O cinema em 2023 ficou marcado pelo duelo Barbie x Oppenheimer, mas para além desse embate, as salas, dos cinemas e das casas, afinal agora há muitos filmes saindo apenas via streaming, foram tomadas por fãs de filmes de heróis, fãs de filmes de terror e dramas. Mas quais os 10 melhores filmes de 2023? Vem conferir nessa lista.
Os melhores filmes de 2023
1 – Barbie – O filme
Inteligente e engraçado, o filme de Greta Gerwig usa a boneca mais famosa do mundo para abordar questões importantes sobre o feminismo e a sociedade. Além de levar milhares de pessoas de rosa para os cinemas, Barbie fez sucesso pelas referências do roteiro, as atuações de Ryan Gosling e Margot Robbie e a trilha sonora perfeita.
>>Leia aqui a resenha completa do filme Barbie e aqui uma matéria especial sobre a trilha sonora do filme.
Onde assistir: HBO Max/Prime Video
2 – Assassinos da Lua das Flores
“Martin Scorsese entrega mais um filmaço com uma extensa história de personagens complexos, cenas fascinantes e um roteiro único. Destaque para as interpretações de Lily Gladstone e Robert De Niro que merecem ser premiadas.” – Vitória Ataíde, redatora
Onde assistir: Prime Video e até o fechamento desta lista, o filme estava disponível em algumas salas de cinema.
3 – Guardiões da Galáxia Vol. 3
Dirigido por James Gunn, o mais recente capítulo da história dos Guardiões da Galáxia, e encerramento da trilogia, trouxe o amado grupo de heróis desajustados tentando se estabelecer, mas tendo suas vidas abaladas pelos acontecimentos decorrentes de Guerra Infinita e o passado de Rocket.
Onde assistir: Disney Plus
4 – Fale Comigo
Inovador e sem apelar para jumpscares sem sentido, “Fale Comigo” dialoga com a geração z e traz uma premissa interessante abordando a adolescência, o luto e as relações familiares.
>>Leia aqui a crítica completa sem spoilers de Fale Comigo
Onde assistir: Apple TV
5 – Vidas Passadas
Um dos filmes mais românticos de 2023, Vidas Passadas traz a história de um casal de amigos de infância que se reencontram depois de 20 anos e refletem sobre as escolhas, o amor e o destino.
Onde assistir: Até o fechamento desta lista, o filme estava disponível nos cinemas.
6 – Willy Wonka
Para os fãs da clássica versão de A Fábrica de Chocolate e para fãs da versão de Tim Burton, o musical estrelado por Timothée Chalamet conta a história do jovem Willy Wonka perseguindo seus sonhos e o resultado é um doce!
>>Leia aqui a crítica completa sem spoilers de Wonka
Onde assistir: Até o fechamento desta lista, o filme ainda está nos cinemas.
7 – Bottoms! Clube da Luta para Meninas
Fugindo dos clichês de comédias adolescentes, Bottoms traz adolescentes lésbicas desajustadas que, tentando conquistar as meninas mais populares do colégio decidem criar um “clube da luta”… que passa a fazer tanto sucesso que provoca os jogadores de futebol americano do colégio.
Onde assistir: Prime Video
8 – Retratos Fantasmas
Representante nacional da lista dos melhores filmes de 2023, “Retratos Fantasmas” é um documentário de Kleber Mendonça Filho (Aquarius, Bacurau…). Com o centro de Recife no século XX como pano de fundo, o doc reúne imagens e vídeos que contam a história da cidade a partir de salas de cinema da região. E um detalhe: o filme levou 7 anos para ser concluído!
Onde assistir: Netflix
9 – Homem-Aranha: Através do Aranhaverso
A continuação da saga que venceu um Oscar, traz novamente o herói Miles Morales viajando pelo multiverso de “pessoas-aranhas” e precisando uni-las para salvar suas próprias existências. Uma ótima animação divertida e recheada de ação.
Onde assistir: Prime Video
10 – Oppenheimer
O grande “rival” de Barbie nos cinemas, como todo filme de Cristopher Nolan (Interestelar, A Origem…), divide opiniões, mas seu mais recente longa, baseado na vida do físico norte-americano J. Robert Oppenheimer, que dirigiu o Projeto Manhattan para a criação da bomba atômica, já é considerado um dos melhores de sua carreira, além de ser um dos filmes de guerra mais bem-sucedidos da história do cinema.
Onde assistir: Prime Video/Apple TV
*Essa lista foi editada por Letícia Pataquine e contou com a participação de Flávia Carvalho, Fernando Florêncio, Mariana Luiza, Danilo Costa, Mara Alonso, Guilherme Polonca, Felipe Souza, Gabriela Pavão, Lucas Callut, Paola Oliveira, Fernando Vinícius e Vitória Ataíde (editores, redatores e fotógrafos do Musicult).