Tudo o que sua diva pop preferida da atualidade faz hoje, Madonna já fez, ou fez algo parecido e a inspirou, afinal a influência de Madonna na música, na moda, no cinema e na cultura pop é algo que não pode ser medido.
Mas, para comemorar os 65 anos da rainha do pop, a gente tentou, compilando aqui algumas declarações de artistas pop que confirmam a influência de Madonna em tudo o que consumimos atualmente.
1 – Miley Cyrus
Quando deixou de ser Hannah Montana, Miley Cyrus moldou sua imagem para algo mais provocativo e polêmico, fazendo muitas referências a Madonna e Cyrus afirmou que a cantora era uma grande influência, tanto que as duas fizeram um mash-up de “Don’t Tell Me” e “We Can’t Stop” no MTV Unplugged de Miley em 2014.
2 – Adele
Adele, ao falar de suas influências para o recordista “25”, citou “Ray of Light”, de Madonna, como a principal delas.
3 – Dua Lipa
Dua Lipa já era famosa, mas depois de “Future Nostalgia, a diva ganhou o mundo e as referências de “Confessions on a Dance Floor” são explícitas. Não é a toa que Dua Lipa conviou Madonna para participar de um dos remixes do álbum na faixa “Levitating”.
4 – Taylor Swifit
Recentemente, Taylor Swift citou “Like a Prayer” como uma de sua canções pop favoritas e uma das influências para as regravações do álbum “1989”, já que a faixa saiu no mesmo ano que dá nome ao disco (e que Taylor nasceu).
5 – Katy Perry
Katy Perry, quando lançou o filme “Part of me” citou “Truth or Dare” da Madonna como inspiração maior.
6 – Sam Smith
Sam Smith, na tour do álbum Glory faz um cover de “Human Nature” e, depois de ganhar elogios da rainha do pop, que apresentou a performance de Sam com Kim Petras no Grammy, Madonna e Sam gravaram “Vulgar”.
“Vocês estão prontos para alguma polêmica? Se eles te chamam de chocante, escandaloso, encrenqueiro, problemático, provocador ou perigoso, você definitivamente está no caminho certo.”, disse Madonna ao apresentar a performance de Sam.
7 – Rihanna
Rihanna é outra que nunca escondeu a inspiração em Madonna. Em uma entrevista, ela disse: “Madonna foi uma grande inspiração para mim (…) ela reinventou seu estilo de roupa e música com sucesso todas as vezes, e ao mesmo tempo permaneceu uma força real no entretenimento em todo o mundo.”
9 – Lil Kim
As influências se estendem ao hip hop. Em entrevista à MTV, Lil Kim disse que quando viu Madonna se apresentar, se inspirou para se tornar a artista que se tornou. Ela disse que Madonna mostrou que ela poderia fazer a mesma coisa um dia.
10 – Avril Lavigne
E ao rock: já que Avril Lavigne uma vez disse: “Definitivamente, posso me ver ainda por aí daqui a 20 anos. Quero estar por perto da maneira que Madonna fez. Ela teve sua vida, mas ainda manteve sua carreira o tempo todo.”
11 – Anitta
Anitta conseguiu o feito incrível de ser a única brasileira a ter um feat com a rainha do pop, e se ela conseguiu isso é porque soube se inspirar em Madonna para buscar novas sonoridades e até em um ensaio fotográfico, como comparado por uma conta no Twitter recentemente.
Além disso, Anitta contou em uma entrevista que quando se conheceram, Madonna lhe deu um conselho sobre trabalho:
“ela me disse algo que é verdade: ‘nós cantamos para todos os tipos de pessoas e é bom que tenhamos algumas canções que, mesmo que não falem de nós, podem falar de um fã ou de alguém que nos está a ouvir e que se identifica ‘; e pensei “é verdade” , e claro que ia ser, é conselho de uma gênia!”.
12 – Luísa Sonza
Falando em pop brasileiro, Luísa Sonza já performou “Erotica” em um festival em 2022 e ao postar trechos dos show nas redes sociais, ela usou uma frase de “Justify my love” na legenda: “Pobre é o homem cujo prazer depende da permissão do outro”.
13 – Beyoncé
Mas já que estamos falando de rainha, a Queen Bey não podia ficar de fora, né? Quando lançou seu álbum homônimo, Beyoncé disse que queria seguir os passos de Madonna. E conseguiu, já que o álbum visual mudou a música pop desde então. E a realeza do pop se encontrou anos depois no remix de “break my soul”.
14 – Madonna inspirou Avatar?
Madonna também influenciou o cinema! Em uma entrevista ao New York Times antes do relançamento de Avatar nos cinemas, o produtor Jon Landau revelou que Madonna inspirou a cinematografia do filme.
Landau, que divide os créditos de produção com James Cameron, diz que eles foram inspirados especificamente pela forma que Madonna usava o microfone durante seus shows, o que lhes deu a ideia de manter a câmera perto dos atores enquanto filmavam as cenas de ação:
“Se Madonna pode pular com um microfone no rosto e fazer uma ótima performance, pensamos: ‘Vamos substituir esse microfone por uma câmera de vídeo’. Essa câmera de vídeo fica com o ator enquanto capturamos a performance e, embora não usemos essa imagem em si, nós a entregamos à empresa de efeitos visuais, e eles a renderizam quadro a quadro.
Uma influência sem medidas
É muita coisa, né? E olha que deixamos fora dessa lista Britney Spears, Christina Aguilera boa parte dos méritos de Madonna e sua influência na moda e seus discursos políticos, o que a diferenciaram de todas as outras artistas pop ao longo das décadas.
Do sutiã de Jean Paul Gaultier à luta pelo fim do etarismo na música, Madonna segue quebrando tabus e sendo referência para todas as que vieram depois dela, sendo uma grande influência na sociedade desde a década de 1980.
Madonna quebrou os limites dos papéis de gênero e explorou a sexualidade na indústria do entretenimento como uma forma política, dando visibilidade à mulher e usando sua fama para promover a justiça social, principalmente durante a epidemia de AIDS, quando levantou fundos para pesquisas sobre a doença, tornando-se assim também uma grande defensora dos direitos LGBTQIAPN+.
Seu impacto cultural é tão grande que tem até artigo próprio dedicado a isso no Wikipedia. E neste post de tendências de moda atuais que Madonna já usava nos anos 80 do blog Fashion Trends, podemos ver também a influência da diva pop na moda.