Compreender os pensamentos de um cineasta pode ser complicado, mesmo para os fãs que acompanham toda a sua filmografia. No filme O Melhor Está Por Vir temos acesso aos pensamentos do diretor italiano Nanni Moretti, que dirige e atua como protagonista. Na trama, Giovanni (interpretado por Nanni Moretti) é um diretor pessimista que enfrenta desafios tanto nas filmagens de seu novo projeto quanto em sua vida pessoal.
A relação de Giovanni com sua esposa, Paola (interpretada por Marguerita Buy), desgastada pelo peso de ser sua âncora e também produtora do filme, lança uma questão que muitas vezes não tem resposta: um casamento de longa data entra em crise anunciada ou se dissolve sem aviso prévio? Este questionamento devia ter sido feito por Giovanni, que falha em perceber os problemas em seu casamento, na esposa que secretamente faz terapia ou na sua resistência às mudanças. Como ela menciona em uma cena, ele só a mantém por pura conveniência.
A relutância de Giovanni em aceitar mudanças aparece principalmente em relação ao cinema e ao seu filme atual, em que o novo é personificado pela Netflix, representada em uma reunião com executivos do Streaming, que se orgulham de sua presença em 190 países. Giovanni luta para manter sua visão original diante das mudanças exigidas por eles. Em outro momento, ele insiste em ensinar um cineasta em ascensão sobre como gravar uma cena de execução com alma e, nesta parte hilária, ele recorre a fazer uma ligação para Martin Scorsese.
Vemos um Giovanni que espelha sua personalidade no personagem principal de seu próprio filme, Ennio (Silvio Orlando), um jornalista e membro do Partido Comunista Italiano (PCI), desencantado e envolvido em uma trama política trágica nos anos 50. No final, Moretti demonstra que ainda há um fio de entusiasmo, especialmente em sequências musicais onde os personagens se deixam levar por cantorias e danças espontâneas, ou ao relembrar os momentos iniciais de seu romance com Paola.
Repleto de referências, o diretor italiano surpreende em “O melhor está por vir” com uma dramédia singela que conclui com uma mensagem importante: apesar das mudanças, há um futuro que ainda está por vir.
O filme “O Melhor Está Por Vir” tem sua estreia marcada nos cinemas brasileiros para o dia 4 de janeiro de 2024.