No dia 21 de setembro veio ao mundo Radio Drama, segundo EP de Rafael Summers, que, mais do que lançar um segundo compilado de músicas, inaugura, como um bom artista pop, uma nova era em sua carreira, motrando sua versão mais madura, não só nas melodias, mas também nas letras de seu novo trabalho.
Quando lançou Córtex, em 2022, seu primeiro EP, Rafael já procurava escrever letras que falassem não só de suas experiências pessoais, mas também que trouxessem identificação com o público, abordando temas comuns a todos os jovens, como a busca por autoconhecimento e os diferentes sentimentos que essa busca traz.
Já em Radio Drama, Rafael Summers vem ainda jovem e com problemas comuns, mas mais consciente de que nem sempre é preciso pensar demais para se autoconhecer e levar a vida.
Radio Drama: da pista de dança às estrelas
Radio Drama começa com uma música em português: “Quando a Festa Acaba” e a gente se vê ali, no fim de uma festa, esperando por algo em seguida e é isso que temos assim que a faixa começa a se desenrolar.
“Como eu faço pra me livrar do vício de me comparar com os demais?/ Tudo bem, tanto faz/ Hoje eu só quero um fim de tarde qualquer”
Quem nunca se viu pensando demais, como Rafael Summers cantou em “Overthinking”, uma das faixas de Córtex, e esqueceu de aproveitar as pequenas coisas, como um fim de tarde qualquer?
Por meio de uma melodia que vai se tornando mais dançante do meio para o fim da música, parece que “Quando a festa acaba” nos pega pela mão e nos leva pra pista de dança ou pra qualquer lugar onde nos sentimos livres e conectados com aquilo que mais une as pessoas: a música!
“Não desligue o rádio, seus heróis estão prontos pra te salvar”
E já que estamos na pista de dança, porque não se entregar e conhecer pessoas e correr o perigo de se apaixonar? A segunda faixa, “Hey you”, é a preferida da pessoa que escreve essa resenha e podia facilmente tocar em qualquer rádio, com um refrão que a gente canta junto logo na primeira vez que ouve a música.
E da pista de dança, Rafael nos guia às estrelas. Melodicamente, “Astronaut”, terceira faixa de Radio Drama, é aquele momento em que deixamos a pista de dança e descansamos um pouco, mas a “baladinha” do EP não tem uma letra sobre descansar, muito pelo contrário, é, segundo Rafael, a letra “mais honesta, criativa e vulnerável que já escreveu”, sendo impossível não se identificar.
Seja qual for o seu sonho ou objetivo, há sempre aquele momento em que, para alcançá-lo, é preciso sair de casa, deixar o lugar em que vivemos e, enquanto buscamos chegar onde queremos, muitas vezes nos desencontramos, perdidos como um astrounauta no espaço, para, enfim nos encontrarmos e descobrirmos nossa própria identidade.
Não à toa, é quando chegamos lá, nesse momento de autoconhecimento, crescimento e maturidade, que aprendemos a deixar de lado muitos medos, inseguranças e, até mesmo, as pessoas que não nos fazem bem ou que “sugam nossa energia”, como Rafael deixa bem claro em “Drain my energy”, que encerra o EP.
Radio Drama é uma convite ao amadurecimento, à aproveitar a vida em seus diferentes momentos, alegria, drama e amores, assim como Rafael Summers contou em seu Instagram no dia do lançamento:
Então dê o play, aumente o RADIO e não tenha medo de nenhum DRAMA.