O músico e produtor paulistano Ablan Namur escancarou suas dores no seu primeiro EP, Verdades Malditas, lançado hoje em todas as plataformas digitais.
Visceral desde a capa, o EP começa com um convite:
“se aproximem, não tenham medo, esse é o som mais bonito do desespero”
Apesar de inusitado, e a palavra “desespero” não soar tão convidativa, essa frase de “Fantasma”, primeira faixa, sintetiza o EP e os primeiros acordes tornam o convite à escuta irrecusável.
Com melodias pesadas que vão do hardcore melódico ao new metal, Ablan expõe frustrações, angústias e pensamentos em 5 faixas que juntas duram menos de 13 minutos. Verdades Malditas é assim: rápido, intenso e genuíno.
O EP começa mais sombrio, com faixas mais pesadas, especialmente “Cacoetes e Fantasias”, mas em “To de Mal”, Ablan abre espaço para influências mais leves, como Zander e A Day To Remember, trazendo em uma letra sobre não estar bem uma melodia mais pop e um refrão chiclete, que inaugura a atmosfera da segunda parte do EP, mais voltada ao hardcore melódico e menos soturna, mas ainda tocando em temas que vão da dor à superação.
“Temos também um toque de amor e saudade, que nos leva a lembranças da infância e juventude, fazendo com que essas lembranças venham à tona e nos confortem. É para extravasar, sentir na pele os sentimentos que carregamos e fazer com que eles tragam a catarse e emoção”
contextualiza Ablan
Verdades Malditas é uma lição de vida, um livro aberto sobre os aprendizados da vida entre conquistas e derrotas. É, ainda, um tapa na cara para encarar o amanhã.
“Esse memento significa um primeiro passo para que as pessoas possam conhecer meu trabalho e se jogar de cabeça nas canções que tenho a oferecer!”.
Quem é Ablan Namur?
O projeto solo de Ablan Namur surgiu em meados de 2013 para produzir músicas que misturam um pouca da sua realidade momentânea e o peso da sua outra banda, Muda, encerrada naquele mesmo ano.
Com canções agressivas, melódicas e destonais, foi gravado seu primeiro e segundo single apenas em 2018 e lançadas em 2021 – Vamo Dormi? e Vim Trazer, nas plataformas digitais.
“A música é um poço de sentimentos e emoções onde podemos nos jogar e emergir durante um momento e então nos desligamos do que está envolta e começamos a sentir essa explosão dentro de nós”, comenta Ablan sobre sua música.
Ouça Verdades Malditas na sua plataforma favorita e siga Ablan nas redes sociais do artista.