustentabilidade, junto com seu professor e maior incentivador Denis (Rafa Muller), que também é cadeirante.
Durante sua adaptação à cidade grande, Bebel enfrenta provações, incluindo a convivência com sua tia Marieta (Flávia Garrafa), uma personagem preconceituosa que contribui para interpretações mais exageradas no filme, e dificuldades em locomoção na escola. E esses são alguns dos momentos que poderiam ser mais explorados no filme.
Chama a Bebel se destaca ao abordar a problemática dos maus tratos aos animais utilizados em testes cosméticos, além de uma discussão necessária sobre poluição, sustentabilidade e acessibilidade, porém, o diretor e roteirista Paulo Nascimento opta por uma abordagem superficial, concentrando todo o filme na força da protagonista e deixando de lados outros aspectos importantes. Assim, o longa acaba se tornando apenas um bom passatempo infantojuvenil.
Assista ao trailer