Em fevereiro deste ano, o NX Zero pegou muitos fãs de surpresa ao anunciar uma grande turnê de reunião, a Cedo ou Tarde tour. As datas foram anunciadas aos poucos, sendo que no começo, a única data em São Paulo seria no festival MITA, o que gerou certa revolta nos fãs. É claro que foi só questão de tempo até a banda anunciar a agenda completa, incluindo um show de despedida no estádio Allianz Parque no dia 16 de dezembro. A procura pelo show foi tão grande que a data logo esgotou, e a banda abriu um show extra para o dia 15 de dezembro. Esses anúncios foram feitos em maio, e desde então os fãs ficaram numa longa espera até o dia da despedida.
Quase um festival de emo pop rock
Os dois últimos shows da turnê Cedo ou Tarde contaram com quatro bandas de abertura, sendo três nacionais Day Limns, Glória, Supercombo e uma atração internacional, You Me at Six. Neste sentido, virou quase que um festival de comemoração da turnê.
Day Limns tem sido uma das atrações mais recorrentes nos shows e festivais de 2023, e sua base de fãs vem crescendo mais a cada dia. Mas a cantora e sua banda não tiverem o melhor dos horários para se apresentar nos dois dias, sendo a primeira banda a subir no palco do Allianz, por volta das 15h. O horário foi bem ingrato na sexta-feira porque era um dia de semana e muita gente ainda estava trabalhando, portanto a banda encontrou um Allianz Parque quase vazio. Apesar disso, as poucas pessoas que curtiram o show estavam bem animadas. No sábado, mais pessoas estavam presentes, ainda assim, ser a primeira banda não é fácil, mas com muito talento e músicas que agradam o público, Day Limns tirou de letra.
A segunda banda, Glória, já é outra grande conhecida do público paulistano e também se tornou conhecida nacionalmente depois de se apresentar no Rock in Rio em 2011. O Glória e o NX Zero tiveram muitas coisas em comum, inclusive ex integrantes, além de serem duas bandas amigas. Nada mais justo que o Glória tocar nestes dois dias especiais para o NX. O público, que já conhece a maioria das músicas da banda se mostrou bem animado durante os dois dias.
Supercombo foi a terceira banda a se apresentar, já na queda da tarde, com o estádio um pouco mais cheio. A banda de rock formada em Espírito Santo tem uma legião de fãs bem fiéis desde o início de sua trajetória. Mesmo quem não acompanha a banda com certeza já ouviu hinos como “Amianto” e “Piloto Automático”, esta última inclusive contou com a participação do youtuber e cantor Lucas Inutilismo no dia 16. De forma geral, a banda fez um show bem enérgico e animado.
You Me At Six, única banda internacional a se apresentar no lineup, estava em êxtase por finalmente fazer sua primeira passagem pelo Brasil. A banda britânica já havia se apresentado no Cine Joia antes de abrir para o NX e já havia se declarado para o público brasileiro. Nos dias 15 e 16 não foi diferente, o YMAS apresentou um setlist variado e se deleitou com a quantidade de pessoas que acompanharam o show no Allianz Parque.
Entre razões e emoções a saída foi fazer valer a pena
Antes das duas datas derradeiras da turnê Cedo ou Tarde, o Nx Zero informou ao público que ambos os shows seriam gravados. Essa informação deixou os fãs que já estavam ansiosos pelos shows ainda mais animados pela possibilidade de provavelmente participar da gravação de um DVD.
A animação dos fãs era tanta que nem mesmo o atraso de 30 minutos que ocorreu em ambas as datas estragou. Em meio a muitos gritos e aplausos, Di Ferrero (vocal), Gee Rocha (guitarra), Fi Ricardo (guitarra), Daniel Weksler (bateria) e Caco Grandino (baixo) subiram ao palco para finalizar a turnê em grande estilo. Salvo algumas diferenças que vamos pontuar aqui, ambas as apresentações tiveram o mesmo setlist.
O show começou com a intro de “Vertigem” antes da banda subir ao palco. Já no palco, o NX tocou “Só rezo“, “Daqui Pra Frente“, “Bem ou Mal“, “Pela última Vez” e “Apenas um Olhar” numa tacada só. Uma sequência de tirar o fôlego de qualquer um e que com certeza definiu o tom da noite que estava apenas começando.
Em um dos momentos mais emocionantes do show, um vídeo que homenageia o Chorão (CBJR) foi exibido nos telões antes da música que dá nome à turnê “Cedo ou Tarde“. No Refrão, o público que chegou a 50 mil pessoas presentes cantou em coro, criando um momento de conexão entre banda e fãs.
Outro momento bem diferente e marcante nos shows é a hora das músicas tocadas em formato acústico. Para esta missão, o Nx decidiu criar um palco secundário na pista comum, o que trouxe aproximação com o público que estaca mais distante do palco principal. Neste palco, o Nx tocou “Incompleta“, “Fração de Segundo“, “Marcas de Expressão” (que segundo a banda havia sido muito pedida pelos fãs), “Silêncio” e “Cartas pra Você“. O bloco acústico foi um dos mais emocionantes em ambas as noites, mas na segunda teve um adendo especial: Di Ferrero chamou um casal de mulheres para subir ao palco, e lá houve um pedido de casamento.
Já no penúltimo bloco de músicas, a banda trouxe canções de sua fase mais pop como “Hoje o Céu Abriu“, “Vamos Seguir“, “Pedra Murano“, “Ligação” (uma das mais cantadas pelo público presente) e “Não é Normal“. No dia 16, a banda recebeu um presente dos fãs, uma enorme faixa de homenagem feita pelos fãs foi exibida em frente ao palco.
Já no no último bloco de músicas, após um breve bis, três grandes sucessos da banda foram os responsáveis por finalizar a noite: “A melhor parte de Mim“, “Além de Mim” e “Razões e Emoções“.
Ver um estádio como Allianz Parque absolutamente lotado e cantando todas as músicas do Nx Zero foi histórico, um grande marco na carreira da banda, que não deixou muito claro quais serão os próximos passos além de dois shows já marcados para o ano que vem. A verdade é que o Nx se consagrou como uma das maiores bandas desta geração e mesmo se essa turnê for a última de fato, com certeza valeu a pena. Agora os fãs permanecem na expectativa de um possível DVD.
1 thought on “NX Zero se despede da tour Cedo ou Tarde com shows lotados no Allianz”