Quando pensamos em bandas femininas de rock (poucos) nomes muito comuns aparecem: The Runaways, L7 e Hole. Mas seja porque o rock vem caindo no esquecimento ou não, muitas outras bandas formadas por mulheres parecem estar deixando de alcançar antigos e futuros fãs do gênero.
Hoje, no dia do rock, vamos tirar a poeirinha da memória musical e, quem sabe, fazer ótimas bandas femininas de rock voltarem a ser escutadas, afinal as minas e o rock n’ roll merecem!
7 bandas femininas de rock que você precisa ouvir
The Donnas
The Donnas foi formada em 1993 mas o sucesso começou no começo dos anos 2002, com o lançamento do quinto CD. O estilo do quarteto americano é um hard rock vs. punk pop sem muitas nuances. Apesar de divertida e com um bom futuro pela frente, a banda entrou em um hiato em 2010 por motivos de saúde da baterista e, desde então, não voltou à ativa.
Fanny
Se em 2023 bandas de rock femininas já é raro, imagine há 50 anos. Foi nesse cenário, no começo da década de 70, que surgiu Fanny, a primeira banda de rock formada só por mulheres a alcançar sucesso comercial, chegando a ser elogiada por grandes nomes como David Bowie e The Beatles. Por aqui não vamos deixar esse quarteto de rock, funk e soul ser esquecido!
The Ace of Cups
Assim como Fanny, Ace of Cups foi uma das primeiras bandas de rock exclusivamente femininas. As cinco mulheres deixaram impacto no cenário musical da época e, provando que só deixa de amar a música e o rock quem está morto, as queridas continuam na ativa até hoje.
Está procurando uma banda gostosinha com toque de folk rock para ouvir dançando? Achou!
Goldie and the Gingerbreads
O grupo deveria esta na trilha sonora de um baile do ensino médio em um verão adolescente. Um som nostálgico com guitarra crua, piano e backing vocals típicos do rockabilly e R&B; essa foi Goldie & the Gingerbreads, a primeira banda de rock feminina a ter contrato com uma grande gravadora.
Lillix
De trilha sonora sessentista vamos para uma banda pop rock que esteve no rádio de muito adolescente no começo dos anos 2000: Lillix foi formada por amigas e irmãs quando eram só crianças e você provavelmente já conhece a regravação do grupo da música What I Like About You, que entrou na trilha sonora do filme Sexta Feira Muito Louca, de 2003. Apesar do pouco sucesso atual, elas continuam na ativa.
Vixen
Vixen foi cabeleira e glam rock puro. Durante o fervor do hard rock nos anos 80, a banda cheia de energia conquistou seu lugar ao sol por ser a única composta por mulheres a atingir sucesso nas paradas de vídeos da MTV. Apesar de ter apenas uma integrante original nos dias atuais, Vixen continua fazendo shows.
The Gogos
O número de bandas de rock femininas que entraram para o Hall da Fama cabe em uma mão e, nessa curta lista, está The Gogos. Essas namoradinhas da américa fizeram hits incríveis nos anos 80 e a banda é um prato cheio para quem adora new wave misturado com pop punk.
E a gente não precisa nem dizer que essas mulheres tiveram que encarar muito machismo para conseguirem fazer uma coisa tão boa: tocar rock n’ roll.
Seja nos anos 60, 70, 80 ou 2000, o rock é um estilo de música plural e, por aqui, esperamos que mais mulheres continuam descobrindo novas bandas, instrumentos e coloquem a cara ao sol, dedos nas cordas e baquetas e o amplificador no máximo.
E como nem só de passado vive o rock, vem conhecer a banda Momma, o trio feminino Dream Wife e muitas outras na nossa seção Ouça Mulheres.
E você, já conhecia alguma banda da lista? Faltou alguma que não apareceu? Conta aqui nos comentários.
É fato!