Hoje é dia 31 de outubro, dia das bruxas ou halloween. Chame como quiser, a data é perfeita pra vestir uma roupa preta e ouvir músicas sobre fantasmas e em uma vibe emocore ou pop punk. Então não havia data melhor para a Funérea – banda que tem vibes halloween até no nome – lançar seu primeiro EP: “Acidentes”.
Diretamente de São Paulo, a Funérea é formada por Lucas Carmo (Vocal/Guitarra), Pedro Paulo Rocha (Baixo) e Lucas Santos (Bateria), que começaram a banda em 2020 e se lançaram inicialmente com o nome de Accdnts.
Mas, em 2023, uma troca na formação da banda – Pedro entrou no lugar de Miguel Medori, que ocupava o posto de baixista do grupo – trouxe também a oportunidade da banda se reiventar, trocando nome e criando uma nova identidade que trouxesse mais proximidade com o público brasileiro.
E pra quem não pegou a referência, Funérea era uma personagem rockeira do desenho Fudêncio, um clássico para aqueles que cresceram assistindo MTV, além disso, a palavra, segundo os integrantes, define muito bem as influências próximas do horror e do punk rock que a banda tem.
E falando em influências de terror, Acidentes traz essa aura, com letras melancólicas que retratam o momento de transição entre a adolescência e a vida adulta, sem deixar de lado o peso e a energia que a Funérea sempre se propôs a fazer em suas músicas. Enquanto a sonoridade, segundo a banda é “Punk demais pro Emo, Emo demais pro Punk”. E eu arrisco dizer também que tem um pouco de “shoegaze demais pro pop punk e pop punk demais pro shoegaze”.
Ou seja, shoegaze, pop punk, emocore e hardcore com influências de histórias de terror não podia dar errado, né? É por isso que a Funérea aparece aqui nas indicações do Musicult.
O EP Acidentes
Com 5 faixas, o EP foi produzido por Vitor Siqueira e começa com uma faixa que leva o nome da banda: “Funérea”, uma balada que já imprime de cara todas as influências da banda e sua identidade, não à toa tem esse título.
“Inverno”, segue a temática dark, mesmo com a melodia mais alegre, talvez porque no fim a mensagem seja de que apesar das turbulências, sempre há uma forma de renascer, recomeçar.
“Constantemente Intoxicado”, de acordo com a Funérea, é uma balada nada romântica que fala sobre saúde mental.
“Confiança” é um ótimo exemplo do porquê a banda se diz punk demais para o emo, já que é uma das faixas mais pesadas do EP, com uma bateria rápida e um refrão raivoso e melódico.
“Fantasmas”, a balada punk melódica que fecha o EP é em parceria com Vinicios dos Anjos, vocalista da banda de shoegaze Homeninvisivel, e foi a escolhida como single para divulgação do EP (além disso, é uma das favoritas de quem escreve essa matéria).
“A música fala, na perspectiva do compositor, sobre um casal que demora pra se encontrar, porém que quando finalmente se encontra, entende que sempre deveria estar lá”, conta a Funérea.
E os videoclipes preferidos de halloween da Funérea?
Lá no nosso Instagram, pedimos que os integrantes da Funérea contassem quais os videoclipes preferidos deles de Halloween, já que o EP está sendo lançado nessa data, e as respostas foram bem diferentes, mostrando que a banda realmente tem diversas influências, de Real Friends a Korn e Slipknot, incluindo até Gorillaz nas escolhas, assista lá!
E aproveite pra seguir a Funérea nas redes sociais da banda também!
1 thought on “Funérea: banda se reiventa e comemora halloween com o lançamento de “Acidentes””