Lista feita em colaboração por Lucas Barbosa, Letícia Pataquine, Flavia Carvalho e Guilherme Polonca
Julho é o mês que dá início ao segundo semestre do ano e também é o mês do rock, então, a gente segue na nossa tradicional lista de melhores álbuns de rock, trazendo os melhores lançamentos de 2023 até agora.
>> Confira aqui a lista dos melhores álbuns de rock de 2022.
Lembrando que nossa lista não é um ranking, então a ordem não significa que um é melhor que o outro, todos são igualmente bons, indo do pop rock ao hardcore e death metal.
Os melhores álbuns de rock do 1º semestre de 2023
1 – Queens of the Stone Age – In Times New Roman…
Mais sombrio do que os últimos álbuns lançados pela banda, In Times New Roman é uma retomada ao Queens of the Stone Age mais pesado do início e mais blues, isso tudo em 10 músicas que têm potencial para ser o próximo grande hit de rock. Acertaram em cheio e aumentaram as expectativas para o show da banda no The Town, em setembro deste ano.
2 – Foo Fighters – But here we are
Depois da trágica morte de Taylor Hawkins em 2022 – o que levou ao cancelamento do show do Foo Fighters no Lollapalooza Brasil -, muita gente achou que ali seria o fim da banda. Mas Dave Grohl, que também perdeu a mãe em 2022, soube usar a arte para expressar toda a sua dor e entregou “But here we are”, um dos melhores álbuns da história do Foo Fighters, com melodias mais próximas dos primeiros discos da banda e letras profundas demais para ouvirmos e esquecermos em seguida. Um álbum marcante, sem dúvida.
3 – Paura – Karmic Punishment
Sabe quando você ouve um álbum e sente que foi libertador? Karmic Punishment é assim logo de primeira. Pra quem curte hardcore, a Paura já é uma banda indispensável, mas com o 8º álbum da carreira, cujas gravações começaram no período de isolamento social, a banda vem ainda mais pesada e com mais força pra lutar contra a segregação social e o preconceito.
4 – Manger Cadavre? – Imperialismo
Fazendo um alerta contra o constante ataque da ofensiva imperialista, a Manger Cadavre? lançou “Imperialismo”, apontando os inimigos no nosso sistema, e tudo isso em uma sonoridade cada vez mais death metal x hardcore e com o vocal feminino e marcante de Nata Nachthexen.
5- El Mató a un Policía Motorizado – Súper Terror
O melhor álbum indie de 2023 não podia ficar de fora da lista. Do post punk ao indie dos anos 2000, as influências musicais são diversas em Súper Terror, sucessor do icônico La Sintesis O’Konor, mas todas casando muito bem com a melancolia característica da banda argentina El Mató a un Policía Motorizado.
6 – Pierce The Veil – The Jaws of Life
The Jaws of Life é o quinto álbum de estúdio da banda Pierce The Veil e tem músicas incríveis como “Pass The Nirvana”, “Emergency Contact” e a faixa-título do álbum “The Jaws of Life”. O Pierce The Veil esteve no Brasil no início do ano, e os fãs puderam conferir algumas das músicas no álbum novo no show. Foi sucesso!
7 – McFly – Power to Play
O McFly está de volta com o mais recente álbum Power to Play, um trabalho mais voltado para o rock n’ roll. A faixa “Where Did All the Guitars Go”, primeiro single divulgado do álbum, mostrou que essa pegada mais pesada combina muito com a banda britânica.
8 – Extreme – SIX
SIX, como o próprio nome já diz, é o sexto álbum de estúdio do Extreme e também marca a volta da banda aos estúdios desde o último álbum “Saudades de Rock” de 2018. O Extreme também esteve recentemente no Brasil, no festival Best of Blues, e tocou algumas das faixas do novo álbum, que mostrou que mesmo com bastante tempo de pausa, o Extreme continua sendo uma banda muito potente e tecnicamente impecável!
9 – Dream wife – Social Lubrication
Dá pra fazer crítica social e gritar de revolta enquanto as guitarras te colocam pra dançar. É assim que Social Lubrication, novo álbum do trio inglês Dream Wife funciona. Com críticas ácidas e, até por vezes divertidas, as meninas atiraram para os problemas sociais e para o machismo na música, com destaque para “Hot (Don’t date a musician)” e criaram um dos melhores álbuns de rock de 2023. Uma pena que elas ainda não sejam tão conhecidas.
10 – Fall Out Boy – So Much (for) Stardust
Representando uma volta às origens para o Fall Out Boy, So Much (for) Stardust retoma a identidade musical que consagrou a banda e se afasta da atmosfera eletrônica do álbum anterior, que não foi tão bem recebido. Com os refrões chiclete e frases de impacto tão características do início da carreira do quarteto, o álbum tem autenticidade suficiente para conquistar novos públicos sem parecer uma repetição daquilo que a banda fazia nas décadas passadas, e tem potencial para integrar o repertório dos shows por muitos anos.
11 – Samiam – Stowaway
Fiel à sua trajetória, pautada no som extremamente melódico, o Samiam lançou, em março de 2023, Stowaway, seu mais novo álbum de estúdio, após 12 longos anos de jejum. E a espera valeu a pena. Cada música passeia por uma fase da banda, proporcionando uma experiência incrível daquela volta à adolescência que só o emo dos anos 80 e 90 é capaz de proporcionar.
O álbum só aumenta a ansiedade para o show da banda no primeiro dia de Oxigênio Festival, dia 26 de agosto.
12 – Boygenius – For the Record
Três amigas que se admiram e que compartilham seus talentos para compor, tocar e cantar com o mundo, é assim que encaramos o novo álbum da Boygenius, uma das bandas queridinhas do indie rock atual. E não à toa, já que as responsáveis pelo já clássico The Record são Phoebe Bridgers, Julien Baker e Lucy Dacus. O disco é puro sentimento em letras profundas e melodias marcantes.
13 – Gorillaz – Cracker Island
Quem disse que o rock não pode ser pop? O Gorillaz sempre trouxe essa proposta de, não apenas ser uma banda de rock em desenho animado, mas romper as barreiras do rock, desde “Feel Good Inc.”, lançado mais de 10 anos antes de “Cracker Island”, um ótimo disco de rock, mas pop em sua essência. Destaques para as participações de Tame Impala e MC Bin Laden (este apenas na versão Deluxe).
Os 13 melhores álbuns de rock de 2023 estão em todas as plataformas de streaming, mas você também pode ouvi-los juntos de outros lançamentos seguindo o Musicult no Spotify.