Em pleno Dia dos Pais, 13 de agosto, Jão reuniu centenas de fãs no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, para apresentar SUPER, o disco que fecha a primeira fase do seu trabalho de consolidação como artista (e como Jão), que teve início com o álbum Lobos, em 2018.
Já se tornou tradição ouvir os álbuns de Jão antes do lançamento, junto do cantor. Sim, o evento que ele nomeia como audição consiste em reunir fãs e dar um play no lançamento para que todos escutem junto as canções que compõem o trabalho.
Na quarta-feira, 16, foi divulgado que SUPER atingiu mais de 8,5 milhões de plays apenas no Spotify Brasil. Os números fizeram com que Jão chegasse ao título de maior estreia nacional na plataforma.
O fim de uma era?
Cada álbum de Jão lançado até agora teve como norte um dos quatro elementos: Lobos (Terra), Anti-herói (Ar); Pirata (Água) e Super (Fogo).
Em uma carta publicada em seu Instagram, no dia 08 de agosto, Jão relatou:
“juntos eles [os álbuns] contam uma única história: a dos meus vinte anos […] meu novo álbum é um ponto final”.
SUPER encerra essa história que vinha sendo contada e, agora, Jão parte para novos momentos que o aguardam para viver.
O garoto do interior de São Paulo, que ganhou o país com suas canções carregadas de sentimentos, desabafos, reflexões e intimidades, se colocou de modo que ficou claro o quanto o sentir é intrínseco à sua música. Jão compõe contando suas histórias e emoções.
Talvez daí venha o sucesso: o público se identifica, mesmo que suas histórias não sejam as mesmas do cantor. Afinal, quem nunca teve um coração partido ou sentiu que amou mais alguém do que a si mesmo?
Durante a audição de SUPER, após a exibição do trabalho, Jão realizou um bate-papo com Valentina Pulgarín e, em muitos momentos, agradeceu ao público por gostarem dele assim, do jeito que ele é, discurso que já tinha aparecido em outras apresentações, como o próprio Rock in Rio e o show de encerramento de Pirata, no qual estivemos presentes.
>>Leia a resenha do show de encerramento da turnê Pirata aqui.
Voltando aos 4 elementos
Jão pareceu seguir uma tendência que já vem sendo bastante praticada por Taylor Swift desde o início de sua carreira: criar easter eggs em suas músicas, videoclipes e shows que juntos narram uma história. No caso de Jão, os easter eggs interligam suas canções, se completando e narrando seus 20 anos.
Na audição, objetos que compuseram os frames dos takes que ilustravam as músicas faziam menções aos álbuns anteriores de forma simbólica e imagética. Até a patrocinadora do cantor, Adidas, aparece na cenografia, representada por um par de seus clássicos tênis pendurados à parede.
Trechos de músicas como “Meninos e Meninas”, do álbum autoral Pirata, que aparece em “Alinhamento Milenar”, e a referência a “Veja bem meu bem”, canção clássica de Los Hermanos, em “Eu posso ser como você”, consolidam um trabalho com uma narrativa linear ao modo Jão.
Visualmente, as cores quentes tomam conta, afinal, o elemento deste disco é o fogo. Uma mistura de Smallville com De volta para o futuro e muitas referências aos anos 90 ajudam a estruturar tanto a filmagem que foi exibida ao longo do evento do domingo, quanto as próprias músicas, como em “Locadora” e “Game boy”.
Os trocadilhos linguísticos e poéticos junto a arranjos que te fazem ora querer enfiar a cabeça no travesseiro e chorar, ora quebrar pratos na parede ou então sair dançando, fortalecem ainda mais a marca de Jão nas composições.
As maturidades artística, musical e pode-se dizer que até a mercadológica se uniram neste álbum que mostra que o menino tímido que começou com covers no YouTube cresceu… e muito.
Sobre a turnê de SUPER
Jão pretende lotar estádios. Na última apresentação de Pirata, no Novo Vale do Anhangabaú, o cantor já havia dito que faria um show no Allianz Parque, o estádio do Palmeirasm que recebe shows dos maiores nomes internacionais e nacionais e que possui capacidade para 55 mil pessoas em dias de espetáculo.
Na audição do último domingo, que contou com cerca de 12 mil fãs, ele reforçou a informação, confirmando que o show acontecerá no dia 20 de janeiro de 2024, abrindo a SUPERTURNÊ, que seguirá depois para mais 13 cidades do Brasil.
As vendas começam no dia 17 de agosto ao meio dia e o link para compra está no site oficial da turnê.
A SUPERTURNÊ é realizada pela UFO e pela 30e:
“A gente tem a missão de levar os quatro elementos dos discos e o realismo fantástico que o Jão apresenta tão bem em suas músicas para o palco. A turnê SUPER terá uma estrutura que é rara de se ver por aqui e estamos ansiosos para contar essa história ao lado do Jão”, comenta Pepeu Correa, CEO da 30e.
comenta Pepeu Correa, CEO da 30e
E enquanto a nova tour não começa, no dia 10 de setembro, Jão se apresentará no palco The One, na 1ª edição do festival The Town. Será que algumas músicas do novo disco irão entrar no setlist? Esperamos que sim!