No último dia 17, estreou na Netflix o documentário “O Diabo no Tribunal”, que mostra um dos muitos casos investigados pelo casal de demonologistas Ed e Lorraine Warren. Caso esse já contado no filme Invocação do Mal 3 e em um dos livros da série sobre os demonologistas publicada pela Darkside Books. E é sobre um outro livro dessa série que vou falar no meu primeiro “Estante da Lets”: Lugar Sombrio.
O caso do documentário e a série de livros “Arquivos Sobrenaturais”
Em “O Diabo no Tribunal”, o caso em foco é a história de Arne Cheyenne Johnson, que após ser acusado de homicídio, alegou ter cometido o ato após uma possessão demoníaca. No filme Invocação do Mal 3: A Ordem do Demônio – um dos melhores da saga, diga-se de passagem -, foram acrescentados elementos fictícios, afinal trata-se de uma obra de ficção.
Mas, tanto no documentário quanto no livro “Ed & Lorraine Warren: Luz nas Trevas”, o caso é contado apenas com os fatos reais da história.
“Luz nas Trevas” faz parte de uma série com mais 3 livros, lançada pela Darkside Books, intitulada “Arquivos Sobrenaturais” sobre 4 diferentes casos investigados pelo casal de demonologistas mais famoso do mundo.
- Em Vidas Eternas, o caso relatado é o da família Smurl, residentes da casa geminada de número 328-330 da Chase Street, na Pensilvânia e que contam ao jornalista Robert Curran todos os sinais que o levaram a perceber que a casa era assombrada, além de relatos de outras pessoas que conviveram com a família e perceberam os fenômenos sobrenaturais. Porém, a leitura começa um pouco lenta demais e alguns leitores podem desistir da obra antes mesmos dos fenômenos acontecerem.
- Já Demonologistas é a obra certa para quem é fã das histórias do casal, já que compila em um só livro, de 272 páginas, os principais casos desvendados por Ed e Lorraine, incluindo casas assombradas, possessões demoníacas e muito mais, além, é claro, de aproximar o leitor da vida dos demonologistas como um casal apaixonado e, considerado por muitos, almas gêmeas.
Lugar Sombrio – o melhor livro da série sobre Ed e Lorraine
De todos os livros da coleção, o que mais me cativou foi “Lugar Sombrio”, escrito por Carmen Reed, Al Snedeker e Ray Garton, que narra um caso de exorcismo e que é considerado um dos mais assustadores dos últimos 30 anos.
No caso de “Lugar Sombrio”, Al e Carmen Snedeker se mudam para uma casa mais próxima do hospital onde um de seus filhos tratará de um câncer, porém antigamente funcionava uma funerária na casa. Eu não alugaria isso nem que eu gastasse 3 horas de transporte público pra ir e voltar do hospital, mas os Snedeker acharam melhor ficar por perto e mesmo com esse enredo perfeito para um filme de terror na vida real, arriscaram.
Além disso, os pais até tentam esconder dos filhos a história sobre a funerária, porém a casa tem pontos muitos frios, e claro que as crianças são as primeiras a perceberem que coisas estranhas acontecem e, a cada vez, com mais violência do que antes, já que a história sobre a funerária é mais macabra do que parece ser e, talvez, nem os Warren possam ajudar essa família.
Mas como eu não quero estragar a leitura de ninguém, esse spoiler eu não vou contar.
É tudo verdade?
Uma curiosidade sobre Lugar Sombrio é que o autor, Ray Garton, não gostou do livro ser vendido pelo mundo como não ficção, já que ele alega ter escrito o livro anos depois do caso. Ray diz nunca ter estado na casa e adaptado a história de acordo com os relatos do casal que, segundo ele, mudavam a versão dos fatos a cada nova entrevista.
Se é verdade ou não o caso dos Snedeker, Lugar Sombrio é aquele livro que prende a nossa atenção e deixa a gente com vontade de dormir de luz acesa. Além disso, eu não pagaria pra conferir se a casa é realmente amaldiçoada. E você?
Esse é o primeiro de uma coluna mensal que farei aqui indicando livros pra vocês, leitores do Musicult, mas, enquanto o mês que vem não chega, vocês podem ver outras matérias sobre livros aqui.
E se você quiser ler o livro indicado, compre no nosso link de associados abaixo e ajude o site:
Compre aqui o livro “Lugar Sombrio”