Seis anos foi o tempo de espera que os fãs da banda Ghost enfrentaram até receber a banda novamente em São Paulo com a turnê mundial Re-Imperatour. De lá para cá, é possível dizer que o número de fãs da banda aumentou, alcançando inclusive novas gerações – muito por conta de músicas que viralizaram em plataformas de vídeo e redes sociais. Este é um cenário bem diferente do que a banda enfrentou anos atrás em algumas de suas vindas ao país. Por conta da estética sacra que a banda traz em seu visual e estrutura de palco, é comum que muitas pessoas mais religiosas não sejam fãs, mas quem gosta, gosta muito!
E isso foi possível notar já no primeiro dos dois shows esgotados do Ghost no espaço Unimed, em São Paulo, no dia 20 de setembro. A montagem do palco gerou alguns imprevistos, que resultou no cancelamento da abertura do show, que seria feita pela banda Crypta. Mas tudo deu certo a tempo de o Ghost se apresentar com toda sua magnitude e teatralidade.
Ghost traz espetáculo completo a São Paulo
O show estava previsto para iniciar às 21h, mas a banda subiu ao palco alguns bons minutos depois disso, mas esse “atraso” faz parte de apresentação, que se inicia com uma intro longa, de aproximadamente 15 minutos de música sacra, tudo para o público se ambientar. Depois disso, mais uma intro, “Imperium“, para avisar que o show já estava para começar e a cortina branca que cobria o palco então caiu, mostrando aos fãs que sim, a banda conseguiu trazer aquela estrutura impecável de vitrais com uma mistura de arte sacra e satânica e fez caber no palco do espaço unimed. Os Ghouls (nome dado aos integrantes do grupo) subiram ao palco e fizeram a abertura para a entrada do Papa Emeritus IV, brilhantemente interpretado pelo frontman Tobias Forge.
Papa Emeritus IV sabe como cativar os fãs com uma mistura de aparência macabra e postura de apresentador de TV. Tudo fluiu entre teatro e música em pouco mais de 1h40m de show, com direito a trocas de figurinos, encenações sacras e até o Papa Nihil sendo ressuscitado para tocar sax no palco. O setlist passeou por vários sucessos da banda, incluindo as músicas do mais recente álbum de estúdio IMPERA (2022). Como já esperado, os sucessos “Cirice“, “Ritual“, “Year Zero” e “He Is” foram as mais entoadas pelo público presente, além da queridinha da vez “Marry on a Cross” e da matadora “Square Hammer“, responsável por finalizar a missa da primeira noite de Ghost em São Paulo.
Setlist Ghost em São Paulo dia 20 de setembro de 2023
- Kaisarion
- Rats
- Faith
- Spillways
- Cirice
- Absolution
- Ritual
- Call Me Little Sunshine
- Con Clavi Con Dio
- Watcher in the Sky
- Year Zero
Spöksonat - He Is
- Miasma
- Mary on a Cross
- Mummy Dust
- Respite on the Spitalfields
Encore: - Kiss the Go-Goat
- Dance Macabre
- Square Hammer