AWOLNATION é uma banda indie-pop norte-americana formada em 2010 pelo vocalista Aaron Bruno cuja alcunha é AWOL. O primeiro single a bombar e consagrar a banda foi “Sail” que alcançou a 17ª posição na Billboard Hot 100, e atualmente está na trilha sonora do game Just Dance 2024, mas nem só de “Sail” vive o AWOLNATION.
Desde 2011, a banda lançou trabalhos que são tecnicamente impecáveis, além de ter transitado entre diferentes vertentes de indie, pop, eletrônico e rock alternativo. Cada música e álbum tem um propósito e conversa com o momento pelo qual a banda passa, e em quais áreas AWOL quer sobrevoar. Um exemplo disso foi o último álbum de estúdio My Echo, My Shadow, My Covers (2022), álbum de cover que traz novas roupagens para clássicos da música.
É neste cenário de inovações também que nasceu Candy Pop, o mais recente EP do AWOLNATION que traz os singles previamente lançados “Freaking Me Out” e “We Are All Insane”, além da faixa título “Candy Pop“. Os clipes dos três singles formam uma trilogia visual dirigida por Eliot Charof e inspirada em clássicos do cinema. Este, inclusive, é um dos fortes da banda: sempre lançar músicas e clipes com forte teor audiovisual, é uma experiência completa. Confira:
Outra cultura muito bem explorada no EP é da vida moderna pautada em tecnologia, trazendo uma reflexão sobre a dificuldade de fazer um simples ato de “desconectar”. O ritmo dançante toma conta do EP como um todo, mas ganha diferentes nuances nos dois remixes da faixa-título. Os dois remixes foram feitos por Elohim (que conta com parcerias com Marshmello, Louis the Child e Felix Cartal no currículo) e Flamingosis (Yung Bae, Alexander Lewis).
Aaron Bruno comenta sobre essas parcerias: “Elohim é extremamente talentosa e uma querida amiga, fiquei honrado com o remix dela para a música. Recentemente conheci o trabalho do Flamingosis e me tornei fã. Então, foi emocionante poder tê-lo adicionando sua marca nesse novo single“.
A admiração entre os artistas é mútua: “Adoro trabalhar com artistas autênticos que sabem o que querem e também estão abertos a novas sonoridades. Aaron é assim. Me diverti muito fazendo este remix!“, conta Elohim. Já Flamingosis relata que o remix de “Candy Pop” foi uma experiência enriquecedora, permitindo-lhe sair da zona de conforto e experimentar novos estilos: “Não tinha ideia de para onde iria com isso, acabei brincando com sons diferentes enquanto deixava os vocais deslizarem na batida. Me diverti colocando minha própria marca nela, e espero que vocês também curtam!“
Overview Candy Pop
Mesmo sendo bem dançante, o EP tem uma pegada intimista e ao mesmo tempo experimental, além de nos levar por uma viagem que remete a uma alucinação que leva à paranoia. Os clipes corroboram com essa leitura, uma vez que, mesmo lançados em ordens distintas, levam a crer que em “Candy Pop”, AWOL está se deixando levar por uma batida descontraída e ao mesmo tempo sensual e viciante, fazendo com que ele experimente algo que o leva para uma etapa mais reflexiva em “We Are All Insane”. Nesta etapa, Aaron discorre sobre a sensação de estar enlouquecendo enquanto os dias passam, até finalmente sucumbir à paranoia em “Freaking Me Out”.
Ouvir ao EP Candy Pop é como estar em uma balada cujas luzes piscam incessantemente enquanto as batidas aumentam a intensidade, só que essa balada é a sua própria mente.
AWOLNATION já se apresentou no Brasil em 2014, agora a gente torce para que eles retornem ao país o quanto antes. Chega a ser um crime uma banda dessas ser subvalorizada.