Lançado em 18 de agosto, o disco homônimo da banda Plutão Já Foi Planeta não marca apenas a nova formação da banda, agora com Cyz Mendes nos vocais, mas também uma nova sonoridade.
Lançado pela Algohits*, o álbum apresenta a nova fase do Plutão Já Foi Planeta que tem como marca uma energia mais vibrante e rock’n’roll, um pouco distante das músicas mais calmas, que beiravam a MPB ou o rock suave dos primeiros álbuns.
Após a saída de Natália Noronha, em 2022, a Plutão Já Foi Planeta anunciou a entrada de Cyz Mendes e passou a trabalhar em novos sons. O resultado dessa nova formação e da chegada da nova frontwoman foi o primeiro single, “Uma Canção Só Sua”, seguido de “Em Todo Canto” e “Tremeu Minha Solidão”.
“Em Todo Canto”, inclusive, ganhou um videoclipe produzido pela própria banda com imagens captadas durante a Tour Nordeste 2023, que aconteceu no mês de junho passando por 7 cidades de 5 estados da região, e homenageia os fãs.
A banda também soube usar as redes para criar uma grande expectativa dos fãs pelo álbum. Para revelar trechos das músicas ainda não apresentadas oficialmente para os fãs, eles decidiram criar um game online feito de desafios que aconteceram nas redes sociais para “desbloquear” spoilers das faixas. Os prêmios iam desde poder participar de uma stream party a ouvir trechos das canções. Já os desafios envolveram completar tarefas de divulgação do disco a fazer o bem colaborando na campanha do agasalho do Padre Júlio Lancellotti.
Mas algumas das músicas já tinham sido tocadas na turnê de 2023 e a recepção foi das melhores, seja pros fãs mais antigos ou para quem acabou de chegar e conhecer a banda. Uma canção que sintetiza o espírito da nova fase do Plutão Já Foi Planeta é “Contramão”.
“‘Contramão’ é uma canção sobre sonhos, objetivos e conquistas. Uma celebração ao novo
revela o trio.
álbum e a união do trio. Uma tradução em forma de música sobre todo o caminho percorrido para que se chegasse a esse lançamento. Assim como boa parte do disco, também vem numa pegada mais rock e com vocais fortes e marcantes. Letra e melodia crescem no refrão. Inserimos vocais que remetem a uma música bem conhecida dos fãs: “Mesa 16″. Um pequeno easter egg para as pessoas que seguem a banda desde o começo.”
No campo das temáticas o álbum vai desde as letras de amor e despedidas, algo que já acontecia nos registros anteriores, à descrição da vida em São Paulo, cidade onde atualmente residem os três integrantes, que são de estados diferentes: Cyz é natural de Ariquemes (RO), Gustavo de Paulista (PE) e Sapulha de Natal (RN).
O disco traz 8 faixas de um Plutão nunca visto, mais radiofônico e, ao mesmo tempo, completamente familiar. Uma das missões do disco que foi gravado dentro de um período de 3 anos, tendo sido regravado mais de uma vez, foi conseguir captar em estúdio como a banda soa em suas apresentações ao vivo.
E eles conseguiram, já que no dia seguinte a banda apresentou as faixas ao vivo no Agulha Sounds emocionando a todos que estavam por lá.
Por aqui no Musicult, nossa faixa favorita é “Tremeu minha solidão”. Ouça o álbum na sua plataforma favorita e depois nos conte qual gosta mais. E siga a banda nas redes sociais.
*Sobre a Algohits: Fundada em 2021, a Algohits é a primeira Music Tech do Brasil. Por meio da tecnologia, a startup busca desbloquear os fluxos de receita na indústria da música através de dados e marketing digital 360, atuando junto aos artistas na elaboração da estratégia de comunicação e produtificação.