
Diferente de outros eventos de cultura pop oriental que não existem mais, como Anime Con e Anime Dreams, o Anime Friends pode ter sofrido há alguns anos para se manter no mercado e acompanhar o crescimento do público. Mas, com o boom do K-POP e fãs de Dorama no Brasil, não apenas de mangás e animes, o evento amadureceu e se fincou provando que está aí para ficar, tanto que em 2023 o Anime Friends comemorou 20 anos com uma edição entre os dias 13 a 16 de julho.
Logo que coloquei os pés na 20ª edição do Anime Friends pensei que o evento não era mais o mesmo e nunca mais seria. A primeira edição, na qual eu participei, aconteceu em 2003 no Colégio Madre Cabrini e o clima era diferente, como uma festa escolar. Um lugar pequeno, onde o concurso de cospay aconteceu em uma quadra fechada.
Agora, no Distrito Anhembi, também em São Paulo, o Anime Friends em 2023 tem uma energia de Comic-Con, mais impessoal e talvez não tão mágico quanto antigamente para os mais velhos. Reunindo muito mais do que geeks e otakus na faixa dos 15 aos 40, o evento agora tem um público de crianças, famílias e a geração Z fanática pela cultura coreana.
Veja o resumão do que aconteceu no Anime Friends 2023!
Música
A maior surpresa foi o palco principal, que recebeu shows muito bem produzidos e um público entusiasmado.
Os grandes destaques foram os shows da banda Burnout Syndromes e Survive Said The Prophet, no sábado, 15.
A banda de pop e rock japonesa, Survive Said The Prophet, responsável por parte da trilha sonora do anime “Vinland Saga”, lotou o palco principal e fez um show energético e alto.
No mesmo dia, o palco principal também recebeu com muita animação, a banda de rock japonesa Burnout Syndromes, que fez a música de abertura do anime “Haikyu”.

Entre um show e outro, quem passou pela Arena Anime Friends 20 anos teve a chance de ver, sentado e confortável, a apresentação de Yurika. A talentosa violinista japonesa de 27 anos ficou famosa por publicar vídeos de covers de músicas de anime na internet e, hoje, tem mais de 130.000 seguidores nas redes sociais.
Flow, Scandal e Super Friends Spirits
No domingo, 16, a rodada de shows incríveis começou com o grupo Super Friends Spirits, um prato cheio para os otakus nostálgicos. O grupo é composto por músicos e cantores brasileiros (Larissa Tassi, Luigi Carneiro, Janaina Bianchi, Ricardo Cruz e Rodrigo Rossi), donos das vozes das aberturas em português de grandes animes como “Pokémon”.
O show recebeu a japonesa Yumi Matsusawa, voz dos temas de abertura e encerramento de “Os Cavaleiros do Zodíaco”.
Depois, a banda 100% feminina Scandal lotou o palco principal com seu primeiro show no Brasil. Elas têm no repertório músicas como o tema 10ª abertura do anime “Bleach”, “Fullmetal Alchemist: Brotherhood” e do filme “Pokémon: Diancie e o Casulo da Destruição”.

Encerrando a programação do palco principal, a banda Flow (que também havia se apresentado no 1º dia evento), lotou o espaço. Isso porque o simpático grupo de rock japonês é responsável pelas músicas de aberturas de animes muito famosos como “Naruto”. Nem é preciso dizer que o público atingiu o pico da animação com o show.
Estandes, atividades e competições
Como de costume, o Anime Friends 2023 teve estandes de lojas e artistas autônomos com produtos da cultura pop oriental e também ocidental. Um paraíso para quem curte! De lojas com action figures, roupas, acessórios e canecas até grandes editoras como JBC e Panini, foi impossível não sair do evento com um souvenir — embora o espaço Artist’s Alley tenha ficado apertado e a venda de mangás não tenha sido tão grande quanto o esperado para um evento desse porte.
Diversão para gerações diferentes

Além dos tradicionais concursos de cosplays, a geração mais nova se divertiu muito com a competição de covers de grupo, e solo, de K-Pop, na Arena K-Pop. A atividade mais divertida e interessante foi a K-Pop Random Play Dance, onde um DJ toca o refrão dos hits mais adorados dos grupos coreanos e o público levanta e começa a fazer a coreografia muito bem sincronizada.
De apresentação de luta livre, passando por meets and greets de grandes nomes como os atores Takumi Hashimot (do clássico “Jiraiya“) e Takumi Tsutsui (protagonista de “Jiraya O Incrível Ninja”), o evento teve painéis como o com os vencedores do projeto japonês Anisong Idol Project, a competição que formou um grupo idol com quatro homens e quatro mulheres para formar um grupo musical.
A partir de agora, quem vai ao Anime Friends esperando ver jovens alegres, otakus e geeks prontos para fazer amizade segurando plaquinhas de abraço grátis, só pastel e yakisoba simplão para comer, pode se decepcionar. Talvez pela mudança geracional, a energia colegial não está mais presente, mas a decepção logo passa ao entender que, todas aquelas coisas legais ainda estão lá só que maiores e voltadas para um público mais jovem.
A próxima edição do Anime Friends está marcada para acontecer nos dias 18, 19, 20 e 21 de julho de 2024. Acompanhe as novidades por aqui e na página oficial do evento.
Para ver mais detalhes da edição 2023 do Anime Friends em vídeos, acesse nosso TikTok!
Na verdade o evento é o maior de cultura pop JAPONESA, todas as atrações internacionais são japonesas apenas, desde anos é assim, mesmo com o “tal boom ” do K-pop no evento nao tem quase nada da Coreia, a não seu um palco que fica apenas um grupo de pessoas dançando cover e que este ano estava bem vazio. K-pop nunca deu certo no Anime Friends antes, e resolveram tirar ele de vez. O Evento foi sensacional todos os artistas de J-POP e J-ROCK que estiveram no evento lotaram o palco desde o 1º dia quinta feira. Ano que vem o foco vai ser ainda maior na musica japonesa, pois vão trazer grandes nomes do J-Pop do J-Rock e segundo boatos vai ter atores poderosos de doramas japoneses.