Ambientado no universo Digimon, desenho japonês amados dos anos 2000, Digimon Adventure 02: O Início é um filme de animação, que é sequência direta de Digimon Adventure: Last Evolution Kizuna (2020).
O longa é dirigido por Tomohisa Taguchi, com roteiro de Akatsuki Yamatoya, e propõe-se a acompanhar como estão as personagens da segunda geração de heróis DigiEscolhidos: Davis, Ken, Yolei, Cody, TK e Kari.
A trama inicia-se a partir do surgimento de um digiovo gigante sobrevoando a Torre de Tóquio. Isso gera temor e especulação para a população mundial, após tantas questões envolvendo digimons no passado. Em um determinado dia, um jovem com um digivice (aparelho usado para se interagir com digimons) tenta escalar a torre. Seu nome é Rui Owada, e ele alega ser o digiescolhido original, afirmando que o digiovo no céu seria sua antiga parceira, Ukkomon. Então, Davis, Ken, Yolei, Cody, TK e Kari vão de encontro de Rui Owada para tentar entender a situação.
O filme ressignifica o conceito da conexão entre digiescolhidos (humanos que estão conectados aos digimons) e digimons, optando por explicá-la inicialmente como uma imposição, não uma escolha mútua. Ukkomon seria também uma digimon única, uma espécie de “deusa digimon” com poderes.
Como ponto positivo, Digimon Adventure 02: O Início conta com elementos de horror na sua narrativa e um arco dramático da infância de Rui bem construído, entretanto, o filme falha em diversos momentos em relação a variados aspectos, tornando-o uma experiência fraca que não contagia o espectador. Há problemas de continuidade nas cenas, como a fuga de uma perseguição policial que sequer é explicada; não há uma explicação convincente do motivo pelo qual o ressurgimento de Ukkomon é uma ameaça; nem existe efetivamente um antagonista; as atitudes tomadas são contrariadas em cenas minutos depois; e com exceção de Lui, as personagens são figurantes sem personalidades desenvolvidas ou diálogos significativos. Nem mesmo a sequência final é uma conclusão satisfatória, uma vez que é inconsistente, considerando o restante da trama.
Assim, Digimon Adventure 02: O Início falha ao tentar reproduzir o sucesso do seu antecessor, apresentando uma história rasa com personagens más-desenvolvidas e sequências inconsistentes. Contudo, talvez devido às cores, aos digimons e às cenas de lutas, seja uma opção divertida para o público infantil.