Após longo hiato, a banda Restart retornou aos palcos com uma turnê que mistura retorno e despedida, a Pra Você Lembrar Tour – e o primeiro show mostrou que ainda tem muito fã da banda por aí! O final de semana dos dias 7 e 8 de outubro contou com uma dobradinha de shows da Restart no espaço Unimed, em São Paulo; o primeiro deles (dia 7) teve todos os ingressos esgotados em 2 horas. E foi neste show que nós do Musicult comparecemos, e eu vou te contar tudo!
Diferentes gerações de fãs
Dia 7 de outubro, um dia com muita tempestade em São Paulo, diversos pontos de alagamento, bairros sem energia e muita, muuuita gente ensopada na fila para o espaço Unimed, mas nem isso desanimou os fãs de Restart, que lotaram a casa de shows para cantar músicas nostálgicas a todo pulmão. A banda Restart fez muito sucesso no final dos anos 2000 e início dos anos 2010: Pe Lanza, Pe Lu, Koba e Thominhas chegaram a fazer inúmeros shows lotados no auge da banda e eram considerados ídolos teen do gênero emo/pop colorido.
A noite de estreia da turnê não teve banda de abertura, mas muita gente chegou cedo ao espaço Unimed, alguns por ter adquirido ingressos especiais com direito a experiência e entrada antecipada; outros porque simplesmente queriam garantir o melhor lugar possível. Ao entrar, vi alguns rostinhos conhecidos da época em que eu ia aos shows da banda em locais infinitamente menores, daqueles que os ingressos custavam 10 reais antecipado e 15 na porta – alô, Sattva!
Também vi muitas pessoas com camisetas que remetiam ao Happy Rock Sunday, nessa época já não dava mais para ir a shows por 10 reais, por isso eu não acompanhava muito, confesso.
Quando eu soube do comeback da banda, gostei da notícia e senti bastante vontade de ir ao show, mas não esperava muita coisa, nem acreditei direito quando os ingressos esgotaram rapidamente. Me perguntei “nossa, mas sério que tanta gente assim ainda quer ver os caras da Restart tocarem novamente?” e a resposta foi: sim, tem MUITA gente que ainda é fã.
De uma forma ou outra, o que ficou muito claro antes mesmo de o show começar é que todo mundo estava ali: quem era fã de C4 quando tudo ainda era mato, quem curtia os shows da Restart só com o primeiro álbum, quem conheceu por conta do VMB em 2010 e quem seguiu acompanhando a banda até 2013, quando as atividades começaram a cessar. Em pouco tempo de carreira ativa, o grupo conseguiu reunir diferentes tipos de fãs e gerações e isso transpareceu no show de retorno. Tá, sem mais delongas, vamos ao que interessa!
Hora de Recomeçar
Pouco antes das 23h, o palco do espaço Unimed ficou escuro, levando o público aos gritos. Então, faltando exatamente 1 minuto para o início do show, a cortina escura que cobria o palco caiu e um enorme cronômetro apareceu no telão – essa excelente sacada levou os fãs a iniciar uma contagem regressiva até que os integrantes da banda surgissem em cima do palco, em frente a faixas de led coloridas. Lembro-me de olhar para o lado e ver muitas meninas e alguns rapazes chorando, talvez de emoção, talvez por ansiedade, não sei, mas foi nesse momento que eu finalmente senti uma pontadinha no coração- oras, o que é isso? Saudade? Nostalgia? Emoção? Não sei, só sei que me permiti reviver tudo isso.
Foi com “Recomeçar” que o show iniciou e não podia ser diferente. O hit foi o primeiro single lançado do primeiro álbum de estúdio da banda Restart e chegou a alcançar o primeiro lugar no top 10 da MTV Brasil, que na época era um verdadeiro termômetro. Dali em diante uma avalanche de hits tomou conta da noite e toda vez que eu pensava “pronto, essa foi a música que a galera cantou mais alto“, vinha outra ainda mais cantada pelos fãs.
Entenda, quando digo hits é claro que não estou pensando em qualquer público-alvo, muito embora a Restart tenha sim furado a bolha em certo momento, mas o que considero aqui é o cenário de quem realmente viveu a fase emo/power pop colorido ou até mesmo quem não gostava do gênero, mas estava sempre em shows underground e simplesmente não tinha como fugir. Em todo rolê alguma música da Restart surgia, ora porque a galera colocava pra tocar, ora porque alguém cantava pra “zoar”, de qualquer jeito, teve uma época em que era impossível não conhecer alguma música desses 4 rapazes.
O Setlist foi bem estruturado, passando por todas as fases do Restart sempre em ondas que se revezavam entre as músicas mais enérgicas e outras mais no estilo balada romântica. Teve até um momento acústico com os 4 integrantes sentados lado a lado. Outro momento bem recebido pelos fãs foi quando Pe Lu chamou uma garota ao palco e cantou, junto com Pe Lanza, “Esse Amor em Mim” para ela, relembrando um tradicional momento dos shows na era Happry Rock Sunday.
Não importa qual fase do Restart seja a sua preferida, se é que você tenha alguma, mas uma coisa é certa: se você vai ao show, você vai cantar “Levo Comigo” – sucesso estrondoso que levou a banda ao auge. E foi com esse hit que a primeira noite da Pra Você Lembrar Tour chegou ao fim.
Para além do setlist, o que ficou marcado também foi a megaprodução feita para a turnê, com direito a telões e uma estrutura de palco, luz e feitos impressionantes. Se esse é realmente uma linda despedida ou se haverá mais coisas pela frente só o tempo dirá.
Confira a setlist do show da Restart em 7 de outubro no Espaço Unimed
- Recomeçar
- Nosso Rock
- Vou cantar
- Sobre eu e você
- Amanhecer no teu olhar
- Final feliz
- O meu melhor
- Vai e volta
- O que eu quis
- Pra você lembrar
- Minha estrela
- A vida é uma só
- Nosso verão
- Matemática
- Menina estranha
- Poesia
- Happy Rock Sunday
- Só quero amar(Tim Maia cover)
- Esse amor em mim
- Fé acesa
- Bye Bye
- Lembranças
Bis: - Levo comigo