No último dia 4 de novembro, o Centro Esportivo Tietê, em São Paulo, recebeu o Festival Replay cuja proposta é unir artistas e bandas que fizeram sucesso nos anos 2000 para o público curtir um dia nostálgico. A edição de São Paulo contou com um lineup bem diverso, que misturou vários ritmos e gêneros musicais, como rock, pop, rap e até funk.
Nostalgia e mistura de gêneros musicais
As atrações se revezaram em dois palcos que ficavam lado a lado no festival, assim todo mundo poderia assistir aos shows que quisesse. O festival começou cedo artistas pop que conquistaram o coração de muita gente nos anos 2000 como Br’oz e Felipe Dylon, mas o nome pop mais aguardado do setlist foi Wanessa Camargo, que fez um show completíssimo ao lado de seus dançarinos. A musa cantou, dançou, fez pose e conversou bastante com os fãs, chegou até a comentar que estava vendo bastante rosto conhecido na plateia – isso que é fã-clube dedicado!
Um pouco mais voltado para o hip-hop, Leo Picon subiu ao palco do Replay para fazer a galera esquentar com uma discotecagem bem nostálgica e ainda chamou ao palco para fazer feat. o mc Adriel, Cabal e Fernandinho beat box. Outro rapper que fez parte do desenvolvimento musical de toda uma geração foi Gabriel, o Pensador, que também subiu ao palco do replay e tocou sucessos de sua carreira. Muitos fãs acompanharam e cantaram junto. O gênero também contou com uma atração internacional: Sean Kingston se apresentou no festival replay com um show rápido, mas cheio de hits, inclusive “Beautiful Girls” e “Eenie Meenie“, música em parceria com Justin Bieber.
O rock também foi muito bem representado no festival replay. Supla foi quem abriu os trabalhos no gênero musical punk rock, com uma plateia engajada mesmo debaixo de um sol de 30º. A banda CPM22 também se apresentou no replay, já na queda da tarde e para um público que estava muito animado, mas quem realmente fez o festival inteiro cantar foi o CBJR que se apresentou na turnê comemorativa de 30 anos de banda, com Marcão e Thiago à frente do projeto. O show contou com muitos hits da banda e o público cantou todas as músicas junto, foi um dos momentos mais legais do show, apesar de um atraso de mais de 1h que não foi explicado pela produção.
Com uma apresentação bem rápida, mas muto bem recebida pelo público do Replay, a atração Furacão 2000 trouxe hits de funk que marcaram toda uma geração. Kasino foi a única atração focada na música eletrônica e também foi o responsável por fechar o festival replay em São Paulo. Mesmo se apresentando tarde, o duo de música eletrônica se apresentou para uma quantidade considerável de pessoas.
CINE “prometeu que não ia voltar”, mas voltou para uma despedida
A banda Cine foi fundada em 2007, mas atingiu o auge do sucesso em meados de 2009, quando o clipe de “Garota Radical“, sucesso absoluto da banda, foi lançado. Na época, o rock colorido estava em alta e o Cine era um dos principais responsáveis pela moda. Com um fã-clube que foi crescendo exponencialmente com o passar dos anos, a banda lançou dois álbuns de estúdio, Flashback (2009) e Boombox Arcade (2011); dois EPs 80‘s (2008) e Verano (2013) e um DVD ao vivo As Cores (2010).
Todos os discos tiveram muitas músicas que viraram febre na cena musical de São Paulo e o nome do Cine começou a rodar pelo Brasil. Mesmo com muito sucesso nos anos 2010, a banda foi parando de fazer shows após o EP Verano, logo em seguida o vocalista da banda, DH, entrou no reality show A Fazenda, do qual foi vencedor. Em 2016, após um longo hiato, a banda finalmente anunciou seu fim.
Desde então, os fãs começaram a pedir um comeback da banda, uma reunião ou pelo menos um show de despedida, mas os integrantes estavam cada um com seu projeto individual e o reencontro foi ficando para depois. Foi quando em julho deste ano a banda anunciou que faria 2 shows de reunião, sendo um deles a despedida oficial que nunca havia acontecido, ambos no Replay Festival. Não deu outra, os fãs da banda paulistana correram para garantir ingressos desses dois shows.
Além do anúncio dos shows de despedida, a banda aproveitou para lançar um último single intitulado de “Último Clichê”, bem propício. Confira o lançamento:
A despedida aconteceu na edição de São Paulo do festival, em clima de festa, com um setlist pra lá de especial e que contemplou diversos hits de todos os trabalhos da banda. Muita gente se esforçou para ficar em frente ao palco e se aproximar uma última vez de DH Silveira (vocais), Bruno Genz (vocais e baixo), Dan Valbusa (guitarra), Pedro Dash (vocais e teclado) e Dave Casali (bateria).
Foi uma sensação agridoce assistir a esse último show de pertinho porque a banda está com tudo em cima e ainda tem muita química entre os integrantes, parece que nada mudou e que não se passou tanto tempo assim, mas ao mesmo tempo também é perceptível que chegou a hora de fechar esse ciclo e cada um deles tem novas prioridades como família, filhos, outros projetos e saúde.
Na plateia, muitos conhecidos, foi quase como um reencontro do terceirão, onde a gente vê vários ex colegas de escola, alguns que a gente já nem via mais, mas que tinham gostos em comum com a gente. Em algum momento ao longo dos anos todo mundo meio que virou parte de uma família, a família Cine. E foi nesse clima de festa em família que o Cine se despediu dos fãs.
Teve muito riso, muita dancinha, muitas interações entre banda e público, mas também teve choro e aperto no peito durante a música “As Cores” que homenageou pessoas especiais que fizeram parte dessa família, como o eterno Eric New que fazia parte da equipe do Cine, além de ser amigo pessoal dos integrantes e também Rafael Kent diretor, produtor e fotógrafo que trabalhou com a banda. Ambos já se foram, mas nunca serão esquecidos. “Dance e Não Se Canse“, que ganhou uma roupagem eletrônica, foi a música que fechou a despedida do Cine.
Confira o setlist completo do show do Cine no Replay em São Paulo
- Intro
- A Usurpadora
- Vem Aqui
- Flashback
- Prometa
- Último Clichê
- A Praia
- Dezembro
- Quer saber?
- TILT
- Nunca Ninguém Morreu de Amor
- Em Choque
- Party Rock Anthem (LMFAO Cover)
- Play
- A Noite Virou Dia
- Namora comigo?
- Casino
- Deixa Chover
- Chamada perdida
- Não mais
- Yeah Yeah
- Um Lance, Não Um Romance
- Se Voce Quiser
- As Cores
- Garota Radical
- Dance Não Se Canse